Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Como converter arquivos HEIC para JPG em dispositivos Mac

publicado por Equipe da Redação

À medida que as fotografias e os vídeos se tornam cada vez mais frequentes em nossa cultura, muitas empresas estão dando mais atenção às questões técnicas desses elementos. Quais formatos estão sendo mais usados? Como os arquivos são codificados? Qual é a melhor maneira de processá-los? Enquanto o processo convencional de mudanças de padrões visuais já existentes geralmente pode levar muito tempo, algumas mudanças deste nível podem exigir ajustes e adequações a sua rotina de trabalho habitual. 

Isto é exatamente o que aconteceu com as imagens HEIC: Desde que a Apple utilizou o formato HEIC 11 em 2017 no iOS 11, muitos problemas foram encontrados inesperadamente na compatibilidade com o software que fotógrafos utilizam. Para responder a esta pergunta, precisamos ver o que são exatamente os arquivos HEIC.

O que são arquivos HEIC?

O formato de arquivo de imagem de alta eficiência (HEIF) foi desenvolvido pela Motion Picture Experts Group (MPEG) como uma melhoria em relação ao formato de imagem popular JPG. JPG é o formato de arquivo que utiliza um método já conhecido para reduzir o tamanho de imagens fotográficas digitais. O nível de redução pode ser ajustado, permitindo que você escolha o tamanho do armazenamento e seu nível de redução com a qualidade da imagem. Geralmente, você obtém perdas quase insignificantes em termos de imagem. Já o MPEG afirma que imagens HEIF, como HEIC, exigem apenas cerca de metade do espaço de armazenamento de um JPEG, porém mantendo a mesma qualidade. Imagine o que aconteceria se multiplicarmos a quantidade de imagens JPG que já existem no mundo… Seria incrível!

Embora as imagens HEIC tenham grandes vantagens, o problema principal até o momento tem sido a falta de adoção de softwares e sistemas operacionais populares. Mesmo que você não consiga perceber isso no iOS num primeiro momento, tente copiar imagens HEIC para o seu Mac e descobrirá que usar imagens HEIC da mesma maneira que imagens JPG é bem problemático: Muitos aplicativos não podem exibi-las ou editá-las e diversos site sequer os aceitam.

Estamos querendo mostrar com isso que ainda que você concorde com tudo que há de bom no HEIC, você ainda precisa de uma maneira rápida e fácil de converter.

Convertendo um arquivo HEIC em JPG com o Fotos

Tratando-se do aplicativo de visualização e edição de fotos mais popular entre os usuários de Mac, o aplicativo Fotos (evolução direta do iPhoto e do Aperture) é provavelmente onde você mais vai interagir com os arquivos HEIC. Por sorte o aplicativo Fotos oferece duas maneiras de alternar entre heic para jpg.

Primeiro, se você transferiu imagens HEIC do iPhone para a biblioteca de fotos, basta arrastá-las para a área de trabalho (mesa) ou outra pasta do Mac para convertê-las automaticamente em JPG.

Por fim, o aplicativo Fotos oferece muito controle sobre suas imagens exportadas, permitindo converter arquivos HEIC para JPG e definir preferências detalhadas de qualidade, perfis de cores e muito mais.

  1. Na fototeca, escolha imagens HEIC
  2. Na barra de menus, vá em Arquivo > Exportar > Exportar Fotos
  3. Escolha as opções desejadas para as novas imagens JPG
  4. Por fim, clique no botão Exportar

Como converter arquivos HEIC para JPG com o app Pré-Visualização

Sem dúvida, o aplicativo padrão injustamente menos utilizado no macOS é o Automator. Se você ainda não o usou, o Automator facilita a execução de todos os tipos de tarefas mais simples, como renomear vários arquivos ao mesmo tempo (em lote), mover pastas, filtrar e-mails e muito mais. Para o que queremos mostrar hoje, o Automator pode exportar imagens HEIC para JPG e adicionar essa tarefa ao menu de contexto como uma ação rápida para que você possa repeti-la facilmente no futuro, mesmo sem abrir o Automator.

Converta HEIC para JPG com o Automator em apenas um clique:

  1. Abra o Automator e clique em Novo Documento
  2. Selecione uma ação rápida > Escolher
  3. Encontre a ação ” Copiar Itens do Finder” e clique duas vezes nele para incluí-lo; selecione a pasta onde você deseja salvar a imagem JPG convertida.
  4. Encontre a ação “Alterar tipo de imagem” e clique duas vezes nela para incluí-la; selecione JPG no menu que aparecer.
  5. Escolha Arquivo > Salvar e nomeie a ação rápida (por exemplo, “Converter HEIC em JPG”)

Agora, quando você quiser converter arquivos HEIC para JPG no Mac, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo desejado e escolher o fluxo de trabalho salvo em Ações rápidas. Você pode até fazer isso para várias imagens ao mesmo tempo.

Como converter de HEIC para JPG com um clique

Existe uma maneira rápida de resolver sua demanda se você não quiser lidar com fluxos de trabalho e ajustes complicados. 

Apresentamos-lhe o Permute, um conversor universal de mídias para Mac. O aplicativo funciona com inúmeros formatos de foto, áudio e vídeo e pode converter qualquer arquivo facilmente e sem problemas. Veja como converter HEIC para JPG no Permute:

  1. Abra o Permute no Setapp,
  2. Arraste e solte a imagem em arquivo HEIC na janela do Permute,
  3. Clique no botão Iniciar para converter para JPG.

Feito! Vá em “Mostrar no Finder” para ver o resultado em JPEG. Se você converte arquivos regularmente e deseja simplificar o processo, use as predefinições do Permute. Você pode adicionar predefinições personalizadas em Preferências para que, sempre que adicionar um tipo de arquivo específico, o Permute saiba para qual formato converter.

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.