Carreira

Ξ 1 comentário

Que valor nós damos a nossa carreira?

publicado por Paulo Henrique Serafim

Figura - Que valor nós damos a nossa carreira?Em 1930 o educador japonês Tsunessaburo Makiguti (1871-1944) lançou a obra Teoria do Sistema Educacional de Criação de Valores, a qual baseou a sua filosofia educacional chamada  Teoria da Criação de Valor. O senhor Makiguti tinha a grande preocupação que o sistema educacional japonês de sua época pudesse criar e desenvolver pessoas com maior senso de valores humanísticos e de que o propósito da vida era a felicidade e, portanto onde todos a partir deste estado pudessem criar o próprio valor em suas vidas.

A Teoria da Criação de Valor é baseada em três princípios: o Bom, o Belo e o Benefício. Mas qual a relação destes princípios com o desenvolvimento das nossas carreiras?

Se pensarmos nos dias atuais, enfrentamos uma luta feroz todos os dias em termos de desenvolvimento profissional. A luta é mais brutal ainda quando a pessoa encontra-se fora do mercado de trabalho, pois ela compete com aquele que está no dia-a-dia se desenvolvendo e ao mesmo tempo procurando o aperfeiçoamento através de cursos, seja uma pós graduação, seja um EAD. Mas se o desenvolvimento profissional não for focado e com objetivos claros muitos acabam se perdendo e aquele ímpeto de se tornar um profissional de ponta em determinada área pouco a pouco vai se perdendo.

Com o advento dos modelos de negócio pessoal ou Business Model You, temos uma ferramenta para, de forma bastante intuitiva, definir qual valor enquanto profissionais podemos criar para o mercado no qual estamos inseridos. Portanto criar valor talvez seja o cerne de todas as lutas ferozes que travamos em busca de um crescimento profissional sustentável. E a pergunta acima? Qual a relação disso tudo com a teoria do senhor Makiguti?

O primeiro princípio da teoria fala sobre o Bom, que significa que os nossos esforços de desenvolvimento profissional devem ser direcionados para busca de um trabalho que façamos sempre com o máximo de carinho, de primor, onde nesta busca pela excelência encontramos valor naquilo que fazemos.

O segundo princípio, o Belo significa que o nosso trabalho quando cria valor, faz sentido para a sociedade. Aqui talvez seja difícil imaginar um trabalho de assistente de secretária que traga valor para sociedade nos dias atuais. Mas quando pensamos a luz da Teoria da Criação de Valor mesmo um trabalho que não seja da linha de frente de uma empresa possui a sua contribuição para que esta mesma empresa corresponda de maneira positiva no meio social, ou seja, o Belo é aquele trabalho em que as nossas competências são continuamente testadas e isso gera um resultado positivo em meio à sociedade mesmo de forma indireta.

E o ultimo e não menos importante princípio é o Benefício que aqui se refere a quais serão as minhas recompensas por um trabalho que primo pela excelência e que retorno valor ao meio social. Podemos dizer que a remuneração está na categoria do beneficio bem como a qualidade de vida proporcionada por morar em uma localidade que me permita estar mais tempo junto da minha família, ou aos amigos ou realizando alguma atividade filantrópica.

Podemos pensar que estes três princípios possam caminhar de maneira separada, mas na verdade eles são uno na medida em que criar valor seja o nosso principal objetivo na busca do crescimento profissional.

A preocupação do senhor Makiguti era fazer com que as pessoas em sua época entendessem que o propósito da vida é a felicidade e serem pessoas felizes passa necessariamente pela criação dos nossos valores como seres humanos e o trabalho, a carreira, o desenvolvimento profissional é um campo fértil para exercitarmos as nossas capacidades e nisso reside a importância de sabermos, que valor nós damos a nossa carreira.

[Crédito da Imagem: Carreira – ShutterStock]

Autor

Paulo Henrique Serafim

Comentários

1 Comment

  • Muito bom…. esta dinâmica, atuando em infraestrutura, que é meu caso… é muito dificil… como posso ampliar este horizonte?

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes