Mercado

Ξ 4 comentários

Pequenas e Medias Empresas-PMEs são iguais a Classe C?

publicado por Laecio Barreiros

As grandes empresas de consultoria, auditoria, ERPs e Bancos agora acordaram e colocaram os olhos para as Pequenas e Medias Empresas- PME´s, a exemplo das empresas de consumo que estão investimento e seduzindo a emergente Classe C social.

Estas grandes companhias estão montando enormes estruturas e investindo forte neste nicho …que para eles, as PMEs são como a Classe C Social, sedentas por consumo e novidades .

Atenção: “Não é bem assim, não tem bobo nesta historia ! Empreendedor tem uma capacidade analítica e de realização de negócios, as vezes muito mais afinada que a de um Executivo ”. Como atuo desde 2001 atendendo preferencialmente e depois exclusivamente as Pequenas e Medias Empresa-PME´s … tenho presenciado alguns absurdos na forma como estes gigantes se relacionam com os pequenos e médios, vejam exemplos:

– Em um evento dirigido ao segmento de Pequenas e Médias Empresas – PME´s, um executivo de uma empresa de consultoria “big four” ( 4 maiores firmas de consultoria e auditoria), tentou explicar formação do preço de vendas e apuração de margens a partir dos livros contábeis ( Balanço e DRE ) … falha grave e descuido profundo, pois grande parte destas empresas fazem sua gestão com base no fluxo de caixa e com indicadores relacionados ao “regime de caixa”, a contabilidade na sua grande maioria é utilizado como instrumento de apuração de impostos e formalização legal, portanto o “regime de competência” que é a indicação para um modelo de gestão eficiente, não consegue atender de bate pronto e imediatamente as necessidades de uma Pequena e Media Empresa-PME, pois na sua grande maioria é um serviço terceirizado e trabalha com prazos dilatados para entrega de resultados.

– Uma outra enorme empresa, líder no mercado de ERP – Sistemas de Gestão, passou a ofertar soluções de consultoria padronizadas com foco na capacitação e treinamento do empreendedor … na minha visão, outro grande erro de avaliação, um empreendedor esta focado na geração de negócios e na sua gestão operacional, ele não consegue dedicar horas preciosas de seu tempo para obter conhecimento e depois replicar na equipe e na operação.

– Tem também um outro absurdo, que é florear demais a oferta … apresentações coloridas com termos em inglês, etc … na verdade são resumos das campanhas e materiais direcionados ao mercado principal que foram adaptados a Pequena e Media Empresa-PME sem levar em conta a objetividade.

– Outra, o vendedor da grande companhia vai vestido formal em um cliente e ambiente informal, chegam para as reuniões em carrões e com uma postura arrogante e o pior … estes profissionais não tem autonomia para negociar, ajustar ou customizar a oferta no momento, Empreendedores são muito objetivos e as vezes usam como poder barganha o fechamento do negocio imediatamente.

– Mais uma … eles tem que aprender que existe uma diferença enorme entre uma Micro, uma Pequena e uma Media Empresa, tanto nos seus processos de gestão, organização e operação, como no seu modelo de tomada de decisão … sendo que na maioria das vezes uma solução que serve para uma Pequena esta longe de servir para uma Media, há de se customizar muito.

Acho que vale a pena uma reflexão das grandes companhias em estudar e aprender mais sobre as PMES e não tratá-las como empresas equivalentes a Classe C … penso que a melhor forma é usar a visão de consultorias boutiques e menores que sempre trataram este segmento como Classe A.

Alias … sem querer ser pretencioso, acho que posso ofertar consultoria para estas grandonas, mostrando o caminho das pedras para atender a Pequena e Media Empresa – PME … Empreemdedor é assim … ve oportunidade em tudo !

Bons Negocios

Autor

Laecio Barreiros, 44 anos, 30 anos de carreira, Contador com MBA em Controladoria Financeira, atuou como Executivo de Finanças e Controladoria em empresas de renome como: GE Capital IT Solutions / IBM Brasil (Divisão Ivix Sistemas ) Zurich Seguros, Rhodes ( Grupo IVARS Italy ), Estanplaza Hotels, McDonalds, Manah (Bunge), Moore Brasil. Desde 2001 dirige a L&Barreiros Controladoria que desenvolve projetos de Gestão do Desempenho, Processos de Controladoria e Finanças com foco em Empresas de Pequeno e Médio Portes. Membro AMCHAM, Associado IBGC, escreve e colabora para as revistas: PEGN, Voce S/A, Exame PME, Meu Próprio Negocio, Estado SP, Folha SP, Portal IG, entre outras...

Laecio Barreiros

Comentários

4 Comments

  • Verdade. Comparecer aos eventos de lançamento dos novos produtos destas grandes empresas, destinados às PMEs, dão a sensação de que estão nos dando os restos do banquete.

    • Bom dia Laecio,

      Bom artigo e exemplos. Nao sei se isso é um problema de cultura brasileira ou cultura mundial de grandes empresas. Isso é um tratamento de cultura colonialista sobre pequenas e medias empresas. Seus exemplos, muitos reais, me preocuopam com relação ao futuro do “negócio social” no Brasil onde eu suponho que os mesmos problemas irão surgir.
      Por isso que divido, com muitos designers, a crença no modelo de co-criação para qualquer fim. “Transformation designers” como esses profissionaos são chamados na Inglaterra são pessoas que não sòmente desenham ou criem novos produtos mas sim novas maneiras de se entender e lidar com pessoas e negócios.

      Abraço,
      JL Barbosa

  • Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes