Carreira

Ξ 18 comentários

Quer ser um dos melhores ou vai ficar ai parado?

publicado por Eduardo Pires

Este é um post diferente e começo ele com esta provocação:
Quer ser um dos melhores ou vai ficar ai parado?

Estou há um pouco mais de 10 anos na carreira de desenvolvedor de sistemas, tempo suficiente para conhecer, analisar e categorizar muitos tipos de perfis dos profissionais desta área.

Muitos dos que trabalham/trabalharam comigo estão há pelo menos 5 anos como profissionais e é por isso que me motivei a escrever sobre este tema.

Pergunte a si mesmo e responda:

  • Quantas horas de estudo/aperfeiçoamento você dedica por semana?
  • Você costuma ler/experimentar/aprender uma tecnologia quando ela é lançada ou quando precisa trabalhar com ela?
  • Quais são seus planos (onde você se vê) daqui 5 anos?
  • Seus planos pessoais e conquistas dependem de um crescimento ou promoção na carreira?

Se você estuda pouco, não acompanha as novidades, não experimenta as novas tecnologias, tem planos maiores para daqui um tempo e eles dependem de resultados maiores, é melhor repensar a sua estratégia.

Eu sou um exemplo disto, em um emprego anterior onde fiquei cerca de 5 anos eu entrei atualizado e sai desatualizado. Me envolvi demais com a operação, com o negócio da empresa e suportei a tecnologia com aquilo que já sabia fazer, cresci na carreira, mas uma carreira que fazia sentido apenas dentro daquela empresa.

Quando sai deste emprego eu voltei a estudar e me dedicar ao que realmente me interessa, a tecnologia e a dor foi grande, pois recuperar em curto tempo grandes evoluções tecnológicas foi (e ainda é) uma tarefa pesada.

Conto que tive a sorte de conhecer/ter contato com diversos profissionais neste período de reaprendizagem e são neles que baseio meu “target” para chegar lá, buscar mais conhecimento, entregar melhores resultados e receber reconhecimento.

Ai vão as minhas dicas:

  • Estude todo dia, quanto tempo tiver a disposição, acostume-se com a rotina de estudar e vá aumentando a carga horária. Defina uma meta de horas e a alcance toda semana.
  • Leia muito, é lendo que surgem as dúvidas e descobrimos tudo o que não conhecemos.
  • Use o tempo ao seu favor, carregue podcasts no celular, no pendrive do som do carro e ouça enquanto se transporta, tenha sempre um PDF ou um artigo para ler no celular enquanto está a espera de algo. Ócio produtivo 
  • Foque em pontos quais você pretende destacar sua carreira, conheça de tudo mas seja especialista em determinadas áreas.
  • Crie experimentos em casa, no trabalho, aprenda sem medo de errar.
  • Procure um bom curso/livro/treinamento online.
  • Certifique-se, mostre que você sabe.
  • Desenvolva sua oratória, não adianta muito saber algo se não sabe falar sobre.
  • Corte o tempo perdido com redes sociais, use-as, mas saiba tirar o melhor proveito destas ferramentas, faça network, converse com pessoas com quem você deseja aprender, se envolva.
  • Frequente comunidades virtuais, presenciais, visite workshops, assista palestras.
  • Não tenha medo de perguntar, mas saiba fazer sua pergunta, não pergunte sem antes ter tendado aprender/resolver sozinho.

E por fim, saia do seu círculo de conforto e experimente o sucesso, mas sem medo de fracassar, quem não erra não aprende.

Nossa área está mais do que carente de profissionais qualificados, as chances de crescimento, sucesso profissional e remuneração acima da média só depende do quanto você se dedica, e veja o lado bom, tem tanta vaga a espera que a concorrência é baixíssima. Aproveite a grande vantagem desta nossa área.

Este 2013 é um ano especial, sinta a oportunidade.

Me disponho a ajudar, indicar material/blogs/livros, convidar para palestras, tirar dúvidas, orientar. Me procure nos meus links ou deixe um comentário aqui no site e divida conosco seu feedback .

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Eduardo Pires é Arquiteto de Sistemas, Desenvolvedor, Palestrante e Blogueiro. Atuando na área desde 2001 adquiriu experiência em projetos nacionais e internacionais. Atua como consultor independente prestando consultoria de Arquitetura, Desenvolvimento e ALM para empresas no Brasil. Possui as certificações MSP, MCPD, MCSA, PSD, ITIL V3 e escreve constantemente em seu site buscando dividir conhecimentos e contribuir para motivação de uma melhor formação técnica dos profissionais da área. falecom@eduardopires.net.br http://www.eduardopires.net.br

Eduardo Pires

Comentários

18 Comments

  • Excelente Materia. Parabéns ! Tem momentos que acabamos no acomodando mesmo estando em algum bom cargo, bom salário, sempre podemos mais, só depende de nós !

    • Olá José!

      Obrigado pelo feedback! Espero que tenha ajudado de alguma forma 😉

      Abraços.

  • Achei muito instrutivo o artigo, gostaria de saber se poderia me indicar materiais/cursos ou até mesmo um mentor de SOA. No mais a idéia de sempre estar estudando é muito boa, porém é mais trabalhosa do que parece, o grande desafio é conciliar sua vida profissional/pessoal e sempre buscar o novo. Parabens pelo artigo!

  • Cara,

    excepcional a matéria, uma das melhores matérias que já li…

    Acompanho constantemente o seu blog e pode ter certeza que esses textos em formato “tapa na cara” fazem muitas pessoas repensarem o que estão fazendo de errado e mudarem esse pensamento.

    Estou realizando um projeto pessoal e trabalho nele todos os dias e com essa matéria que você escreveu você conseguiu transmitir mais um pouco de motivação para mim.

    Obrigado e Parabéns mais uma vez!

    • Olá Wendell,

      Muito obrigado pelo feedback, ver o seu próprio trabalho ajudando os demais é a melhor recompensa 🙂

      Muitas vezes a melhor motivação é alcançada com um bom “tapa”.

      Ajude-nos a espalhar essa motivação para os seus conhecidos divulgando esse artigo, o original está em meu site:
      http://eduardopires.net.br/2013/02/quer-ser-um-dos-melhores/

      Abraços.

  • Parabéns Eduardo,

    você foi muito feliz na matéria, abriu meus olhos para repensar em muita coisa.

    Em breve posto muitas perguntas para me ajudar.
    Deus te abençoe sempre mais.

    sds

    • Olá Rui,

      Obrigado pelo feedback!
      Desejo-lhe boa sorte com sua jornada!

      Abraços.

  • Gostei muito do artigo. Estou iniciando um curso em informática com ênfase em programação e me deparei com muitas destas questões citadas no artigo, inclusive a de procurar um estágio na área (não foi nem um pouco fácil, mas consegui na área de suporte técnico). Estou pensando em criar um blog de tutorias com os mais diversos assuntos relacionados a TI. Um blog para dividir conhecimento e adquiri-lo e ajudar as pessoas a conhecerem melhor essa área. É mais um projeto pessoal meu. Continue produzindo artigos assim, eles são muitíssimo instrutivos para novatos como eu =]. Abraço!

    • Olá Guilherme!

      Obrigado pelo feedback! Espero que tenha ajudado de alguma forma 🙂

      Abraços.

  • Eduardo,

    Parabéns pelo seu artigo 🙂 Eu vi hoje pelo FB. Também me deparo com essas questões na minha carreira, trabalho numa grande empresa onde sempre os exemplos.
    Valeu !!!

    • Olá Leonardo, obrigado pelo feedback.

      É muito importante ter em mente que o foco deve ser na carreira independente de onde você esteja trabalhando, o quanto está preparado para o mercado em geral.

      Fazer uma avaliação periódica sobre a evolução de sua carreira é um ótimo exercício.

      Abraços.

  • Parabéns Eduardo, ótimo artigo, com certeza vou começar a aplicá-lo no meu dia-a-dia, pois vi que preciso mudar muito meus hábitos se quiser ter uma chance realmente boa no mercado, ainda mais com um mercado tão carente quanto o nosso. Vlw mesmo.

    • Olá Thiago, obrigado pelo feedback.

      Está certo, estamos em um ótimo momento onde aquele que se destaca recebe benefícios e reconhecimentos muito atraentes.
      Não poupe esforços para atingir o máximo de seu potencial.

      Abraços.

  • Eduardo, sensacional esse artigo!

    Há alguns meses comecei a conciliar meu curso de pós-graduação com a leitura de artigos como este na web e também com video aulas e tutoriais diversos. Não me arrependo – apesar de que ainda tenho dificuldade pra arrumar tempo. Sei que ainda estou bem no início desta caminhada, mas também sei que só depende de mim mesmo. Afinal, a internet está cada vez mais rica de ótimos conteúdos. Basta sabermos utiliza-los.

    E este artigo é belo exemplo disso! A cada frase, fui impulsionado e incentivado a seguir em frente nesta caminhada.

    Um abraço e obrigado pelo incentivo!
    E espero ler mais artigos seus!

    • Olá Marcelo,

      Muito obrigado pelo seu feedback.

      A ideia é essa mesma, manter uma forte motivação em crescer e utilizar a tecnologia a nosso favor consumindo informações nos momentos onde temos algum tipo de ócio e mantendo um ritmo de estudos contínuos.

      Boa sorte na sua jornada, seu sucesso será relativo ao seu esforço 🙂
      Caso queira ler todos meus artigos e acompanhar os mais novos visite meu site:
      http://eduardopires.net.br/

      Abraços.

  • Otimo texto Eduardo!!
    Gostei muito principalmente da frase:

    “E por fim, saia do seu círculo de conforto e experimente o sucesso, mas sem medo de fracassar, quem não erra não aprende.”

    Tenho que confessar que me identifiquei um pouco!!

    Parabéns pelo texto!!

  • Excelente matéria.

    Deu pra acordar e criar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. O pouco tempo precioso que temos tem que realmente ser bem investido.

    Proxima meta é tentar fazer o se curso de ASP.NET MVC 5.

    um grande abraço.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes