TecnologiaO que importa as finanças? O que vale é...

O que importa as finanças? O que vale é tecnologia.

-

Publicidade

A cultura geral da maioria dos empregados em empresas não inclui preocupações contínuas com informações financeiras no seu dia a dia, na maioria das vezes não tem acesso. Inclusive em muitas empresas mais estruturadas e com gestão financeira efetiva, as revisões que incluem números dos negócios não são veiculadas adequadamente, e apenas são realizadas em períodos determinados para avaliar desempenho, resultados ou para redimensionamento de metas. Quando existe uma informação financeira geral, ela é sobre demissão e cortes. Nesse cenário a maior contribuição que o financeiro poderia proporcionar não é explorada satisfatoriamente, por que não está integrada no dia a dia do pessoal que toca o negócio, nem para o pessoal de TIC que lida com os sistemas que suportam os negócios. Quem sabe quanto o sistema em que desenvolve e mantém proporciona de faturamento? E quanto ele custa? Olhe que isso pode significar o seu emprego!. Que melhorias poderiam ser feitas no sistema para aumentar o faturamento? Ou otimizar processos, e assim reduzir custos? Isso pode significar uma promoção!. Como decidir sobre o legado tecnológico em seu ciclo de vida? Só analisar tecnologia é suficiente? E o negócio? E os números do negócio? Por outro lado, só analisar o negócio é suficiente? Claro que Não! Hoje com a competitividade acirrada, onde tudo é digital, a vida tornou-se digital, portanto negócio , finanças e tecnologia estão imbricados, e os números mostram a realidade dos resultados. Mas não é fácil ter números significativos e indicativos de negócios e sistemas, para isso é necessário uma arquitetura modelada de preços e custos focada em processos de negócios e sistemas que os suportam.

Na maioria das empresas atividades de finanças é considerada área meio, voltada a controle, assunto da alta direção, e serve para reuniões da diretoria, as vezes com resultados terríveis de cortes de gastos, que podem causar desemprego. Finanças integrada com negócios e tecnologia são objetivos de gestão nesse novo mundo competitivo. A contabilidade nos padrões internacionais, explicita no IFRS, aqui no Brasil iniciado pela lei 11638/2007, nada mais é que finanças aplicada aos negócios. O enfoque dado nos novos padrões contábeis é financeiro, os ativos devem ter os seus valores expressos no valor de mercado atualizados em tempo real. A empresa hoje tem que ser vista sob a ótica financeira, mais um motivo para colocar o financeiro integrado às demais áreas de negócio, principalmente TI. O contador hoje não é mais um escriturador de balanços e senhor apenas de normas contábeis, ele tem que conhecer o negócio, interagir com as áreas fins, saber o valor dos ativos, de um computador, de um software e produzir informações financeiras, em níveis estratégicos. O pessoal de TIC deve responder: Quanto vale um sistema legado de TIC para o negócio? Como ele pode evoluir com as novas tecnologias? O que isso impacta no faturamento? Quais os riscos de substituir uma tecnologia? Quanto é estimado esse risco? Qual a nova tecnologia poderá alavancar o negócio? Como investir na empresa em TIC: CAPEX ou OPEX? Aqui a computação em nuvem tem sua importância. Aquisição de infraestrutura ou computação em nuvem? Todas essas questões devem ser endereçadas, e para elas o financeiro deixa de ser função meio para função de ponta para a decisão e a gestão de legados de TIC. A introdução de novas tecnologias, passa por processos semelhantes, tratar níveis de obsolescência com números: Quanto custa rodar e a manutenção? Está na garantia?, Qual o risco de interrupção dos serviços? Quanto devo investir para mitigar isso? Se investir, quais a vantagens comparativas o negócio terá? Enfim, na cultura de TIC sempre se fala em estar alinhada aos negócios, mas ela tem que estar alinhada aos NÚMEROS: faturamento, diferencial da parcela de mercado ganho perante os competidores, também alinhada à sustentabilidade, ao EBTIDA, à tomada de decisões para ganhos, e a gestão financeira da ti, claro tudo isso sob a ótica dos negócios, no curto, no médio e no longo prazo. Empresas que fazem assim a jornada de gestão, como a Amazon por exemplo dentre outras, estarão colhendo sempre frutos além das expectativas e melhor …. sustentáveis.

Antônio Sérgio Borba Cangiano
Mestre em Engenharia de software: redes de computadores pelo IPT - USP, Bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências de Computação, ambos na Universidade Estadual de Campinas. É Certificado pelo PMI em Gestão de Projetos – PMP e Conselheiro de Administração e Fiscal – IBGC/CCI. Experiência em empresas multinacionais, nacionais e públicas de grande porte: IBM, Ericsson, Unisys, Atos Origin e no SERPRO como diretor de gestão empresarial. Atuação executiva nas áreas de TIC, Finanças e venda de soluções. Conhecimento e habilidade nas áreas de: Planejamento, Gestão, Comercial, Projetos, Certificação Digital, Viabilidade Econômica/Financeira, Segurança e Sustentabilidade. Hoje exerce cargo de Assessor da Presidência do ITI – Instituto de Tecnologia da Informação – responsável pela ICP Brasil. Autarquia supervisionada pela Casa Civil do Governo Federal. Participa da câmara de segurança e é membro substituto ambos no CGI.BR.

Latest news

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.
Publicidade

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.

Must read

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you