CarreiraSer genérico não funciona, defina seu objetivo de carreira!

Ser genérico não funciona, defina seu objetivo de carreira!

-

Publicidade

Converso com diversos profissionais de TI todos os dias que estão insatisfeitos ou buscando a recolocação.

Quando pergunto a ele, qual é o seu objetivo? O que está buscando no mercado?

Muitos trazem uma enorme lista de todo o histórico profissional, apontando diversas posições ou funções como objetivos e poucos sabem o que querem.

Só para você entender, um recrutador percebe se o seu currículo é bom em poucos segundos. Agora, pense comigo, o dia a dia deste profissional é corrido e se você apontou diversos objetivos, a probabilidade de ser chamado para entrevista é muito baixa, pois o foco do profissional de RH é totalmente voltado a encontrar aquele candidato, que tenha todas as especificações imprescindíveis da vaga.

Imagino que você talvez tenha diversas competências e habilidades construídas, mas neste momento é hora de encontrar um foco, um objetivo.

Para trazer um pouco mais de clareza e te ajudar a definir o seu objetivo, faça o seguinte exercício:
Liste suas experiências, competências, pontos fortes, habilidades, perfil e escolha até três funções ou cargos que gostaria de exercer.

Defina o seu objetivo de carreira

Escolha uma das opções de cargos que listou, seguindo os critérios abaixo de validação:

  1. Interesses (ex.: desenvolvimento de software, cloud, virtualização, banco de dados, gerenciamento de projetos…)
  2. Competências e habilidades (ex.: linguagem C#, lógica de programação, pensamento analítico e resiliência)
  3. Perfil (ex.: gosto de trabalhar mais sozinho e ter autonomia)
  4. Mercado ou segmento – talvez você tenha muita experiência no mercado financeiro, cartões, varejo, vestuário etc. Leve em consideração, qual dos mercados que trabalhou tem maior relevância, ou seja, identifique na sua lista um mercado que mais contrata, pois suas chances serão maiores.

Desta forma, começará a criar o seu posicionamento e a sua oferta para as empresas quererem te contratar.

Compartilhe seus insights. 🙂

Reinaldo Gandelinihttp://www.reinaldogandelini.com.br
Sou especialista em carreira e LinkedIn para profissionais de Tecnologia, Engenharia e Ciências Exatas. Eu já apoiei e preparei mais de 150 profissionais ao longo de quase 4 anos.Eu tenho 16 anos de experiência no mercado de tecnologia e trabalhei em empresas como HP, Atento, Bradesco entre outras.Por meio do Coaching de Carreira vou te ajudar a levar sua carreira para o próximo estágio, te assessorando na conquista de um novo trabalho, na realização da transição de carreira ou na alavancagem de resultados profissionais. A minha missão é te mostrar o caminho viável para alcançar os seus objetivos otimizando tempo e dinheiro.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you