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Preste atenção na recepção

publicado por Flávio Steffens

Em qualquer plano de negócios é essencial definir uma visão, missão e valores que serão os norteadores e guiarão a empresa ao crescimento. Muitas empresas, obviamente, preenchem isso apenas como obrigação. Outras, preenchem e seguem.

Mas algumas são um caso a parte. Elas definem seus valores, acreditam piamente neles, mas esquecem de realmente aplicá-los no dia-a-dia. E como identificar empresas assim? Simples. Observe um pouco mais a recepção da sede.

Já realizei diversas entrevistas de emprego na minha vida profissional. E agora, olhando para trás, é impressionante como na grande maioria das empresas, essa afirmativa que eu fiz é de fato verdadeira.

Lembro-me de alguns casos. Certa vez, buscava emprego como estagiário. Era uma empresa aqui perto de casa, trabalhava com uma linguagem de programação que eu não conhecia, mas a distância me fez lutar pela vaga. Fui até a empresa, onde uma recepcionista me atendeu. Ela ficava em um cubículo minusculo, numa sala pequena, com dois telefones e um computador (velho). Sentei ali e aguardei. Cinco, dez, quinze minutos. Quando fui atendido pelo responsável, a entrevista foi conduzida sem que ele sequer me olhasse nos olhos. Eu parecia um estorvo naquele momento. Obviamente não consegui a vaga, mas me lembro de na saída passar pela sala onde os desenvolvedores trabalhavam. Era um silêncio sepulcral, apenas com dois desenvolvedores conversando e logo cessando a conversa ao verem o meu entrevistador. Anos depois, conheci um desenvolvedor que trabalhou lá. Ele disse que o chefão da empresa adorava repetir as palavras: “dedicação”, “vestir a camiseta” e “colaboradores”, mas parece que não condizia com a realidade. Em trinta minutos que eu estive no local, isso já poderia ter sido notado.

Um outro caso bastante interessante foi em uma empresa na qual eu fui admitido para um estágio. Fui fazer a entrevista com um dos gerentes. A recepcionista me atendeu sorridente, me ofereceu café, chá ou água (preferi água) e aguardei não mais do que cinco minutos. A entrevista com o gerente foi conduzida de uma forma objetiva, sincera e tranquila. Olhos nos olhos, ele me explicando o que a empresa fazia, quais seriam minhas possíveis funções, respondendo minhas dúvidas, enfim. Saí de lá com vontade de trabalhar no local! E por sorte, acabei recebendo a oportunidade. Conhecendo a empresa, percebi que o ambiente era bastante simpático e transparente. Acabei ficando pouco tempo lá: infelizmente sempre fui um desenvolvedor medíocre (posso admitir sem medo!). Mas aquela saída me deixou bastante triste, pelo fato de eu sentir que eu poderia ter retribuído melhor.

Em ambos os casos, a recepção da empresa já causou uma forte imagem em mim, do que a empresa representava na realidade. Por mais que as empresas tentem mascarar sua recepção (com ambiente clean, pomposo sistema de atendimento, gentilezas pré-programadas), se isso tudo for apenas uma fachada, logo isso acaba transparecendo ao natural. E, na maioria dos casos, isso acaba sendo constrangedor.

O que uma empresa que tem os valores distorcidos deve fazer, então? Ora, investir nas PESSOAS. Sim, sempre elas. Não existe processo, procedimento ou treinamento programado que mude as atitudes das pessoas. Um bom ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados irá refletir naturalmente na imagem da empresa e, consequentemente, na recepção.

Ou você se sente menos irritado ao ligar para o SAC da sua televisão a cabo ou telefonia, só porque você escuta que “a sua ligação é muito importante para nós”?

E se você ainda torce o nariz para isso, pense que aquelas pessoas insatisfeitas e desmotivadas serão as primeiras pessoas que terão o contato com seus clientes e fornecedores. Lembre-se daquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”.

Autor

Flávio Steffens de Castro é empreendedor na Woompa (www.woompa.com.br), criador do crowdfunding Bicharia (www.bicharia.com.br) e gerente de projetos desde 2006. Trabalha com métodos ágeis de gerenciamento de projetos desde 2007, sendo CSM e autor do blog Agileway (www.agileway.com.br).

Flávio Steffens

Comentários

1 Comment

  • Belo texto muito bem redigido e com conteúdo verídico, acredito que desta forma jovens possam perceber quando determinada empresa vale ou não sua dedicação. É certo que só existe frutos através de dedicação e persistência, mas é preciso saber observar cada ambiente com uma visão mais aguçada para não passar por experiências desnecessárias.

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