Carreira

Ξ 1 comentário

Quanto deve ganhar um Scrum Master?

publicado por Flávio Steffens

Quanto deve ganhar um Scrum Master?Semana passada rolou um assunto bem interessante na lista “scrum-brasil”: a remuneração de um Scrum Master. Como ela deve ser feita? Um Scrum Master deve ganhar mais ou igualmente à equipe? Como calcular? Este post traz uma visão minha do que foi discutido.A grande discussão que se gera é devido a sobreposição de “gerente de projeto” e “scrum master”. São dois conceitos diferentes, principalmente se vermos que um “scrum master” é um FACILITADOR da equipe, atuando em conjunto dela. Já o “gerente de projeto” nos remete a alguém que tem foco em gerir de fato o projeto, muitas vezes deixando de lado até mesmo o perfil facilitador que deveria ter. Resumindo, poderíamos dizer que em agile, temos o “scrum master” trabalhando para o time, enquanto que no método tradicional, temos o time trabalhando para o “gerente de projetos”.

Em primeiro lugar, ao falarmos de salários e benefícios, temos que contextualizar o mercado. A empresa onde a pessoa atua é de que porte? Qual é o mercado atuante? Qual a cidade em que está localizada? Essas três variáveis são de grande importância para contextualizar valores. Empresas pequenas tendem a pagar menos do que empresas maiores. Empresas de tecnologia possuem salários diferentes de uma empresa de construção civil. Porto Alegre possui um mercado diferente de São Paulo.

Em segundo lugar, é preciso avaliar a cultura da empresa. A empresa possui uma cultura orientada a hierarquia? Ou é mais horizontal? Empresas orientadas a hierarquia são mais burocráticas, porém evidenciam mais a diferença salarial. Empresas horizontais são menos burocráticas, porém costumam ter menor diferença salarial.

Por fim, avaliar a questão da especialização. Empresas que costumam especializar atividades, também costumam criar planos diferenciados de salários. São aquelas empresas em que temos um gerente de projetos, gerente de produtos, analista júnior, analista sênior, programador C++ pleno, programador Java junior, e assim por diante.

O que, então, deve pesar para avaliar quanto ganha um Scrum Master?

Na minha opinião:

  1. PERFIL. Esse deve ser o item principal. Um Scrum Master precisa ter um perfil apropriado. Ser um facilitador requer uma visão mais “humana” e também um atitude catalisadora. Como o Rafael Armony citou, nas palavras de Ken Schwaber.  Um ScrumMaster tem certos traços de personalidade. Ele ou ela são geralmente focados e determinados em fazer o que for necessário para seus times de Scrum. Algumas pessoas não são apropriadas como ScrumMasters. Não se sentem confortáveis tendo tanta visibilidade e tendo que ter tomar tanta iniciativa. Remover impedimentos requer determinação e teimosia.
  2. EXPERIÊNCIA. Um bom Scrum Master deve ter experiência na área em que irá atuar. Não precisa ser totalmente familiarizado com as tecnologias envolvidas, mas precisa ter discernimento das áreas de projeto, processos, ferramentas, etc. E também precisa ser um bom líder para motivar, comunicar, orientar, guiar, etc.
  3. PROJETO. Como remunerar um Scrum Master em R$ 10.000 se o projeto tem orçamento mensal de R$ 5.000 ? Isso só seria possível se o projeto tivesse um caráter estratégico para a empresa. Logo, é importantíssimo analisar a importância e criticidade do projeto.
  4. MERCADO. Como já foi mencionado, Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e São Paulo possuem um custo de vida completamente diferente umas das outras. É preciso levar isto em consideração também.
  5. RESPONSABILIDADE. O Scrum Master poderá ter uma gama de responsabilidades de acordo com a necessidade do projeto. Sabemos que nem todas empresas serão 100% ágeis, então é preciso saber que poderá ocorrer uma variação de responsabilidades de empresa para empresa, ou de projeto para projeto.

Ufa! São cinco variáveis que devem ser analisadas para chegarmos a um valor. Uma dica final é fazer um bom e velho benchmarking entre empresas similares a sua. Tendo um valor base como parâmetro, reflita sobre os cinco itens citados e defina uma média de valor que será oferecido ao seu Scrum Master. O valor final, obviamente, será discutido nas entrevistas 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Flávio Steffens de Castro é empreendedor na Woompa (www.woompa.com.br), criador do crowdfunding Bicharia (www.bicharia.com.br) e gerente de projetos desde 2006. Trabalha com métodos ágeis de gerenciamento de projetos desde 2007, sendo CSM e autor do blog Agileway (www.agileway.com.br).

Flávio Steffens

Comentários

1 Comment

  • Bom dia, gostei da matéria, poderíamos ter mais discussões na área de Scrum, sou analista de projeto/negocio e estou começando agora na área de Scrum como P.O. é uma área bem interessante, seria legal mais post sobre o assunto. Segue a Dica.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes