CarreiraProfissional de vendas é passado. Como chamá-lo agora?

Profissional de vendas é passado. Como chamá-lo agora?

-

Publicidade

Figura - Profissional de vendas é passado. Como chamá-lo agora?Na década de 70, quando iniciei minha experiência em vendas, o cenário era bem diferente do que é hoje. O cliente não possuía muitas informações sobre os produtos e nós não possuíamos muitas informações sobre o cliente. Tínhamos sobre a mesa apenas um fichário de clientes, um telefone fixo e uma pilha de catálogos.

Hoje, temos a internet, um meio inesgotável de obter informações sobre qualquer empresa ou produto. Podemos visitar o site do cliente e preparar uma estratégia de abordagem. Isto quando o cliente aceita ser visitado, porque sempre acha que já obteve todas as informações que precisa pela internet.

Naquele tempo, as empresas não se preocupavam tanto com a concorrência, nem faziam um planejamento estratégico para curto ou médio prazo. Em muitas empresas, as cotas de vendas eram definidas para o ano e não para o trimestre ou para o mês, como agora (já tem até cota diária). Uma nova estratégia só quando fechava o período de vendas. A reação era lenta. Hoje, as empresas precisam conhecer profundamente a concorrência, estudar seus movimentos, ter mais foco nos nichos de mercado e fugir das commodities. Precisam descobrir os pontos fortes e, principalmente, os fracos da concorrência, para traçar sua estratégia e treinar sua equipe técnica e comercial. Precisam reagir rapidamente.

O mundo mudou, pessoas e empresas pensam e agem de forma diferente devido à farta disponibilidade de recursos tecnológicos. Hoje, e cada vez mais no futuro, é preciso conhecer profundamente o cliente, além de conhecer bem o produto ou serviço. O profissional de vendas deverá ser capaz de proporcionar uma experiência marcante, encantar o cliente, explorando o valor que ele percebe no produto e não o valor que o produto tem por si só. É isto que devemos explorar: A percepção.

Eles precisam estar sempre atentos às reações do cliente, até naqueles momentos em que ele se diz insatisfeito, pois aí pode estar o embrião de um novo nicho de negócio. É nos erros que a gente aprende e não nos acertos. Se queremos mudar, melhorar, crescer, temos que fazer as coisas de um modo diferente, para que o resultado seja diferente.

No futuro o vendedor será ainda mais responsável não só por seus resultados, mas por seu desenvolvimento profissional, sua capacidade de atender mercados em transformação, suas certificações técnicas, pela qualidade de sua abordagem e todos os fatores que influenciam a percepção do cliente em seu produto ou serviço. Para ser único, deverá fazer mais do que os outros fazem, e melhor. Os vendedores do futuro precisam ser treinados por profissionais comprometidos com a qualidade do conteúdo. A avaliação do vendedor deverá considerar não só o resultado financeiro ou o volume de suas vendas, mas a capacidade de captação e retenção de clientes que geram mais rentabilidade. A empresa do futuro deverá ter o foco do cliente, e não no cliente. O profissional de vendas deverá tercada vez mais o exato perfil da empresa que representa e do produto que comercializa. Deverá ter consciência plena do que sua empresa pretende, além de saber como o cliente pensa, para fidelizá-lo.

Não sei como vamos chamá-lo, mas o que sei é que não existe espaço para outro perfil no futuro. E o futuro já começou. Você já está pronto?

Thales Cunhahttp://www.4servers.com.br
Thales Cunha é empresário de TI com 35 anos de experiência na comercialização de computadores e servidores de todos os portes. Atuou em empresas como IBM, DELL, Ação Informática, entre outras. É proprietário da 4Servers Technologies (www.4servers.com.br) , empresa especializada no fornecimento de peças novas e/ou descontinuadas para upgrade de servidores e storages da HP, IBM e Dell. Edita o blog 4SERVERS TECHNOLOGIES (www.4servers.net.br) sobre Informática, Tecnologia, Vendas, Marketing, Notícias, Empresas, Eventos e Negócios.

Latest news

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.
Publicidade

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Must read

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you