TI CorporativaO que incluir em um plano de negócios para...

O que incluir em um plano de negócios para sua startup?

-

Figura - O que incluir em um plano de negócios para sua startup?Para que o empreendimento consiga evoluir, é necessário um plano de negócios. Confira 7 dicas que listei para ajudá-lo a estruturar seu plano:

  1. Números realistas. Não faça projeções somente para encontrar investidores. É importante que todos estejam alinhados. Elabore os projetos com a equipe, alinhando comprometimento e objetivos internos. É importante que as projeções motivem a equipe,  mas que não sejam inalcançáveis, gerando frustração.
  2. Defina as principais métricas do seu negócio: As métricas que envolverão sua empresa nos próximos 12 meses não devem ultrapassar três questões. Você está aumentando o número de usuários? Número de operações? Monetização por usuário? Escolha os pontos que são mais relevantes e trabalhe em cima deles.
  3. Determine qual é o propósito do seu negócio. Qual é o problema fundamental que você está tentando resolver? Sua proposta de valor deve ser concisa. Se você tem que usar mais que uma frase, você ainda não definiu bem o seu negócio.
  4. Identifique se sua ideia é realmente diferente do que está no mercado hoje. Quem são os seus principais concorrentes e por que seu produto ou serviço é melhor? É mais barato? É um serviço de melhor qualidade? Você usa uma nova abordagem para um velho problema?
  5. Escolha o seu time: Queira na sua equipe pessoas que o ajude a executar um plano bem sucedido e quais perfis necessários eles devem ter para compor o time. Ter pessoas com experiência no mercado que você está entrando, é sempre valioso.
  6. Faça uma análise de breakeven:um bom teste para todo empreendimento é saber quanto tem que vender para pagar os custos de toda operação. Isso te dá uma ideia do quão realistas são suas projeções, quanto dinheiro tem que levantar e se o modelo de negócios é sustentável a médio prazo.
  7. Não justifique nada como estratégico: não use linguagem complexa ao justificar ações ou gastos se não estão diretamente relacionados com as principais métricas que definiu para seu negócio.

Uma vez que tenha o plano de negócios pronto, busque o feedback com pessoas experientes no setor e potenciais investidores, ainda que não esteja buscando financiamento.

E, finalmente, execute!

[Crédito da Imagem: Business Plan – ShutterStock]

Matias Recchia
Matias Recchia é CEO e cofundador da IguanaFix, site para orçar e contratar serviços de consertos em casas ou escritório. Com MBA pela Harvard Business School, Recchia sempre se interessou por empreender em mercados emergentes.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you