TI CorporativaE-CommerceO verdadeiro poder do e-commerce B2B

O verdadeiro poder do e-commerce B2B

-

Publicidade

O varejo online brasileiro espera movimentar R$ 23,4 bilhões em 2012, representando um crescimento de 25% em relação ao ano passado, segundo dados do e-bit.

No entanto, o que pouco chega ao conhecimento de todos é o grande poder do e-commerce B2B (business to business). De acordo com a consultora especializada e-Consulting, a soma das transações do mercado B2B em 2011 renderam cerca de R$ 1,13 trilhão, resultado 19% maior do que o registrado em 2010.

Já o levantamento realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgado no mês de junho, 60% das empresas brasileiras com acesso à internet comprou virtualmente nos últimos 12 meses.

A grande verdade é que o e-commerce trouxe para as negociações entre empresas uma grande eficiência e uma gama de oportunidades para expansão e facilidades de negócios. Com apenas alguns cliques, um varejista da Bahia pode compor o estoque com produtos dos tradicionais pólos como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O comércio eletrônico acabou com as restrições geográficas para as transações entre empresas e trouxe uma autonomia muito maior para os compradores, aquecendo a competitividade da indústria como um todo.

E, nesse cenário existe uma série de soluções que surgem para otimizar esse processo, e ainda alavancar ainda mais o segmento.

Imagine um grande laboratório farmacêutico disponibilizar um portal de compras para todas as farmácias credenciadas? Ou então uma gigante indústria alimentícia contar com um sistema de cotações online para gerenciar as cotações de compras de todos os fornecedores?

Plataformas em aplicações web, utilizando o conceito SaaS (Software com serviço), são cada vez mais expoentes para somar nesse desenvolvimento do e-commerce B2B.

Afinal, está na hora do mercado como um todo reparar que o consumo online não se restringe apenas ao B2C, e enxergar também o verdadeiro poder do e-commerce B2B. Transpor barreiras geográficas, agilidade nas negociações, controle de custos e eficácia na operação é só o começo que essas tecnologias podem trazer para as transações entre as empresas.

José Ricardo Ferreira
José Ricardo Ferreira é Diretor Comercial da Entire Technology Partners, Formado em Administração de Empresas, atua na área de Tecnologia há 33 anos, trabalhou na Nestlé, Villares, Consist, foi Gerente para a América do Sul na DTS e atua na área de eCommerce, onde se especializou, a mais de 10 anos.

Latest news

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.

Vender serviços de TI para empresas não é difícil! Aprenda agora!

Criar uma boa estratégia para comunicar e divulgar seus serviços de TI para outras empresas não é difícil. Você só precisa analisar, entender e criar uma estratégia que te faça ser visto como uma opção eficiente e confiável para os negócios. Precisa de ajuda para focar melhor sua comunicação em empresas? Confira as dicas que separamos neste artigo!

Kakau Tech é escolhida para participar do Programa Nvidia Connect, com o objetivo de impulsionar inovações em tecnologia

A Kakau Tech, empresa reconhecida por sua inovação em tecnologia, acaba de anunciar sua participação no programa Nvidia Connect, uma iniciativa que oferece recursos exclusivos para desenvolvedores de software e provedores de serviços.
Publicidade

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

Must read

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you