Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

“SLA” DE AVIÃO

publicado por Marcos A. Silva

No início deste artigo lembro dos meios de transporte mais comuns atualmente:

A pé

Conhecemos muito bem nossa capacidade e nossas limitações para encararmos uma caminhada. A segurança que sentimos quando andamos, está diretamente relacionada ao volume de informações que temos sobre nós mesmos, e que é bastante grande.

Bicicleta

É um meio de transporte com o qual muitos de nós tem intimidade, a ponto de desmontarmos, montarmos, executarmos reparos de emergência e até saber para que serve cada parte e cada peça, como funciona, se há como melhorar aqui ou ali.

Motocicleta

É a evolução da bicicleta, que nos oferece mais conforto e rapidez contra menos esforço ao conduzi-la. Conhecemos vários modelos, sabemos sobre potência, consumo, modos de pilotagem em diversas condições e terrenos.

Automóvel

Este é um velho conhecido também, chegando a ser adorado pela maioria dos homens e até pelas mulheres. Uma paixão para muitos. Verdadeiros objetos de desejo, mesmo que as condições para utiliza-los envolva o trânsito caótico das  cidades, ou os congestionamentos nos finais de semana prolongados. Nos esforçamos para saber quase tudo sobre eles, sua ficha técnica, performance, comparação com outros modelos, expectativas sobre novos lançamentos, o porque dos preços altos ou baixos, etc…..

Onibus e Trem

Meios de transporte urbano comuns e de grande serventia nas grandes cidades.  Considerados pelas classes sociais menos privilegiadas como boas alternativas para viagens longas, apesar de não termos conhecimento sobre detalhes técnicos, como temos de um carro por exemplo. Alguém sabe o preco de custo de um trem ?

Navio

Opção bastante atraente para férias curtas, pois tem sido pouco utilizado para longas  viagens. Os cruzeiros de curta duração são disputadissimos pela população de paises como o Brasil, por exemplo, mas não temos a menor idéia sobre as informações técnicas de um navio de grande porte. Sabemos, no máximo quantos passageiros suporta, numero de tripulantes, e se o pacote conempla “all inclusive”….

Avião

Meio de transporte preferido dos executivos para viajar, seja a trabalho ou férias com a família. Quanto às informações sobre as aeronaves, procedimentos de voo, controles aéreos e terrestres……, muitos não sabem sequer a capacidade da cabine de passageiros. Mesmo quando a frota já foi bastante utilizada, embarcamos e aguardamos ansiosos a hora da decolagem.

* Agora vou mudar completamente o assunto para estabelecer uma linha de raciocínio mais adiante….

Serviços de TI

Os responsáveis pelas áreas de TI das empresas exigem o maior número de detalhes possível para analisar se vale a pena investir em cloud computing ou continuar naquele velho e conhecido modelo definido a vários anos.

Nada contra, pois esse é o papel de quem tem a responsabilidade de orientar a empresa sobre os rumos da TI…… , mas acontece que muitos estão exagerando, resistindo bravamente a um modelo de negócio que já é praticado a muito tempo em outros segmentos, e com resultados cada vez mais expressivos do lado de quem contrata tais serviços.

Por que um acordo de SLA com um fornecedor de serviços tem que chegar próximo daquilo que a própria instalação atual da empresa onde trabalha o profissional de TI, nunca vai alcançar ?

Porque o fornecedor deve detalhar ao máximo o “como funciona”, quando a proposta é entregar como serviço apenas o “resultado do como funciona” ?

Comparação

Este mesmo profissional de TI, que vasculha os mínimos detalhes para contratar um serviço sob o conceito de cloud computing, alegando principalmente a questão da segurança das informações da empresa onde atua, quando sai de férias com a  família, entra no primeiro avião, equipamento do qual ele não tem nenhuma informação e sequer sabe se há ou não um acordo de SLA incluido no serviço que comprou !

Porque este profissional não viaja com seus entes queridos utilizando um meio de transporte cujas informações ele conhece muito bem, e portanto deveria se sentir  muito seguro, como uma boa caminhada por exemplo ?

Achar que a distância e o tempo pesam na escolha, e que o risco ao qual expõe sua família e a sí próprio vale a pena em virtude do resultado final prometido, não é uma decisão lógica e muito menos aceitável.

Me parece bastante estranho que, ao contrário do tratamento que dá para sua família,  este profissional não quer correr risco nenhum na empresa, mesmo que a promessa contenha um resultado interessante para a mesma.

Antes de perguntar qual é a culpa do fornecedor de serviços de TI por tais profissionais raciocinarem desta forma, é mais sensato perguntar se os recentes avanços em TI estão comprometendo nosso julgamento e bom senso a respeito das coisas que nos cercam ?

Leia também: Como elaborar um SLA (The Service Level Agreement)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Na área de TI trabalhou nas Indústrias Müller e na Volkswagem do Brasil; foi consultor na BDO para vários projetos no Brasil e América Latina ; atuou na Diretoria de Marketing no Banco Excel Economico. Como empresário já esteve à frente de negócios ligados a Tecnologia da Informação, Comunicaçao e Marketing. Atualmente é sócio-diretor da Free Enterprise, uma consultoria voltada para inovação e tendências mercadológicas que envolvem novas tecnologias, e representa a MIPC Informática, empresa de tecnologia da informação, como diretor de desenvolvimento de novos negócios. Formado em administração de empresas e MBA em Marketing (INPG / NSU-Flórida), Marcos A. Silva sempre usou tecnologia de ponta para agregar valor ao negócio das empresas por onde passou. É especialista em acompanhar os movimentos do mercado, analisar cenários e tendencias para criar e transformar produtos e serviços agregando diferenciais tecnológicos. Na MIPC iniciou sua trajetória em 2005 desenhando serviços sob o conceito de cloud computing, e acabou assumindo a área de novos negócios. As suas responsabilidades também envolvem alianças com parceiros tecnológicos e projetos especiais.

Marcos A. Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.