CarreiraSe você não tem coragem, nunca será um líder

Se você não tem coragem, nunca será um líder

-

Ao longo de nossa vida, sempre estamos encontrando pessoas bem sucedidas, que conseguem tudo que desejam, que tem uma família feliz, um bom emprego, a casa dos sonhos, sucesso pessoal, material e profissional. Viajam para todas as partes do mundo, como se isso fosse normal na vida delas. Estão sempre bem arrumadas, participam dos agitos mais importantes da comunidade onde vivem e etc. E, além de serem profissionais de sucesso, são admirados pelos colegas de trabalho.

Como conseguem tudo isso? Como eles conseguem ser diferentes? Qual o segredo para se ter sucesso? Como se tornar um líder eficaz? Claro que a história da vida delas influenciou o destino de cada uma. Alguns podem ter herdado fama e fortuna, mas sabemos de muitos outros não tiveram uma infância tão abastada e mesmo assim superaram estes desafios. Por que alguns são líderes e outros serão eternamente liderados? Sabemos que pessoas com forte auto-motivação e carisma podem se tornar pessoas de sucesso. Mas eu acho que existe uma forte influência de um outro fator para a realização pessoal e profissional: a coragem.

A coragem sempre esteve presente na história da humanidade e das grandes conquistas. A mitologia, a ciência e muitas outras áreas do conhecimento demonstram que ter coragem é o primeiro passo para se atingir um objetivo. Muitos anos atrás, quando li o livro sobre Lee Iacocca e sua determinação e coragem para reerguer a Chrysler e transformar-se em benchmark sobre gestão de pessoas e de negócios, fiquei muito impressionado. A coragem estava lá. Então, podemos concluir que liderar é um ato de coragem! O sujeito covarde, pessimista, que não acredita na própria sorte é esquecido, largado, deixado de lado por todos e até mesmo por si próprio. Ninguém acredita naquele que teme os desafios da vida. A coragem se desenvolve através das diversas oportunidades que a vida nos dá. As pessoas nascem com impulsos, vontades, desejos, mas, se não houver persistência, força e coragem para alcançar seus objetivos, não chegará a lugar nenhum. Quando estimulamos uma criança a acreditar nos seus sonhos, estamos plantando nela a semente da coragem. Quando delegamos aos funcionários atividades que acreditamos serem capazes de cumprir, também estamos conferindo a chance deles agirem com coragem e superarem os próprios limites. Coragem implica em sair do lugar, arriscar, tentar, se mexer e não se acomodar. O líder é exatamente aquele que desacomoda, que interfere positivamente na rotina diária, que mobiliza as pessoas a seu favor, que define as metas, mostra os caminhos e faz com que todos tenham vontade e orgulho de caminhar a seu lado.

Na história antiga, certo dia, Alexandre, o Grande, liderava seu exército de volta para casa depois da grande vitória contra Porus, na Índia. A região que cruzavam no momento era árida e deserta, e os soldados sofriam terrivelmente de calor, fome e sede. Os lábios rachavam e as gargantas ardiam por falta de água. Muitos estavam prestes a se deixar cair no chão e desistir. No meio do trajeto, o exército encontrou um destacamento de viajantes gregos. Vinham montados em mulas, e carregavam alguns recipientes com água. Um deles, vendo o rei quase sufocar de sede, encheu um elmo com água e ofereceu-lhe. Alexandre pegou o elmo nas mãos e olhou em torno de si. Viu os rostos sofridos dos soldados, que ansiavam, tanto quanto ele, por algo refrescante e disse: – Pode levar, pois se eu beber sozinho o resto ficará desolado, e você não tem o suficiente para todos. E devolveu a água sem tomar uma gota. Os soldados, aclamando seu rei, puseram-se de pé e pediram que o líder continuasse a conduzi-los adiante.

É por esta razão que digo que liderar é um ato de coragem! Nem sempre o líder será aceito por todos ou suas idéias serão assimiladas. Nesta hora é fundamental coragem para aceitar críticas e, se necessário, mudar. Aquele que vacila na hora da decisão é facilmente percebido pelo grupo. Não ser respeitado pela própria equipe é o maior castigo para quem quer ser um líder. Sabemos que a verdadeira liderança não se conquista pela força opressiva, mas pelas atitudes de coragem reconhecidas pelos liderados. É importante ressaltar que coragem nada tem a ver com impulsividade. A primeira é um ato planejado, estruturado, com um alvo a se alcançar. Daí o indivíduo utiliza esta força para superar os desafios e alcançar suas metas. A segunda é resultante do descontrole que, conseqüentemente, trará um resultado imprevisível. O líder, antes de tudo, precisa ter a confiança de seus liderados e isso somente será possível com atitudes corajosas e não impulsivas. Imagine uma situação de risco: um incêndio, por exemplo. Líder é aquele que corajosamente organiza o grupo, orienta e toma as decisões acertadas. E não aquele que grita: Corram! Salvem-se! Aqui está a diferença: o líder toma as decisões corretas! Mas como saber que as decisões foram as melhores? Simples: ele atua com determinação, planejamento, senso crítico e não por impulso. O que toma as decisões erradas, acaba se “queimando”. O líder tem que prever o futuro, imaginar as possibilidades, enxergar o que ainda não aconteceu. Assim, poderá tomar as decisões acertadas e com isso garantir sua eficácia na condução de equipes.

Lembre-se sempre desta afirmação: O impossível, em geral, é o que não se tentou. Com coragem, tudo é possível.

Thales Cunhahttp://www.4servers.com.br
Thales Cunha é empresário de TI com 35 anos de experiência na comercialização de computadores e servidores de todos os portes. Atuou em empresas como IBM, DELL, Ação Informática, entre outras. É proprietário da 4Servers Technologies (www.4servers.com.br) , empresa especializada no fornecimento de peças novas e/ou descontinuadas para upgrade de servidores e storages da HP, IBM e Dell. Edita o blog 4SERVERS TECHNOLOGIES (www.4servers.net.br) sobre Informática, Tecnologia, Vendas, Marketing, Notícias, Empresas, Eventos e Negócios.

4 COMMENTS

  1. Muito bom o seu artigo Thales. Efetivamente o lider tem que ter coragem, já que muitas decisões que ele toma requerem pulso firme e determinação. Já sem falar nos exemplos que você citou, imagine-se por exemplo ter que demitir um amigo.

    Deixar de lado os seus sentimentos pessoais para focar no que é melhor para a empresa, não desanimar em tempo de crise, tendo muitas vezes até que estimular os colegas de trabalho – são requisitos que o lider tem que ter.

    Muitas pessoas almejam um cargo de liderança, mas esquecem que junto com a liderança vem uma bagagem muito grande de responsabilidade, bom senso, foco no negócio e como você bem coloca: coragem.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you