Carreira

Ξ Deixe um comentário

Sucesso – As fórmulas mágicas

publicado por Leandro Rasia

Figura - Sucesso - As fórmulas mágicasExistem os que pregam fórmulas prontas e genéricas para o sucesso. Eu os respeito, não os julgo pois sei que há algo de positivo nisso. Já li os 10 passos para ser mais produtivo. Ou as 5 coisas mais importantes para se alcançar o sucesso, nas 15 verdades universais para ser bem sucedido, etc. As fórmulas podem ser um princípio. Mas podem ter, talvez, outro fim.

Por vezes, é complicado querer padronizar o que por essência é diferente. As regras que se aplicam a mim podem não se adequar a você, que lê esse artigo. Minhas competências e características pessoais são diferentes das que você tem. Logo, criar um fluxograma padronizado é perfeito para um software. Mas não se adequam bem às pessoas, dentro de sua diversidades tão complexas. Liderar ou se relacionar com pessoas baseado num passo a passo genérico pode não gerar resultados tão eficazes. E isso vem das diferenças de cada ser humano que compõem uma equipe, uma empresa ou uma família. Existem diferenças entre todos, pois as nossas bagagens são únicas e ricas por si só. A diferença, na verdade é que traz a riqueza.

Você pode usar os 10 passos para ser mais produtivo com sua equipe ou com você mesmo. Mas analise e pense que, talvez, você pode mudar o formato dos 10 passos e ganhar com isso. Há muitos anos atrás, aprendi uma arte marcial japonesa que tinha uma velha e grande sabedoria, que era: “para aprender as técnicas, comece fazendo pela forma padrão; depois de um tempo assim, saia dessa forma padrão e crie a sua própria forma”. Aprendi com esse ensinamento que podemos iniciar atuando num formato padrão, talvez até seguindo os 10 passos para tal coisa, mas depois podemos (ou devemos) sair dessa forma. Iremos aprender com a prática, e iremos mudar o jeito de atuar. Isso nos remete à flexibilidade em aprender a fazer as coisas de um jeito, mas depois dar a nossa forma ao que fazemos.

Ao dar a sua forma, você irá adequar o fluxograma ao seu melhor. E isso é respeitar a sua própria individualidade. E gera a mudança que pode ser necessária para que os 10 passos de tal coisa funcionem com você ou com sua equipe. Com isso, você pode se perguntar: como eu faço para adaptar os 10 passos de tal coisa?

Questione a si mesmo. Se pergunte se o fluxograma que estão te propondo vão de encontro ao que você acredita. Se é aderente ao perfil de sua equipe. Analise se faz sentido, para você , os  fluxos que alguém definiu como certos. O que está escrito lá, em sua essência, é o certo para você?

Digamos que você concorda e resolveu colocar em prática o que aprendeu no fluxograma dos 10 passos.  Veja os resultados. Estão sendo positivos? Ótimo! Você pode melhorar eles? Sim? Então faça! Está sendo bom para você? É bom para as pessoas ao seu redor? Se sim, mantenha. Se os resultados não estão sendo positivos, mude-os. Modifique. Faça do seu jeito. E analise os resultados. Mas, se achar que tudo isso não faz sentido para você, fique com o que for positivo e siga em frente. O que eu disse aqui nesse parágrafo parece até um fluxograma, certo? Eu sei, parece.

Mas no fundo não é, pois as perguntas que nos fazemos, geram respostas diferentes. E repostas diferentes geram motivações e resultados diferentes. Aprendi em meu trabalho como Coach Profissional, que boas perguntas sempre trazem ótimas respostas. Ironicamente, quando recorro às perguntas certas, meus clientes acabam por montar um passo a passo para atingirem seus objetivos. Um Road Map, ou plano de ação. Mas esse será um fluxograma único, individual e personalizado, que com certeza irá gerar ótimos resultados para eles mesmos, baseados nos seus propósitos e valores de vida.

Faz sentido para você?

[Crédito da Imagem: Sucesso – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Leandro Rasia é presidente e fundador da Sense Coaching e da EDH – Escola de Desenvolvimento Humano. Coach de negócios e de vida, com mais de 4000 atendimentos de coaching. Master Practitioner em PNL, com chancela da Universidade da PNL (NLPU), de Robert Dilts, na Califórnia-EUA. Graduado em Informática pela PUCRS e Pós graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Um facilitador do desenvolvimento humano, que tem por missão auxiliar as pessoas e organizações a evoluírem e se transformarem.

Leandro Rasia

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.