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Salvando os Carrinhos Abandonados

publicado por Marcelo Goberto Azevedo

Já abordamos bastante esse assunto de carrinho eletrônico que simplesmente são abandonados dentro dos nossos corredores virtuais. Analisando novas informações, arriscamos alguns métodos diferenciados para diminuição dessa taxa de abandono. Sendo eles:

Compra Coletiva – Todos gostam de saber que algo é realmente vantajoso e sabendo disso, muitas vezes não querem perder a oportunidade de levar vantagem. Essa tática que também é largamente utilizando por cardumes é apresentar no carrinho a quantidade de clientes que estão adquirindo o produto naquele mesmo instante, criando assim um sinalizador de caminho de direção do restante do cardume.

Fechamento Ao Vivo – Grande parte dos carrinhos são abandonados na página de fechamento do pedido, é neste momento que devemos acionar um mecanismo que ofereça ao cliente a possibilidade de solicitação de atendimento instantâneo. Dessa forma, além de estar facilitando a personificação da loja virtual, ainda irá criar um grau maior de confiança neste consumidor.

Política de Devolução e Troca – Umas das maiores barreiras para criação de confiança do consumidor é saber que caso o produto não seja do seu agrado ou talvez não seja o esperado, ele tenha garantias que a loja virtual fará tudo que esta dentro da lei e além dela, se possível, para atendê-lo no seu desejo final. Sendo assim, é importante destacar muito clara e objetivamente essa informação dentro do carrinho.

Ajudinha do Concorrente – Muitas vezes os clientes estão comparando preços e condições para depois efetuar sua escolha final. Se de alguma maneira pudermos apresentar os preços de nossos principais concorrentes ao lado dos nossos produtos, além de reter esse cliente dentro do carrinho de compras, iremos mostrar-lhe que estamos dispostos a ser transparentes e que dentro das possibilidades dos nossos preços, eles são altamente competitivos.

Estoque 100% Online – Apresentar sempre o estoque atual no momento, se possível que seja atualizado a cada novo pedido de reserva de outros clientes, isso passará ao cliente o sentimento que a qualquer momento o produto ficará esgotado e não será mais possível adquiri-lo com as condições especiais.

Cupom Descontal – Muitas vezes os clientes acabam procurando outros concorrentes porque consegue localizar código de cupom de desconto, uma forma interessante é oferecer ao cliente um local onde ele possa solicitar um cupom de desconto para sua compra, ou seja, é como se ele estivesse negociando a compra. A rotina para emissão desse cupom irá levar em consideração o histórico (quando existir), valor total dos produtos e a forma de pagamento selecionado. Com isso o cliente conseguirá transpor para o mundo digital a famosa barganha.

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Autor

Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo Ecommerce. Atualmente como Diretor na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Marcelo Goberto Azevedo

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