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Razões para adotar estratégias de TI na sua empresa

publicado por Equipe da Redação

O TI bem estruturado pode ser uma parte importante na gestão da sua empresa. Ainda assim, para que um negócio possa ser sustentável, é muito importante que conheça as melhores estratégias e métodos que garantem que as Tecnologias da Informação constituirão um investimento e não uma debilidade empresarial. Saiba as razões para adotar estratégias de TI na sua empresa.

Os empreendedores e os gestores de negócios sabem bem que existem muitos aspetos a considerar no momento de criar e promover a sua marca.

Hoje em dia, mais do que as questões de relacionamento e contacto com o público – apesar de estas sere fundamentais – várias outras decisões têm de ser tomadas. Aqui, falamos, por exemplo, do contacto com os fornecedores, com os quais é preciso negociar o valor do MOQ, e o estabelecimento de equipas sólidas, que constituam uma mais-valia para o empresário, ajudando-o a atingir os objetivos estipulados.

Para que uma empresa possa ter gerenciamento da sua área de TI estruturado e preparado para sustentar operações que possam debilitar seu negócio, será muito importante que adote uma metodologia que o permita.

Mas, afinal, como é que adotar estratégias de TI pode garantir que um negócio se torna sustentável e cumpre os objetivos de seu empreendedor?

Essa é a resposta que tentaremos dar com as dicas que se seguem. Saiba mais sobre o TI.

1. Como o TI ajuda a sustentar as empresas

Para muitas empresas, o TI ainda é visto como uma área secundária. Ainda assim, a verdade é que, perante a situação atual, essa é uma aposta bem importante para o sucesso de uma empresa.

Hoje, as empresas digitais vivem de vários equipamentos, links e sistemas digitais, que implicam a aplicação de estratégias específicas, especializadas e que podem fazer a maior diferença no sucesso de um negócio.
O TI pode ser visto como uma forma de suportar a empresa e o negócio, permitindo a resolução de problemas e a aplicação de estratégias funcionais.

Para empresas que não se relacionem diretamente com a informática, uma excelente forma de ter acesso a esses serviços é terceirizá-los, em vez de adotar uma equipa maior, que inclua o TI. De uma ou outra forma, esses serviços podem ajudar a melhorar o funcionamento e o impacto da empresa.

2. Uma forma de conectar todas as partes do negócio

Quando pensamos no negócio, seja qual for, pensamos em três partes fundamentais: os fornecedores, os colaboradores e, claro, os consumidores.

O TI, nos dias de hoje, se foca muito no cliente. Os consumidores da atualidade se integram num mundo digital e estão permanentemente conectados, compartilhando dados e facilitando a adoção de estratégias de TI para levar os produtos até ao público-alvo.

A digitalização do mundo, ainda assim, é algo que afeta também colaboradores e fornecedores, pelo que a estratégia de TI pode ser desenhada de forma a incluir tosos, visando a melhoria das estruturas e o ganho de interações, escalas e economia de custos.

3. Estratégias que visam ferramentas user-friendly

As ferramentas amigáveis para utilizadores de serviços de empresas é um dos objetivos do TI, que tentam garantir que os canais de comunicação para com os clientes são viáveis e fáceis de utilizar.

Hoje em dia, as pessoas procuram, cada vez mais, uma acessibilidade simples e rápida, que permita solucionar, em apenas alguns cliques, qualquer desejo ou problema.

Plataformas mais intuitivas, criadas a partir de modelos de TI pode permitir uma grande melhoria no serviço prestado por uma empresa, melhorando a produtividade de seus funcionários e o interesse de seus públicos.

Além disso, o TI irá permitir a aplicação de estratégias de monitoramento e de segurança que garantem ao empreendedor um negócio mais funcional e seguro, evitando que existam prejuízos derivados do comprometimento das estruturas relacionadas com suas políticas de privacidade.

Os constantes ataques de especialistas de hacking tornam, por isso, essencial que se tenha estratégias de TI funcionais em qualquer empresa.

4. O TI e as vendas digitais

Se a empresa que pensa integrar o TI é uma empresa de e-commerce, a sua integração pode ser ainda mais pertinente.
Hoje em dia, a grande maioria dos brasileiros afirma preferir fazer suas compras online pelo celular, o que implica que todo o site de loja virtual, precisará de ter, também, uma versão mobile bem intuitiva e funcional, que permita que as vendas aconteçam de forma simples, flexível e em qualquer local que o consumidor deseje.

Além disto, estas empresas vivem grandemente das plataformas na cloud, onde muita da informação está alojada. Também para isso é essencial que se criem estruturas de TI adequadas, que ajudem a garantir uma administração eficaz e a disponibilizar toda a informação em permanência.

O TI é, portanto, essencial para garantir toda a arquitetura e funcionalidade digital, sendo um forte gerador de valor para as empresas.

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