Não é possível trabalhar com serviços gerenciados em tecnologia sem buscar a redução de custos, criar uma receita recorrente em TI, fidelizar cliente e fechar contratos a longo prazo que permitirão que sua empresa cresça e atinja maturidade.
Quando o cliente não está satisfeito com os serviços, ele prefere pagar uma multa e cancelar o contrato, o que leva à perda de receitas por parte de sua empresa. Quanto maior o número de cancelamos, maior o risco de fechar as portas.
Por conta disso, controlar a receita recorrente é fundamental para arcar com as obrigações em dia, melhorar ainda mais os serviços e continuar crescendo no mercado, atendendo mais empresas. Neste post vamos falar sobre como parar de perder clientes. Confira!
São vários os motivos que levam uma empresa a cancelar um acordo e buscar por outro fornecedor no mercado. Geralmente, a satisfação com os serviços prestados está no topo da lista. Entre os pontos que levam a isso, podemos citar:
Esses pontos fazem com que clientes acabem cancelando acordos com sua empresa, e geram ainda mais problemas, uma vez que cancelamentos podem afetar a reputação da organização e encorajar outros clientes a fazem o mesmo.
Além disso, existe a perda de faturamento, uma vez que sua empresa deixará de receber por um serviço que realizava, tendo que investir na aquisição de novos clientes para suprir essa demanda e evitar problemas financeiros.
Evitar um cancelamento, quando o cliente já está decidido, é algo complicado e difícil de conseguir. A ideia deve ser sempre entender o que levou aquele cliente a buscar o cancelamento, o que pode ser realizado por contato direto.
Ao entender as motivações que levaram a tal decisão, pode-se analisar os serviços prestados por sua empresa e verificar os pontos de melhoria para que isso não ocorra com seus demais clientes.
Esse modelo de receita é obtido por um relacionamento contínuo com o cliente, por meio da venda de produtos, ou o mais comum, prestação de serviços. É um dos principais modelos utilizados quando falamos em serviços gerenciados de TI.
A receita recorrente permite manter um fluxo de caixa previsível, o que garante um melhor planejamento financeiro de sua empresa, já que os pagamentos são regulares, independentemente dos serviços prestados.
Aqui, o cliente não paga por demanda cumprida ou chamado finalizado, e sim por um pacote de serviços mensais, que podem ou não ser realizados durante o período e que não se acumulam. Caso os serviços utilizados passem do acordado, paga-se separadamente.
Por fim, separamos alguns indicadores simples de retenção que podem auxiliar você no controle da perda de clientes, permitindo que aja antes que isso prejudique sua receita. São eles:
Investir na busca por uma receita recorrente em TI pode ser a única forma de se manter atuante no mercado trabalhando com serviços gerenciados. Além disso, a retenção de seus clientes é fundamental para garantir um faturamento aceitável.
You must be logged in to post a comment.