Carreira

Ξ 1 comentário

“Sucesso é aquilo que você é, não aquilo que você tem.”

publicado por Hugo Nogueira

Um executivo que passa a maior parte do dia estressado, lutando para ganhar mais, para pagar bugigangas mais caras, que deixa de lado as raízes e a família e que não vê nenhum outro futuro, exceto a perpetuação dos problemas que já tem, pode ser extremamente mal sucedido. Viciado em endorfinas — que o corpo produz em algumas situações, entre as quais as de estresse — tal pessoa nunca está feliz, embora possa estar alegre todo o tempo, mascarando a infelicidade. E, confundindo alegria e extase com felicidade, vira um verdadeiro perdigueiro em busca de situações que gerem mais e mais endorfinas…

Por outro lado, um homem bem sucedido pode ser aquele que tem somente uma cabana e uma jangada para pescar, mas que encontra realização naquilo que faz, felicidade pelos anos, meses e dias que vive e que sente que tem raízes, um passado e um futuro. Que tem amor e dá amor. Que baliza suas sensações por relacionamentos ricos, não produtos caros.

Claro que há muitos jangadeiros mal sucedidos e muitos executivos bem sucedidos. Este é o ponto importante: não importa o que você tem, mas quem você é. Por isso há milionários felizes e bem sucedidos, e milionários infelizes e mal sucedidos; por isso há jangadeiros felizes e bem sucedidos e jangadeiros infelizes e mal sucedidos. Não são as posses de uma pessoa que definem seu sucesso, mas o que estas pessoas são.

Os comerciais de televisão, e os anúncios sofisticados nas revistas, tentam convencer milhões de pessoas (e conseguem) de que a felicidade está atrelada ao novo carro, computador, casa, celular, vestido… ou o que quer que seja. Aqueles que acreditam nisso, se tornam escravos da ansiedade, escravos dos comerciais de TV, das  coleções de moda, dos lançamentos automotivos. E, como um traficante que oferece cada vez mais drogas, e mais fortes, os mesmos comerciais parecem nunca oferecer a tralha definitiva. Tudo é descartável no próximo lançamento — de brinquedos à jatos comerciais.

Sucesso é aquilo que você é, não aquilo que você tem, porque tudo aquilo que você tem, pode perder amanhã. Um terremoto, um vulcão, um incêndio, uma guerra, uma quebra da bolsa de valores, uma explosão nuclear, um vírus, um acidente na estrada, um meteorito, um atropelamento,um azar… qualquer coisa pode acontecer e tirar tudo aquilo que você tem. Mas nenhuma dessas coisas pode tirar aquilo que você é.

Sucesso é um modo de ser, de pensar, de agir. Ser um sucesso é saber escolher a cada momento, mudar sempre naquilo que não importa, e mudar raramente naquilo que importa. Ser um sucesso é saber que a queda é parte da caminhada. Ser um sucesso é não descontar em outros as agressões recebidas. Ser um sucesso é ver-se como dono da sua vontade, escolhendo o que você diz, escolhendo o que você vai deixar para trás, escolhendo os seus compromissos.

Pode ser que você seja um grande sucesso, sem dinheiro, sem posses e sem tralhas.

Pode ser que você seja um grande sucesso com dinheiro, com posses e com tralhas.

No fundo, as pessoas bem sucedidas sabem que não importa o que você tem, mas quem você é. Por isso, pessoas bem sucedidas são muito mais atraentes, muito mais interessantes e têm muito mais conteúdo. Você sabe que as pessoas bem sucedidas são como taças de cristal. Você as reconhece. Diferentes das pessoas mal sucedidas (ricas ou pobres), que mais parecem copos plásticos amassados, até quando estão cobertas de jóias.

Da próxima vez que você sentir vontade em dizer que alguém é bem sucedido, ou mal sucedido, verifique se você está fazendo uma avaliação do que a pessoa é ou somente do cargo, dinheiro e produtos que ela possui.

Da próxima vez que você sentir vontade em avaliar se aquela pessoa no espelho é bem sucedida, verifique se você está fazendo uma avaliação do que a pessoa no espelho é, ou somente do cargo, dinheiro e produtos que ela possui.

Há uma diferença enorme nessa resposta.

  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Hugo Nogueira é formado em Processamento de Dados pela Uni-Anhanguera, Tecnologia de Internet e Redes pela Universidade Salgado de Oliveira, MBA em Governanças de T.I. pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG, e atualmente cursa MBA em Gerenciamento de Projetos. Com 13 anos de experiência profissional na área de TI, atuando em diversas áreas, como analista, consultor, coordenador e gestor de TIC, atualmente é sócio proprietário e diretor executivo da Masterhouse Consultoria e Treinamentos. Com grande interesse em temas que auxiliam no desenvolvimento humano, escreveu vários artigos relacionados a motivação, liderança, gestão de pessoas, gestão do tempo e outra temas correlacionados, vários destes publicados neste portal. Veja mais em: http://www.tiespecialistas.com.br/author/hugo-nogueira/ E-mail: masterhouse@gmail.com LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/masterhouse/ Twitter: http://twitter.com/masterhousebr "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

Hugo Nogueira

Comentários

1 Comment

  • Muito bom o artigo! Parabéns!
    Dentre outros comentários, “as pessoas bem sucedidas sabem que não importa o que você tem, mas quem você é” este foi muito interessante.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes