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Onde acaba o BI e onde começa o CPM ?

publicado por Carlos Macedo

São tantos os termos e modelos que muitos confundem BIBusiness Intelligence com CPM Corporate Performance Management ou BPMBusiness Performance Management e é comum dizer que já tem uma solução de BI e tentar fazer dela uma solução de CPM. A verdade é que no mercado não existe ainda uma solução única de BI que faça você alcançar os patamares de um CPM real, onde toda a organização possa usufruir e alcançar um elevado índice de controle e assertividade para a gestão empresarial.

Onde acaba o BI e onde começa o CPM ?

Se realizar uma pesquisa sobre o que é CPM, irá encontrar algo como: “Business Performance Management ou Corporate Performance Management é um termo que se refere a um tipo de aplicativo empresarial, uma solução complementar aos tradicionais sistemas de gestão (BI), onde regras de negócio complexas, ligadas a administração do negócio, governança corporativa e Balance Scorecard são utilizadas a fim de se mensurar o desempenho do negócio.” (www.wikipedia.com)

Uma solução de BI de alto desempenho deve possuir no mínimo as seguintes características:

  • Rápido desenvolvimento e alta flexibilidade de implementação
  • Interação com todas  as fontes de dados da empresa
  • Preservação e  complementação aos investimentos em DWH
  • Personalizável a qualquer requerimento de negocio
  • Análises consistentes com dados corporativos
  • Incorporação das planilhas com informes corporativos
  • Consultas Ad-hoc
  • Conectividade bidirecional a múltiplas bases de dados
  • Rápida  assimilação pelo usuário do ambiente
  • Precisão e unicidade dos dados de origem

Para alcançarmos o CPM, seria necessário adicionar às características acima as seguintes possibilidades:

  • Orçamento, planejamento e simulação flexíveis
  • Personalizável a qualquer requisito de negocio
  • Controle direto do usuário na aplicação e publicação no tempo do negócio
  • Gerencia dos requisitos de planejamento estratégico
  • Fluxos de trabalho e dados integrados consistentemente, com planilhas centralizadas
  • Reporting baseado em web intuitiva
  • Informações gerenciais e estratégicas em qualquer lugar e a qualquer momento
  • Alta escalabilidade e suporte para grande volume de dados e usuários
  • Altíssima satisfação dos usuários

O objetivo final de um CPM que cubra todos os requisitos dos negócios sem gerar  impacto financeiro na sua aquisição e implementação, deverá cobrir as seguintes necessidades:

 

Um resumo sobre a diferença de BI e CPM poderia ser:

  • BI
    – Soluções para mostrar o porque do status atual dos negócios, responderia a pergunta: Porque estamos desta maneira ?
  • CPM
    – Adiciona as respostas sobre Como estamos? (Scorecard) e Como deveríamos estar? (Planning)

Outra maneira de explicar o CPM e dizer o que ele não é, ou seja, não é simplesmente uma solução de BI e nem tão pouco uma ferramenta de análise de dados a ser implementada num único departamento ou uma tecnologia ou ainda um complicado
software.

CPM pode então ser definido como a integração de vários componentes num só como sendo análise, orçamento, planejamento, Business Intelligence, integração de dados, previsões,  simulações e dashboards, é um verdadeiro exemplo de sinergias de softwares, atendendo aos requisitos Precisão, Tempo, Acesso e Contexto.

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Autor

Carlos Macedo 27 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atuando em empresas do segmento de Tecnologia e Serviços como Hewlett Packard, Serasa-Experian, PricewaterhouseCoopers, Siemens Enterprise e Edenred, como Gestor de áreas de Infraestrutura, Sistemas e Segurança da Informação e nos últimos 12 anos com foco na América Latina e Central. Com Especialização em Gestão de Fábrica de Software pela USP – Escola Politécnica em 2010, Pós-Graduado em Gestão da Segurança da Informação pela USP – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares em 2005 e graduado pela Universidade Mackenzie em Processamento de Dados. Certificado em ITIL - Foundation in IT Service Management (#60.318). Atualmente, Gerente de Infraestrutura e TI da Edenred (Ticket) para a América Latina. carlos.macedo@live.com

Carlos Macedo

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