TI CorporativaMarketing & TecnologiaUm novo sócio-torcedor? Como o fan token aproxima clubes...

Um novo sócio-torcedor? Como o fan token aproxima clubes e torcedores

-

Ninguém é mais interessado no sucesso de um time do que o próprio torcedor. Além da paixão pelo clube do coração, os torcedores têm atuado de forma cada vez mais ativa para o alcance de resultados. A tecnologia, por sua vez, tem cumprido um importante papel nesta aproximação entre torcedor e clube.

Com a internet, por exemplo, o torcedor pode se manter atualizado sobre os desenvolvimentos do seu time, enquanto este usufrui de ferramentas para melhor compreender as demandas da torcida — até mesmo dos corneteiros de plantão.
Além da aproximação, a tecnologia agora permite uma nova forma de financiamento para os clubes, ao mesmo tempo que em que oferece a melhor experiência possível ao torcedor: os fan tokens (FTOs).

O que é o fan token?

fan token nada mais é do que um criptoativo usado em benefício de um clube. Simplificando, é um ativo que confere ao comprador direitos específicos. Assim como um sócio-torcedor possui uma série de benefícios ao adquirir um plano, quem adquire o fan token também recebe benefícios específicos, a depender do estabelecido pelos próprios clubes. Tais benefícios são variados, podendo abranger descontos em produtos oficiais, ingressos, prêmios e até mesmo poder deliberativo no clube, como acesso a enquetes e votações específicas. Além disso, também há clubes que oferecem benefícios financeiros a quem adquire fan tokens, como recebimento de valores quando o clube realiza alguma transação relevante.

Assim como o bitcoin, sua autenticidade é certificada via blockchain e o valor do mesmo também é suscetível às variações do mercado e pelas leis de oferta e demanda. Além disso, o valor do fan token oscila em relação ao desempenho e projetos do próprio time, podendo aumentar quando há expectativa de uma nova importante contratação ou diminuir após a perda de um campeonato.

Apesar de ser um criptoativo, ressalta-se que o fan token não é uma criptomoeda, como é o caso do bitcoin e, consequentemente, não é usado como meio de pagamento. Tecnicamente, o fan token é um token de utilidade, tendo sua utilidade caracterizada pelos benefícios ofertados pelo clube ao seu portador.

Tal funcionalidade tem sido utilizada por diversos clubes no Brasil e no exterior, bem como por clubes de outros esportes a exemplo de times da NBA. No Brasil, grandes clubes como Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, entre outros, já aderiram à referida estratégia para captação de recursos. O mercado de criptoativos tem se tornado cada vez mais popular e é esperado que o mercado de fan tokens também se popularize, sendo mais uma alternativa para contribuir na liquidez dos clubes.

Por Natalia Gigante, Sócia da Daniel Advogados, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação e Pós-Graduanda em Direito Digital

Equipe da Redaçãohttps://wordpress-1301991-4735944.cloudwaysapps.com/
Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you