CarreiraProfessor: aprendendo a ensinar com a tecnologia

Professor: aprendendo a ensinar com a tecnologia

-

Publicidade

Figura - Professor: aprendendo a ensinar com a tecnologiaA missão de ensinar é muito anterior à criação das primeiras instituições educadoras da história. Antes mesmo do desenvolvimento da escrita, processos comunicacionais de fala e gestos tiveram importante função de repassar aquilo que era considerado importante e, a necessidade de nomear pessoas específicas para ensinar, já aconteceu no Antigo Egito.

O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Especialistas em comunicação já consideram o uso das tecnologias nas salas de aula um caminho sem volta. Porém, ela depende essencialmente dos professores para dar certo. Isso porque eles precisam dominar os aplicativos para obter ganhos reais para a prática pedagógica e conseguir realmente impactar os alunos de forma benéfica.

O professor deve saber aliar seus conhecimentos acadêmicos com as novas plataformas digitais. A tecnologia pode e deve facilitar o seu trabalho, instigando a troca de informações e conhecimentos, além de fornecer uma análise mais completa e precisa de cada estudante.

Pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet mostra que a falta de conhecimento do professor ainda é o maior argumento para explicar o pouco uso de tecnologias na sala de aula. Muitas vezes, eles evitam usá-las por medo de não as dominar. Os educadores não foram preparados para usar tecnologias digitais em sala e os que ainda estão em graduação também não estão sendo preparados.

É uma deficiência na formação inicial, pois as faculdades de educação das universidades não ensinam sobre inovação pedagógica. Além da falta do incentivo correto, essa falta de conhecimento é também uma questão de quebra de paradigmas e de mentalidade. Os professores estão acostumados com um método de ensino e não se preocupam em atualizá-lo e aperfeiçoa-lo de acordo com o atual contexto que vivemos. Quem sai perdendo são os próprios alunos e a educação como um todo.

Acredito que todos os mestres em educação deveriam trazer para dentro das salas de aulas, sistemas de ensino que se baseiam no uso de dispositivos móveis, como smartphones, tablets, além do uso de redes sociais e jogos digitais. Assim, o professor consegue direcionar o conteúdo pedagógico de forma mais personalizada e acompanhar cada aluno individualmente.

Esse conceito já é aplicado em diversas instituições pelo mundo, principalmente, nos Estados Unidos. Um número cada vez maior de professores norte-americanos investe, cada vez mais, em ferramentas e dispositivos para educar os alunos, usando recursos tecnológicos. Resultados expressivos são alcançados e o rendimento do aluno aumenta de forma expressiva, de acordo com pesquisas norte-americanas sobre o assunto, desenvolvidas pela Pew Research Center e o Hole in the Wall.

Outro conceito educacional que vem ganhando muitos adeptos é a “Aula invertida” (Flipped Classroom) que consiste em fazer os alunos aprenderem por si próprios, o conteúdo fora da sala de aula (em casa) através de textos, vídeos e qualquer material tecnológico disponível, deixando a sala de aula para discussão, atividades em grupo, resolução de dúvidas e tarefas mais criativas que requerem realmente a presença e conhecimento do professor e fomentam a criatividade e pensamento crítico dos alunos.

A aprendizagem com auxílio da tecnologia pode, de fato, fazer uma diferença positiva na forma como os alunos instruem-se. Quando usada da maneira correta pelo professor, o aluno pode aprender e se engajar mais. Precisamos entender que a educação é o maior agente de transformação da sociedade e, por isso, os educadores também precisam estar em constante aprendizado.

[Crédito da Imagem: Tecnologia – ShutterStock]

Marcos Abellón
Marcos Abellón, diretor geral da Q2L - www.q2l.com.br

2 COMMENTS

  1. Parabéns Marcos pela abordagem ao tema, mas gostaria de saber se conseguiria colaborar um pouco mais no sentido de orientar com possíveis ferramentas que auxiliem nesse processo de atualização do docente e ensino pratico dos alunos.

    Obrigado.

Latest news

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.

Inteligência Artificial e Cibersegurança: Os Novos Desafios da Era Digital

%%excerpt%% Descubra os riscos da Inteligência Artificial na cibersegurança, como ataques adversariais, phishing 2.0 e deepfakes, além de desafios éticos e legais.

IA que gera vídeos: O Guia Definitivo das Melhores Ferramentas de 2025

Descubra os 10 melhores geradores de vídeo por IA de 2025. Veja comparações reais, preços, APIs e escolha a ferramenta ideal para seu projeto.
Publicidade

Construindo Times de Sucesso: Como Equilibrar Similaridade e Diversidade de Perfis

Descubra estratégias de liderança para formar times de sucesso. Aprenda quando optar por perfis semelhantes para estabilidade e quando escolher perfis diversos para impulsionar a inovação.

Inteligência Artificial na Guerra Moderna: A Nova Fronteira do Combate

Como a Inteligência Artificial na guerra moderna está decidindo batalhas? Entenda a tecnologia por trás dos ataques de Israel e Irã e as táticas de IA que mudaram o combate.

Must read

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you