TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

O que é uma startup?

publicado por Luiza Rezende
Muitas pessoas que não estão familiarizadas com o termo startup me fazem essa pergunta, então resolvi dedicar o post de hoje para tratar desse tema.
Antecipo que não existe uma resposta certa, mas podemos elencar os elementos mais importantes que nos ajudam a identificar as características de uma startup e diferenciá-la de outros formatos empresariais. Listo abaixo algumas definições sobre o tema para que vocês possam ter um panorama sobre os principais elementos caracterizadores desse tipo de empresa. Algumas definições divergem entre si, exatamente porque esse ainda não é um conceito suficientemente fechado. Sintam-se à vontade para apreciar as definições e dar-lhes o valor que considerarem mais adequado. Ao fim, listo alguns elementos que, a meu ver, são importantes para a caracterização de uma startup. Sintam-se à vontade para me ajudar a complementar essa lista…! 😉 Antes de entrarmos nas definições, principalmente sendo este um blog jurídico, é importante lembrar que a startup é, em essência, uma atividade comercial, ou seja, uma atividade realizada com a finalidade de produzir lucro. Para estar regular e para que a startup possa auferir lucro legalmente, de acordo com as normas que regem a atividade comercial no Brasil, deve ser aberta uma empresa, conforme a regulamentação cabível. Não deixe de consultar seu advogado(a) para saber a melhor forma de abrir a empresa da sua startup. Aqui no blog na seção Direito Empresarial existem alguns posts com dicas para a abertura da sua empresa, não deixe de ler…! Agora que sabemos que a startup é essencialmente uma empresa e deve ser aberta de acordo com as normas brasileiras (se for ser constituída aqui), vamos às definições de startup:
Definição de Startup da Wikipedia em português:
“Uma companhia start-up ou startup é uma empresa com um histórico operacional limitado. Essas empresas, geralmente recém-criadas, estão em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. O termo se tornou popular internacionalmente durante a bolha da internet, quando um grande número de empresas ponto com foram fundadas. Uma startup é uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica das startups é possuir risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis, ou seja, possuem uma expectativa de crescimento muito grande quando dão certo. Algumas empresas já solidificadas no mercado e líderes em seus segmentos, como o Google, a Yahoo e o Ebay, também são consideradas startups. Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Um exemplo é o modelo de negócios do Google que se baseia em cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca. Outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: o franqueado paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franquiador – e por isso aumenta suas chances de gerar lucro. Empresas que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos e a partir de ideias inovadoras são empresas startups. Startups não são somente empresas de internet. Elas só são mais frequentes na internet porque é bem mais barato criar uma empresa de software do que uma indústria”
Definição de Startup da Wikipedia em inglês:
“A startup company or startup is a company, a partnership or temporar organization designed to search for a repeatable and scalable business model.[1] These companies, generally newly created, are in a phase of development and research for markets. The term became popular internationally during the dot-com bubble when a great number of dot-com companies were founded. Lately, the term startup has been associated mostly with technological ventures designed for high-growth. Paul Graham, founder of one of the top startup accelerators in the world, defines a startup as: “A startup is a company designed to grow fast. Being newly founded does not in itself make a company a startup. Nor is it necessary for a startup to work on technology, or take venture funding, or have some sort of “exit.” The only essential thing is growth. Everything else we associate with startups follows from growth”
Alguns elementos das startups se destacam e merecem ser ressaltados. Fiz uma seleção daquelas que, a meu ver, são características importantes das startups, segue: > Modelo de negócio inovador (exploração de novas formas de relacionamento com clientes finais, fontes financiadoras e fontes fornecedoras); > Modelo de negócio adaptável, abertura para a criação de protótipos e mecanismos de avaliação constante do modelo de negócio; caso este mostre-se inadequado, há espaço para a readaptação do que já foi feito; > Modelo de negócio altamente focado na solução de problemas do usuário/cliente/consumidor final. Desenho do negócio embasado em um autêntico espírito empreendedor: resolver necessidades reais dos usuários, consumidores e clientes. Busca constante de eficácia nesses objetivos; > Busca de inovação constante, busca de referências nacionais e internacionais para a adaptação/modernização do produto ou serviço; > Referências tiradas da “aldeia global”: a língua e a localização geográfica não são mais um obstáculo: por meio da internet e da intensa conectividade a empresa fica aberta para receber conteúdo, influência, oportunidades etc de clientes, fornecedores e parceiros internacionais. A expansão internacional, apesar do tamanho muitas vezes reduzido dessas empresas, deixa de ser algo a ser pensado para um futuro distante e passa a ser uma realidade desejada e próxima; > Uso efetivo e constante de tecnologia e plataformas tecnológicas para o desenvolvimento do produto ou serviço e/ou no produto ou serviço finais oferecidos (não necessariamente é uma empresa de tecnologia, mas a tecnologia está bastante presente no dia-a-dia e no modelo de negócio); > Busca por redução de gastos iniciais para que o modelo de negócio possa ser comprovado e testado no início; > Busca pela criação de um negócio “enxuto”, sem os custos muitas vezes envolvidos na criação de processos e hierarquias existentes nas empresas erguidas nos moldes tradicionais. Busca constante pela modernização, aceleração e inserção de tecnologia nos processos internos e no relacionamento com o cliente/usuário. > Uso constante da internet e das redes sociais para a construção da marca, sua divulgação e o relacionamento com os consumidores; > Redução de hierarquias e excessiva fragmentação interna em setores e departamentos: os profissionais envolvidos tem uma atuação mais interdisciplinar e diversificada do que aquela que ocorre em empresas tradicionais. A formação do indivíduo não está tão ligada ao tipo de atividade que ele vai desenvolver quando colaborador de uma startup; > Busca por uma equipe interdisciplinar, motivada e que acredite nos objetivos macro e micro do negócio. Há um envolvimento mais intenso e motivado dos participantes tendo em vista a constante melhora do produto e do serviço e na busca pelo sucesso do negócio. São equipes mais enxutas em que os participantes se envolvem em mais fases do processo, o que facilita essa integração e conexão de todos com os objetivos macro da empreitada;
O artigo original pode ser lido em: www.startupblogbrazil.com
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formada pela Universidade de São Paulo, é sócia da SRC Advogados, escritório de advocacia brasileiro especializado em Startups, Empresas de Tecnologia e Direito Empresarial. Fluente em seis línguas, adora viajar e escreve periodicamente em seu blog Startup Blog Brazil. Como Business Advisor ela auxilia empresários a serem mais eficientes e como Startup Expert ajuda empreendedores a elaborarem e implementarem sua estratégia. Contato: luiza@startupblogbrazil.com.

Luiza Rezende

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.