Marketing & Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Use dicas de layout e processamento para dispositivos móvel

publicado por Rafaella Trindade

Um estudo realizado pelo Yahoo! Brasil e o Instituto Ipso, intitulado “Mobile Modes”, mostra que 65% dos participantes preferem sites que possam ser acessados de qualquer dispositivo e se colocam receptivos à anúncios desde que tragam uma experiência interativa e de entretenimento

Quanto tempo você gasta para testar uma interface em diversos dispositivos móvel? Dois segundos?

Acesse o site , clique no botão “CLICK OR BOOKMARK”, pronto! Sua página é atualizada com os modelos de alguns dispositivos e a proposito no próprio site existe uma lista destes dispositivos.

Figura: Interface Bookmark

Figura: Interface Bookmark Fonte: http://lab.maltewassermann.com/viewport-resizer/

Este serviço Bookmarklet adiciona uma barra de opções onde é possível rapidamente trocar a largura da tela de acordo com os aparelhos mais populares, alterar a orientação, ajustar o tamanho atual da janela ou escolher manualmente uma medida em pixels. É um simulador fácil de usar e permite a experiência do seu site rapidamente é vários tipos de dispositivos móveis.

Vale apena ver layout e também checar as dicas de processamento. Uma ferramenta fácil de compreender os resultados é o PageSpeed Insights da google. Acesse https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights
informe o endereço do seu site e clique em “Analisar”. As definições das melhores práticas adotadas para avaliação você encontra no endereço https://developers.google.com/speed/articles/.

Interface PageSpeed Insights

Figura: Interface PageSpeed Insights Fonte: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

O resultado da análise é mostrado com dicas e acertos para dois tópicos avaliados: Velocidade e a Experiência do usuário e a pontuação alcançada que vai de 0 até 100.

Resultado da avaliação

Figura: Resultado da avaliação Fonte: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

As sugestões de otimização é recurso de avaliação ou proposta de novas experiências para trabalhar pela interação e aceitação do produto desenvolvido. No exemplo ilustrado na figura “Resultado da avaliação”, o Pagespeed indica que os campos de login e senha precisam de altura e largura maior. Esta sugestão procede devido a dificuldade de leitura e legibilidade da informação.

A interface usada para mostrar o funcionamento do Pagespeed é simples conforme imagem “Localização de campos”, porém quando a interface possuir vários campos basta clicar no link “Ver captura de tela” que o Pagespeed marca quais os campos pertencem a dica.

Localização de campos

Figura: Localização de campos Fonte: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

O PageSpeed considera os aspectos de desempenho da página independentes da rede: a configuração do servidor, a estrutura HTML de uma página e seu uso de recursos externos, tais como imagens, JavaScript e CSS. Cada sugestão é classificada com um indicador de prioridade que indica sua importância:

Tabela de Prioridade

Figura: Tabela Prioridade Fonte: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

No tópico Mobile Analysis in PageSpeed Insights é disponibilizado o resultado de estudo sobre a avaliação para dispositivos móveis levando em consideração o uso das redes 3G e 4G e o tempo estimado de um segundo, o ideal para envolver o usuário. A ideia é ajustar ao máximo a interface para ter condições de trabalhar com tempo de resposta de servidor, redirecionamentos de páginas, capacidade de conexão e hardware.

Referências:
https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/brasileiros-preferem-publicidade-movel-a-propaganda-online-tradicional/27409

[Crédito da Imagem: Dispositivos Móveis – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

MBA Gestão da Informação Certificada ISTQB Certificada CBTS

Rafaella Trindade

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.