TI CorporativaTecnologia SocialRedes Sociais liberadas nas empresas. Como não perder a...

Redes Sociais liberadas nas empresas. Como não perder a produtividade?

-

Publicidade

Diversas empresas utilizam-se das redes sociais para promover seus produtos e serviços, fidelizar clientes e, principalmente para acompanhar e medir sua popularidade. Por outro lado, proíbem que seus colaboradores tenham acesso às mesmas, através dos computadores corporativos, justificando o uso irresponsável e desenfreado, comprometendo o desempenho.

Como tratar com esse contrassenso?

Alguns radicais poderiam defender que se trata apenas de um, natural e compreensivo, conflito de gerações.

Esse dilema é muito antigo e só está ganhando uma roupagem tecnológica. Há muitos anos, outros equipamentos, como telex, telefone e até o fax, foram responsabilizados por serem os ladrões da produtividade.

Particularmente, acredito que a solução passa por uma profunda reflexão sobre conscientização, comprometimento, responsabilidades, direitos e deveres, e até pelas defasadas leis do trabalho.

Ainda sofremos de uma herança trabalhista onde, colaborador é, por muitas empresas, nomeado e tratado como “empregado” e como tal, deve seguir e obedecer a ordens que lhe são impostas dentro do seu rígido horário de expediente.

O caminho deve ser construído com a participação de todos. Corporações e colaboradores. Há uma extrema e imediata necessidade de abertura por parte das empresas para uma participação mais efetiva, ativa e contributiva dos colaboradores que crêem plenamente serem capacitados como integrantes pensantes e que em maioria absoluta, não negligenciam ao trabalho, pelo contrário, manifestam interesse em contribuir para a realização dos objetivos traçados.

É preciso criar, ou colocar em prática, métodos mais eficientes de mensuração da produtividade que propriamente cartões de pontos, bancos de horas, registros nas portarias, entre outros. Enfim, assumir a responsabilidade de introduzir na cultura das organizações, ações e profissionais transformadoras, como:

– Plano de trabalho com metas bem definidas;
– Programa de treinamento do uso adequado das ferramentas tecnológicas;
– Campanha de endomarketing de conscientização;
– Programa de meritocracia transparente, com regras claras de avaliação e; essencialmente,
– Líderes preparados que saibam inspirar pelos valores e não apenas pelo carisma.

“Quando você terceiriza a responsabilidade por um feito seu de insucesso, assume que deu aos outros, o controle da sua vida”.

Maurício Seriacopihttp://www.mauricioseriacopi.com
* Maurício Seriacopi é especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial com formação em marketing e gestão empresarial. Fundador Presidente do ITE - Instituto Transformar de Empreendedorismo. Sócio-diretor da M2R2 Consultoria Empresarial Autor do livro "Pensamentos. Criando novas ideias, inovando e aplicando à vida" e diversos artigos sobre empreendedorismo, carreira, gestão de pessoas, motivação, entre outros, publicados no Brasil, Portugal e América Latina.

Latest news

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.

Vender serviços de TI para empresas não é difícil! Aprenda agora!

Criar uma boa estratégia para comunicar e divulgar seus serviços de TI para outras empresas não é difícil. Você só precisa analisar, entender e criar uma estratégia que te faça ser visto como uma opção eficiente e confiável para os negócios. Precisa de ajuda para focar melhor sua comunicação em empresas? Confira as dicas que separamos neste artigo!

Kakau Tech é escolhida para participar do Programa Nvidia Connect, com o objetivo de impulsionar inovações em tecnologia

A Kakau Tech, empresa reconhecida por sua inovação em tecnologia, acaba de anunciar sua participação no programa Nvidia Connect, uma iniciativa que oferece recursos exclusivos para desenvolvedores de software e provedores de serviços.
Publicidade

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

Must read

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you