Caros Colegas e com imenso prazer que participo do grupo do TI Especialistas e quero agradecer pela oportunidade de poder contribuir com esse espetacular mundo de TI e sua gestão.
Nesse momento vou falar de algo que sinto carência na área de TI nesses meus 15 anos de estrada que é o marketing pessoal do departamento, e aí explico porque o marketing pessoal junto com departamento na minha frase acima. O marketing começa pelo gestor da área, muitas vezes os gestores da área de TI são vistos como detentores do poder das máquinas e informações enclausurados em suas salas monitorando tudo e qualquer informação ultra mega secreta ; e nossa função na gestão é desmistificar este “pré- conceito” estabelecido e alimentado por nós gestores e o primeiro passo é usar da metodologia TTC (Tirar o traseiro da cadeira), melhor dizendo, transite entre as áreas, cumprimente seus colegas de departamento, pergunte diretamente a cada usuário como estão os sistemas, rede e internet, crie um canal direto com seu cliente interno, quebre as barreiras, muitas vezes um bate papo vira um brainstorm para aperfeiçoamento do sistema, e o usuário se sente importante dentro do processo o que sempre deveria ser afinal as necessidades vem deles e nós apoiamos, lapidando e filtrando a informação, visando o que é viável e útil. Cada mudança, cada implantação, cada nova tomada de decisão que vai envolver o usuário divulgue por e-mail, nos boletins da empresa, faça apresentação formal da mudança , mostre benefícios do sistema e o que exatamente aquilo é de valor agregado no dia a dia do usuário e tão quão é importante a participação dele, façamos com que a disseminação de coisas boas seja tão rápida como quando a rede cai ou a internet está lenta.
Esse marketing precisa ser estendido à equipe exaltando a contribuição que cada membro do grupo fez para o resultado de um problema, para sugestão de um sistema, para algo que ouviu não oficial e que pode ser melhorado, a idéia é surpreender, muitas vezes o bate papo descontraído gera mais resultados do que uma enquete fria enviada por e-mail ou uma página na intranet dizendo, sim ou não ou o que achou, a preocupação precisa estar focada no usuário e no seu dia a dia, e a equipe precisa estar ciente disso, de que o marketing pessoal em TI auxilia ao profissional no seu dia a dia e ao departamento como um todo, a partir do momento que você faz com que as pessoas e os departamentos participam do processo de TI e não só façam parte o entendimento e compreensão se torna outro, desmistificando o setor e compreendendo a parte importante de cada um tem nesse processo, o procedimento do porque se faz e como será, não é um tipo mais brando, mas é o mais esclarecedor, onde nesses esclarecimentos falando com os departamentos você sempre achará as pessoas chaves, os formadores de opinião de cada setor, este deve ser o seu maior aliado, deve ser o posto de TI naquele departamento, se essa pessoa chave entende e abraça a idéia a probabilidade do departamento aceitar e acompanhar em uma força única aumenta, e você verá que o marketing pessoal em TI vai muito mais além de uma liberação de site, uma impressão sem cunho profissional ou um happy hour na sexta-feira, e sim um funcionário a mais em cada departamento, um apoiador dos processos de implementação de sistemas e de mudança de infra estrutura, um agregador de valor nos processos de melhoria da empresa, onde você como gestor sabe muito bem que isso é importante, mas muito mais enriquecedor é contar e agradecer ao colaborador de todo dia. O seu marketing é o marketing da equipe, fazendo a TI departamento virar TI empresa!