TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Qual a importância da documentação em TI?

publicado por Eduardo Medina Mendonça

documentos Material noticiaEsta é uma das perguntas que praticamente todos profissionais de TI fazem. Acredito que a premissa de qualquer trabalho é primeiro, a definição: do quê, como e qual a forma que iremos fazer uma determinada tarefa e/ou lista de tarefas, isso será feito no nosso caso através de reuniões, pré agendadas ou não. Com isso, já teremos pelo menos um documento básico, a chamada “Ata de Reunião”, documento este que terão os itens discutidos e as possíveis ações que serão tomadas e as que deverão ser tomadas do que foi discutido e/ou acordado na mesma reunião.

No exemplo supracitado teremos o inicio para responder a pergunta, tudo deve ser devidamente documentado para não haver problemas ao se iniciar um trabalho e principalmente para que se tenha um objetivo, uma meta e as etapas necessárias para a execução da tarefa e/ou tarefas a serem efetuadas, garantindo ainda que será feito exatamente o que o usuário deseja.

Apenas este documento não resolve. Afinal este documento servirá como base para uma série de documentos que são de extrema importância a qualquer atividade na área de TI, por exemplo, se a reunião for de implantação de INFRA, após a geração da “Ata de Reunião”, deverá ser feito pelo menos o “Documento de Viabilidade”, com os custos de ônus e bônus, material físico e humano necessários ao que será feito e pelo menos um cronograma, com os prazos inclusive de entrega, um documento final muito criticado em alguns casos e que todos desejam que seus clientes e/ou usuários dêem, o aceite ou de acordo, que irá atestar não só sobre a qualidade do que foi feito como também a resolução.

Então, independente do tipo e/ou forma que iremos gerar será de extremamente necessário a criação de documentos para não só gerir, gerenciar como também implementar qualquer tipo de tarefa em TI.

Existem ainda as práticas em tratamento de documentos como UML, BPM, etc; mesmo assim independente de qual será utilizada, todos irão passar em 3 (três) pontos básicos:

  1. A idéia – O que será feito e de que forma;
  2. Tratamento – Qual a metodologia, sistema e hardware necessários a idéia, implantação e implementação;
  3. Finalização – Testes, qualidade e aceite.

Concluindo, sem a documentação nada pode ou deve ser feito em TI, então quando estiver em um projeto, pensando ou mesmo tratando sobre uma demanda ou tarefa, perca sim um tempo e gaste sim o tempo que for primeiro documentando muito bem para deixar definido o quê, como e de quê forma será ou deverá ser realizado a ou as demandas e/ou tarefas a serem efetuadas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formado em análise de sistemas em 98, com pós não concluída em Redes em 1999, inglês intermediário, espanhol e italiano básicos, vivência levantando informações, identificar e documentar processos utilizando as melhores práticas de BPM, monitorando e elaborando análises indicando melhorias, gerando, gerenciando relatórios gerenciais para avaliações e considerações. Liderança e coordenação de equipes, elaboração de propostas e licitações com cálculos de pontos de função, atendimento a clientes e de sistemas e banco de dados, desenvolvimento e manutenção de sistemas em Microsoft CRM 2011 e geração de portal Intranet em Sharepoint 2013 com customizações em VS2012, base de dados SQL Server 2013. Manutenção de sistemas em Java, PHP ou Delphi, no INCA, com base de dados em Sql Server, Postgre ou Oracle, passando depois a gerar a nova intranet com Sharepoint 2010 e base Sql server 2010 com customizações em VS2012 em C#. Conhecimentos em gestão de BPM, gerenciamento integrado e em TI, melhores práticas em UML, na geração e elaboração de requisitos,manuais e demais documentações visando o negócios ou sistemas com proposta de melhorias diagramação, desenho de fluxos, cronogramas e documento de visão e aceite para entrega de projetos.

Eduardo Medina Mendonça

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes