Mercado

Ξ Deixe um comentário

Oi! E eu com isto ?

publicado por Horacio Mello

Figura - Oi! E eu com isto ?Acabo de ler que a empresa Oi entrou com um pedido de recuperação judicial de uma dívida na casa dos R$ 65,4 bilhões (65.400.000.000,00), e que segundo Jornal Valor Econômico, acaba (23 de junho de 2103 – 19:40) de ser aceito pelo MP do Rio de Janeiro[1].

O que eu tenho a ver com isto?

Acho que tenho muito a ver com isto. Cliente a décadas da TELESC/Brasiltelecom/OI esta empresa faz parte do meu cotidiano e do de milhões de brasileiros. Isto que me assusta. Uma dívida deste tamanho não foi feita em 6 meses, ninguém viu isto no balanço de 2015? Bom, não sou contabilista, deixo isto aos especialistas …

O que tenho a conjecturar neste artigo é sobre a infraestrutura de rede da OI.

Se a Oi for a bancarrota, como ficará o acesso de milhões de usuários, em particular nas 300 cidades onde opera sozinha[2] ?

Penso que o impacto  de uma falência vai muito além da questão dos empregos … Pois, em um artigo anterior eu defendi as questões do acesso, como ponto fulcral para a geração de capital cultural de um povo. Se um das empresas de Telecom com uma presença maciça no mercado sai do cenário, como ficarão todos os que perdem …

Também conjecturo que, como a possibilidade da saída de um player tão forte como a Oi do mercado, as outras operadoras não terão condições técnicas de abraçar a massa de usuários que ficarão desassistidos …

Hoje me debrucei em várias leituras sobre este mercado, e em particular com a presença da Oi no mercado e, posso garantir, não é pequena. Está certo que uma recuperação judicial não é uma falência, mas é um processo danoso sobre a imagem da empresa, e já cria os fantasmas  do medo nos usuários …

Não é de estranhar que o próprio PROCON-SP[3] já avisou aos usuários da Oi que:

O Procon-SP esclarece que o serviço à população não pode ser prejudicado e orienta ao consumidor, se observar falhas ou problemas por parte da operadora, a registrar reclamações e denúncias junto ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade e à Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.”

Vamos esperar para ver …

[1] Veja em: http://www.valor.com.br/empresas/4612491/mp-do-rio-da-parecer-favoravel-pedido-de-recuperacao-judicial-da-oi

[2] Veja em: http://www.telesintese.com.br/62206-2/

[3] Veja em: http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=4682

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Professor universitário, mestre em educação, profissional de TI a mais de 30 anos, atuando com suporte para gestão de TI, aquisição e implantação de Hardware e Software.

Horacio Mello

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes