Carreira

Ξ 1 comentário

“O governo emana do povo e em seu nome deve ser exercido”

publicado por Homero Mckinley

“O governo emana do povo e em seu nome deve ser exercido”Muitos de vocês me perguntariam: o que isso tem a ver com a Tecnologia da Informação ? Se fizermos as devidas equiparações, eu diria; tudo a ver !!! Tive minha graduação em Engenharia na época que a informática engatinhava e que a topologia de rede anel era a novidade (cabo coaxial), interligar microcomputadores ! Era estupendo ! Causava espanto nos mais céticos! E foi ai que eu comecei a minha carreira, todo orgulhoso, egocêntrico, certo de que era detentor de conhecimentos restritos e por ai vai, mas……como me enganei, ao passar dos tempos fui percebendo algumas peculiaridades da área e a primeira delas era exatamente a mais comum e que permanece até hoje, é a distância das equipes de TI até o usuário final , sejam eles de empresa pública ou privada, numa singela comparação mitológica, as equipes de TI seriam os Deuses do Olimpo e os usuários os pobres mortais ! (risos).

Quanto me faltou humildade para perceber que o motivo da nossa existência era exatamente…..o usuário final ! Sem ele, o sistema não anda e o que fazer ? Humildade !! Essa é a palavra-chave e cabe, a nós de TI, tentar ao máximo entender o usuário final ao implantar novas tecnologias , nos colocar no lugar deles para tentar enxergar como eles enxergam e não como um profissional de TI. Eles é que são a roda motriz do sistema e devemos nessa hora não tomarmos partido, seja para Software Livre ou proprietário e sim para a melhor solução que venha a caber naquele modelo particularmente falando, pois só assim, conseguiremos a tão esperada equação custo/benefício e, quem sabe, a tão sonhada qualidade total ! Pois é meus amigos, ter paciência e escutar os menos “abastecidos” de conhecimento de TI é uma virtude para poucos e passar o conhecimento sem medo é ter a certeza que o que a gente aprende, ninguém tira e que ajudar ao próximo só nos faz ter um bem estar incalculável.

Viver sempre aprendendo de forma assustadora é uma das facetas que esta área de TI nos proporciona, é muito bom. No entanto, as vezes perigoso, logo não devemos acreditar em tudo que lemos ou escutamos na primeira vez, devemos buscar fontes alternativas que ratifiquem a referida informação. Eu diria sem medo, que a interação que busquei todos esses anos com o usuário final foi fator preponderante para boa parte do meu conhecimento. Olhar o problema de vários ângulos e definir o caminho correto é tarefa difícil que só com o tempo se aprende que você precisa de todos e que sozinho não vai a lugar algum. É verdade que tenho minhas preferência tecnológicas, mas prefiro sempre deixá-las de lado, quando estou a executar um trabalho para um grupo. Ouvir mais do que falar e observar os aspectos incessantemente são ações que deviam ser prerrogativas de um profissional de TI e não buscar o isolamento ou a distância, como já citei acima.

A TI, se assim posso falar, muda constantemente e você tem que ter a mentalidade de se adaptar às novas tendências, caso contrário, cairás na obsolescência. No entanto, independente das regras, volto a falar, o usuário final é e sempre será fator determinante e é para ele que você vai trabalhar. Então, acompanhe comigo: Se este usuário estiver bem familiarizado com a ferramenta, menos dúvidas aparecerão, menos chamados (Ordens de Serviço) ocorrerão e por que não dizer, menos máquinas quebrarão. No final, o seu chefe estará feliz com menos despesa e uma maior produção ! Pensem nisso e que DEUS nos dê paciência e sabedoria ! Um bom dia a todos!

[Crédito da Imagem: Tecnologia – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Engenheiro Assessor de Tecnologia da Informação Segundo Comando Aereo Regional

Homero Mckinley

Comentários

1 Comment

  • Parabéns!!!
    Conseguiu interligar duas áreas extremamente separadas, como o governo do povo e o homem da máquina, a equipe de TI do usuário.
    A solução apresentada é perfeita! Serve, além da área de TI, como em todas as outras atividades da nossa vida!!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.