CarreiraOs novos desafios para o profissional de TI

Os novos desafios para o profissional de TI

-

Publicidade

Anos 90 – Certo dia, numa empresa de manufatura, é convocada uma reunião da área comercial para discutir e analisar resultados e vendas futuras.  Os gerentes comerciais se apressam buscando em suas gavetas algum material que possa vir a ser útil, pois sabem que o diretor gosta que os argumentos sejam respaldados com números.   Já são quase 08:30 hs e a reunião está por começar.  João Carlos, analista de TI, se encaminha para a sala de reuniões imaginando que se o chamaram é porque certamente vão necessitar algum relatório.    João Carlos sabe que seus usuários acham que a área TI não consegue responder com a agilidade e flexibilidade necessária às demandas do negócio e é vista como uma área que gera custos para a empresa (um “mal necessário” segundo alguns). Isto acontece apesar do esforço do João Carlos para manter a operação em funcionamento com custo baixo e atender as demandas de seus clientes.  Inicia-se a reunião e João Carlos, como em muitas outras ocasiões quase pede desculpas por estar presente, não quer atrapalhar e, a cada solicitação, informa as dificuldades (tempo e custo) para atendê-las.

Dias atuais – João Carlos envelheceu e aprendeu muito. Sabe que hoje todos os usuários, entendem que o domínio da informação pode vir a ser um diferencial competitivo relevante. Ele procura trabalhar alinhado ao negócio, buscando ser parceiro no processo de agregar valor aos resultados.  Continua, sim, preocupado em manter a operação com custo baixo e em atender às demandas de seu cliente. Sua postura nas reuniões é outra, está consciente que seu papel é buscar a melhor solução para o negócio levando em conta, claro, a limitação de recursos da área de TI.   Considerando essas limitações, prioriza suas ações no imenso back-log que tem, buscando entregar antes o que é mais importante, segundo critérios definidos por seus clientes.  Apesar disso, estranhamente seus usuários continuam insatisfeitos.  Reclamam da falta de agilidade e flexibilidade no atendimento das demandas.  O que acontece? Será que eles não percebem o enorme esforço e trabalho desenvolvido por ele e sua equipe?

Talvez o que João Carlos não esteja percebendo é que, apesar das inúmeras mudanças na empresa e nos usuários, ele, João Carlos, mudou somente seu discurso. Sua postura ainda é praticamente a mesma.

O ambiente competitivo é outro: surgiram novos produtos e serviços que “democratizaram” o uso da tecnologia; os usuários conhecendo-a melhor a incorporam ao seu cotidiano; não há mais o fornecedor único, as ofertas se multiplicam.  Isso gera novas expectativas com relação à área de TI.  Agora além da eficiência sempre desejada, espera-se cada vez mais do grupo de TI:

  • Que seja eficaz avaliada não somente por sua entrega, mas pelos resultados que o negócio venha atingir com a sua contribuição
  • Que desenvolva soluções viáveis, visando sempre o melhor custo/benefício
  • Que trabalhe “time to market”, ou seja, que tenha a agilidade e flexibilidade que o negócio necessita. Não cabe mais dizer para seu usuário: – ah! sinto que você precisa disso semana que vem, mas só poderei entregar dentro de três meses!!!
  • Que aporte conhecimento e não fique a reboque frente às inovações

O que vemos hoje é uma TI ainda não preparada para atender essas mudanças. Com a autonomia dos usuários e oferta abundante de serviços e fornecedores quais os novos papéis a serem desempenhados pelos profissionais de TI?  A cada demanda é necessário entender e comprometer-se com o resultado esperado e não simplesmente com o que vamos entregar (um relatório, uma base, uma consulta). Aí pode estar a diferença sútil entre trabalhar com o foco no cliente e trabalhar com foco do cliente. Por anos a fio fomos cobrados por preservar ativos e investimentos realizados. Isto talvez explique o distanciamento da TI das áreas de negócio, que são cobradas por resultados. É preciso mudar, urgentemente: planejar projetos atrelados aos objetivos de negócio e entregar resultados com a rapidez exigida pelo mercado.

João Carlos foi formado noutra cultura. Para sua transformação plena, não é suficiente o entendimento da necessidade da mudança, é preciso modificar hábitos, ter ousadia. O futuro que pode estar reservado a ele, como profissional de TI, é ser parceiro efetivo do negócio e ser assim percebido.   Sua expertise aliada a seu conhecimento do negócio poderá ser um dos fatores determinante para alavancar resultados.  Se João Carlos não promover essa mudança, o negócio, através de seus usuários, buscará outras soluções, restando para ele, João Carlos, somente o papel de cuidar dos ativos, como nos primórdios da computação.

O que fazer então? Como mudar? Bem, isso já é assunto para uma próxima ocasião…

Sergio Joveleviths
Executivo de Gestão de TI, com mais de 30 anos de experiência em incorporar tecnologia às atividades de empresas de manufatura e alavancar resultados de negócio com o uso da informação. Participante do desenvolvimento da metodologia de Gestão por Valor. Professor na Fundação Vanzolini no curso de Administração Industrial (2006-2010). MBA em Inovação em Gestão e em Lean IT (FGV)

Latest news

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.
Publicidade

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.

Must read

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you