TI CorporativaMarketing & TecnologiaTI e o Marketing Pessoal

TI e o Marketing Pessoal

-

Publicidade

Caros Colegas e com imenso prazer que participo do grupo do TI Especialistas e quero agradecer pela oportunidade de poder contribuir com esse espetacular mundo de TI e sua gestão.

Nesse momento vou falar de algo que sinto carência na área de TI nesses meus 15 anos de estrada que é o marketing pessoal do departamento, e aí explico porque o marketing pessoal junto com departamento na minha frase acima. O marketing começa pelo gestor da área, muitas vezes os gestores da área de TI são vistos como detentores do poder das máquinas e informações enclausurados em suas salas monitorando tudo e qualquer informação ultra mega secreta ; e nossa função na gestão é desmistificar este “pré- conceito” estabelecido e alimentado por nós gestores e o primeiro passo é usar da metodologia TTC (Tirar o traseiro  da cadeira),  melhor dizendo, transite entre as áreas, cumprimente seus colegas de departamento, pergunte diretamente a cada usuário como estão os sistemas, rede e internet, crie um canal direto com seu cliente interno, quebre as barreiras,  muitas vezes um bate papo vira um brainstorm para aperfeiçoamento do sistema, e o usuário se sente importante dentro  do processo o que sempre deveria ser  afinal as necessidades vem deles e nós apoiamos, lapidando e filtrando a informação, visando o que é viável e útil.  Cada mudança, cada implantação, cada nova tomada de decisão que vai envolver o usuário divulgue por e-mail, nos boletins da empresa,  faça apresentação formal da mudança , mostre benefícios do sistema e o que exatamente aquilo é de valor agregado no dia a  dia do usuário e tão quão é importante a participação dele, façamos com que a disseminação de coisas boas seja tão rápida como quando a rede cai ou a internet está lenta.

Esse marketing precisa ser estendido à equipe exaltando a contribuição que cada  membro do  grupo  fez para o resultado de um problema, para sugestão de  um sistema, para algo que ouviu não oficial e que pode ser melhorado, a idéia é surpreender, muitas vezes o bate papo descontraído gera mais resultados do que uma enquete fria enviada por e-mail ou uma página na intranet dizendo,  sim ou não ou o que achou, a preocupação precisa estar focada no usuário e no seu dia a dia, e a equipe precisa estar ciente disso, de que o marketing pessoal em TI auxilia ao profissional  no seu dia a dia e ao departamento como um todo, a partir do momento que você faz com que as pessoas e os departamentos participam do processo de TI e não só façam parte o entendimento e compreensão se torna outro, desmistificando o setor  e compreendendo a parte importante de cada um tem nesse processo,  o procedimento do porque se faz e como será, não é um tipo mais brando, mas é o mais esclarecedor, onde nesses esclarecimentos falando com os departamentos você sempre achará as pessoas chaves,  os formadores de opinião de cada setor, este deve ser o seu maior aliado, deve ser o posto de TI naquele departamento, se essa pessoa chave entende e abraça a idéia a probabilidade do departamento aceitar e acompanhar em uma força única aumenta,  e você verá que o marketing pessoal em  TI vai muito mais além de uma liberação de site,  uma impressão sem cunho profissional ou um happy hour na sexta-feira, e sim um funcionário a mais em cada departamento, um apoiador dos  processos de implementação  de sistemas e de mudança de infra estrutura,  um agregador de valor nos processos de melhoria da empresa, onde você como gestor sabe muito bem que isso é importante, mas muito mais enriquecedor  é contar  e agradecer ao colaborador de todo dia. O seu marketing é o marketing da equipe, fazendo a TI departamento virar TI empresa!

Renato Lopes
Gerente de TI / Palestrante e Professor Universitário com 16 anos de experiência na área sendo os últimos 7 anos na área de gestão, a nível América Latina a clientes internos e externos à produtos Microsoft e projetos de Private Cloud e infraestrutura de data center. Especialista em Didática do ensino superior, com MBA em Gestão de Serviços em TI , e graduado em Gestão de Redes e internet, acredito poder contribuir com o dia a dia na gestão dos colegas de TI deste site tão enriquecedor.

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...
Publicidade

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you