TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Tudo o que você precisa saber sobre trading online

publicado por Equipe da Redação

Com o avanço das oportunidades de gerar renda online, ouvimos falar muito sobre o trading. Mas qual é o seu significado, afinal? Neste artigo, confira tudo o que você precisa saber sobre negociações do tipo trading online, a atuação do trader e como atingir o sucesso com tal categoria de investimentos. Acompanhe já! 

O que é trading online?

Para quem está entrando no mundo dos investimentos, pode ser uma novidade saber o que é trading apesar deste termo ser altamente citado recentemente. Basicamente, o conceito de trading envolve uma forma de negociação de ações de alta liquidez. Geralmente, a negociação ocorre a curto prazo e é considerada “online” por ser comandada através de uma plataforma virtual (chamada de home broker). 

Tipos de trading

Além de entender o conceito geral, é importante ter em mente que o trading online pode ser aplicado de duas maneiras totalmente distintas: seguindo no automático ou manualmente. Que tal conferirmos os principais detalhes?

No trading automático, como o próprio nome já indica, toda a negociação é comandada através de robôs. Logicamente, para que as operações sigam da forma desejada, será preciso configurá-las. Ainda assim, não é necessário contar com a presença humana para executar cada comando de movimentação financeira.

Já no trading manual, o processo é totalmente diferente: existe um profissional por trás de cada movimento daquela transação. Tal indivíduo é responsável por acompanhar o mercado, realizar leituras e permanecer em constante atualização. Assim, nos horários abertos para a negociação, ele deve estar presente para operar na Bolsa de Valores. Este profissional é o famoso trader. 

Trading, trader e trade: qual é a diferença?

Agora que você já tem uma breve ideia sobre o assunto, fica muito mais simples tratar sobre estes três conceitos. Como já citamos anteriormente, o trading é um tipo de negociação que abrange a compra e a venda de ações de alta liquidez em um curto período de tempo. Já o trader é o profissional que comanda tais operações no mercado financeiro.

Mas e o trade, do que se trata? Trade é o nome dado para esta transação de compra e venda de ativos. Entrando mais a fundo, o trade pode ser dividido em day trade (que se baseia na venda no mesmo dia) e swing trade (que envolve um maior tempo de negociação).

Como se ganha dinheiro com o trading online?

Pensando de forma ampla, então, como é que se ganha dinheiro negociando a compra e a venda de ações? Os traders, profissionais que atuam com o trading online, tiram proveito da volatilidade dos mercados. Eles buscam boas oportunidades para vender ou comprar um ativo, ganhando dinheiro com as variações ao longo de tais negociações de curto prazo.

Nos últimos tempos, a atuação como trader se tornou famosa, e muitas vezes foi falsamente divulgada como uma promessa de “fazer dinheiro rápido”. No entanto, para ganhar de verdade neste tipo de investimento, é preciso se manter atualizado no mercado, estudar estratégias de qualidade e se especializar a longo prazo. Sobretudo se você quiser fazê-lo profissionalmente. 

3 dicas para começar a trabalhar com trading online

Não importa o quão interessado você seja sobre o assunto. Não será “do dia para a noite” que você se tornará um trader de sucesso. Portanto, é crucial conhecer algumas estratégias e dicas ao pensar em atuar como trader. Que tal conferir as três principais?

  • Defina o seu perfil de investidor 

O primeiro passo para ter sucesso ao trabalhar com trading online é definir qual é o seu perfil como investidor. Você é conservador ou não se importa de arriscar alto visando um maior retorno? Definir o seu perfil de trader será essencial não apenas para selecionar os ativos com os quais irá trabalhar, já que elementos como a alavancagem e o tempo de exposição também sofrerão interferência do seu estilo de negociação. 

Portanto, certifique-se de conhecer o seu perfil para poder alinhar melhor os investimentos e correr menores riscos. Pensando, claro, sempre de acordo com as suas particularidades. Sem dúvida, este é um dos grandes pontos de sucesso do trading! 

  • Especialize-se 

Não é preciso ter uma formação acadêmica em particular para ter sucesso no mundo do trading. Mas, sem dúvidas, especializar-se e compreender sobre o nicho é essencial! 

Além disso, é importantíssimo ter em mente que atuar como trader é algo que requer atualização constante. Então, fora o conhecimento inicial, o profissional deverá focar no aprendizado e na atualização frequentes para ser bem-sucedido com a volatilidade do mercado financeiro. 

Ele precisará enxergar boas oportunidades e prever possíveis cenários capazes de afetar negativamente ou positivamente os seus investimentos. Acompanhar as notícias também se torna uma necessidade, já que os cenários econômicos e políticos (do mundo todo) estão firmemente interligados. 

Portanto, estude as estratégias e os conceitos para melhorar as suas previsões e ser assertivo no processo de tomada de decisão. Os indicadores técnicos, por exemplo, podem ser grandes aliados para prever o movimento de certos mercados. E os traders que se especializam e utilizam tais ferramentas de suporte acabam ganhando ainda mais. 

Entendeu como o conhecimento é um diferencial? Se estiver apenas começando, confira aqui algumas dicas para utilizar ferramentas de análise (como Fibonacci) como apoio. Tendo assim, ainda mais vantagens! 

  • Tenha o seu próprio plano de trading

E, por fim, depois de se especializar e definir o seu perfil como investidor, chegou a hora de iniciar o plano de trading para colocar as negociações em prática. 

Questione-se sobre:

  • Atuar de forma profissional ou apenas como um investimento extra;
  • O quanto você pode investir semanalmente ou mensalmente;
  • Qual é o seu tipo de negociação/ativos preferenciais;
  • Limites de perdas e gastos;
  • Horários disponíveis;
  • Meta de ganhos e destino dos lucros. 

Quanto mais detalhamento estiver presente no plano de trading online, melhor! Depois, é só colocá-lo em prática, mantendo o acompanhamento constante e a atualização frequente. 

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.