TI CorporativaTecnologia SocialTSE reforça combate à desinformação nas Big Techs

TSE reforça combate à desinformação nas Big Techs

-

Publicidade

Especialista explica a importância de grandes empresas do ramo tecnológico na luta contra as Fake News nas eleições

Recentemente o Spotify firmou um acordo com o Tribunal da Justiça Eleitoral (TSE) para combater Fake News nas eleições de 2022. No acordo, há um entendimento de que a produção e a disseminação de informações falsas podem representar um risco à democracia e à legitimidade do processo eleitoral. No entanto, essa não é a primeira vez que o TSE faz acordos para evitar a disseminação de Fake News. O WhatsApp, Twitter, Facebook e Telegram também já aderiram a iniciativa.

Segundo Vitor Saldanha, especialista em Privacidade e Proteção de Dados e sócio da Daniel Advogados, o uso da tecnologia não deveria se limitar apenas a melhoria de experiência do usuário e a otimizações tecnológicas, mas sim ser utilizada de forma mais contundente no processo de identificação e promoção de conteúdos verificados, com isso combatendo o fenômeno das Fake News. “É possível, por meio da arquitetura destas plataformas, uma abordagem que, ao mesmo tempo que permite a evolução tecnológica, procure garantir um ambiente mais seguro e menos suscetível ao alastramento de desinformações”, diz o especialista.

Dentre as Big Techs, o Spotify irá disponibilizar o acesso ao “Centro de Informação Eleitoral”, espaço de divulgação de informações relevantes e verificadas sobre as eleições. Além disso, a plataforma deixará um link para direcionar os usuários ao site do TSE, onde poderão checar a veracidade dos conteúdos apresentados.

O WhatsApp também se comprometeu a implementar ou a auxiliar a implementação de uma série de iniciativas para a difusão de informações confiáveis e de qualidade sobre o processo eleitoral. A plataforma de mensagens irá capacitar colaboradores para que possam conduzir seminários para os servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre o aplicativo.

“Outro ponto de destaque, dentro desse universo, é a manutenção da parceria do TSE com o WhatsApp para a utilização do Chatbot Tira-dúvidas do TSE, via a ferramenta do Grupo Meta. A ideia é que usuários cadastrados possam receber checagens sobre notícias falsas, bem como interagir com o Bot do TSE via WhatsApp”, afirma Saldanha.

*Vitor Saldanha, especialista em Privacidade e Proteção de Dados e sócio da Daniel Advogados, está à disposição para dar entrevista e comentar o assunto.

Equipe da Redaçãohttps://wordpress-1301991-4735944.cloudwaysapps.com/
Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Latest news

De Mainframes a Data Centers Modernos: Como o Passado da TI Molda Nosso Futuro Digital

A história da Tecnologia da Informação (TI) é uma trajetória de inovação contínua – desde os Mainframes operados por...

CMO as a Service: revolucione o marketing da sua empresa de TI! 

Ainda não conhece o CMO as a Service ou não sabe como integrar essa solução na sua empresa? Veja como ter um marketing forte ficou fácil!

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.
Publicidade

Vender serviços de TI para empresas não é difícil! Aprenda agora!

Criar uma boa estratégia para comunicar e divulgar seus serviços de TI para outras empresas não é difícil. Você só precisa analisar, entender e criar uma estratégia que te faça ser visto como uma opção eficiente e confiável para os negócios. Precisa de ajuda para focar melhor sua comunicação em empresas? Confira as dicas que separamos neste artigo!

Kakau Tech é escolhida para participar do Programa Nvidia Connect, com o objetivo de impulsionar inovações em tecnologia

A Kakau Tech, empresa reconhecida por sua inovação em tecnologia, acaba de anunciar sua participação no programa Nvidia Connect, uma iniciativa que oferece recursos exclusivos para desenvolvedores de software e provedores de serviços.

Must read

De Mainframes a Data Centers Modernos: Como o Passado da TI Molda Nosso Futuro Digital

A história da Tecnologia da Informação (TI) é uma...

CMO as a Service: revolucione o marketing da sua empresa de TI! 

Ainda não conhece o CMO as a Service ou não sabe como integrar essa solução na sua empresa? Veja como ter um marketing forte ficou fácil!
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you