São tantos os termos e modelos que muitos confundem BI – Business Intelligence com CPM – Corporate Performance Management ou BPM – Business Performance Management e é comum dizer que já tem uma solução de BI e tentar fazer dela uma solução de CPM. A verdade é que no mercado não existe ainda uma solução única de BI que faça você alcançar os patamares de um CPM real, onde toda a organização possa usufruir e alcançar um elevado índice de controle e assertividade para a gestão empresarial.
Onde acaba o BI e onde começa o CPM ?
Se realizar uma pesquisa sobre o que é CPM, irá encontrar algo como: “Business Performance Management ou Corporate Performance Management é um termo que se refere a um tipo de aplicativo empresarial, uma solução complementar aos tradicionais sistemas de gestão (BI), onde regras de negócio complexas, ligadas a administração do negócio, governança corporativa e Balance Scorecard são utilizadas a fim de se mensurar o desempenho do negócio.” (www.wikipedia.com)
Uma solução de BI de alto desempenho deve possuir no mínimo as seguintes características:
- Rápido desenvolvimento e alta flexibilidade de implementação
- Interação com todas as fontes de dados da empresa
- Preservação e complementação aos investimentos em DWH
- Personalizável a qualquer requerimento de negocio
- Análises consistentes com dados corporativos
- Incorporação das planilhas com informes corporativos
- Consultas Ad-hoc
- Conectividade bidirecional a múltiplas bases de dados
- Rápida assimilação pelo usuário do ambiente
- Precisão e unicidade dos dados de origem
Para alcançarmos o CPM, seria necessário adicionar às características acima as seguintes possibilidades:
- Orçamento, planejamento e simulação flexíveis
- Personalizável a qualquer requisito de negocio
- Controle direto do usuário na aplicação e publicação no tempo do negócio
- Gerencia dos requisitos de planejamento estratégico
- Fluxos de trabalho e dados integrados consistentemente, com planilhas centralizadas
- Reporting baseado em web intuitiva
- Informações gerenciais e estratégicas em qualquer lugar e a qualquer momento
- Alta escalabilidade e suporte para grande volume de dados e usuários
- Altíssima satisfação dos usuários
O objetivo final de um CPM que cubra todos os requisitos dos negócios sem gerar impacto financeiro na sua aquisição e implementação, deverá cobrir as seguintes necessidades:
Um resumo sobre a diferença de BI e CPM poderia ser:
- BI
– Soluções para mostrar o porque do status atual dos negócios, responderia a pergunta: Porque estamos desta maneira ? - CPM
– Adiciona as respostas sobre Como estamos? (Scorecard) e Como deveríamos estar? (Planning)
Outra maneira de explicar o CPM e dizer o que ele não é, ou seja, não é simplesmente uma solução de BI e nem tão pouco uma ferramenta de análise de dados a ser implementada num único departamento ou uma tecnologia ou ainda um complicado
software.
CPM pode então ser definido como a integração de vários componentes num só como sendo análise, orçamento, planejamento, Business Intelligence, integração de dados, previsões, simulações e dashboards, é um verdadeiro exemplo de sinergias de softwares, atendendo aos requisitos Precisão, Tempo, Acesso e Contexto.