Carreira“O governo emana do povo e em seu nome...

“O governo emana do povo e em seu nome deve ser exercido”

-

Publicidade

“O governo emana do povo e em seu nome deve ser exercido”Muitos de vocês me perguntariam: o que isso tem a ver com a Tecnologia da Informação ? Se fizermos as devidas equiparações, eu diria; tudo a ver !!! Tive minha graduação em Engenharia na época que a informática engatinhava e que a topologia de rede anel era a novidade (cabo coaxial), interligar microcomputadores ! Era estupendo ! Causava espanto nos mais céticos! E foi ai que eu comecei a minha carreira, todo orgulhoso, egocêntrico, certo de que era detentor de conhecimentos restritos e por ai vai, mas……como me enganei, ao passar dos tempos fui percebendo algumas peculiaridades da área e a primeira delas era exatamente a mais comum e que permanece até hoje, é a distância das equipes de TI até o usuário final , sejam eles de empresa pública ou privada, numa singela comparação mitológica, as equipes de TI seriam os Deuses do Olimpo e os usuários os pobres mortais ! (risos).

Quanto me faltou humildade para perceber que o motivo da nossa existência era exatamente…..o usuário final ! Sem ele, o sistema não anda e o que fazer ? Humildade !! Essa é a palavra-chave e cabe, a nós de TI, tentar ao máximo entender o usuário final ao implantar novas tecnologias , nos colocar no lugar deles para tentar enxergar como eles enxergam e não como um profissional de TI. Eles é que são a roda motriz do sistema e devemos nessa hora não tomarmos partido, seja para Software Livre ou proprietário e sim para a melhor solução que venha a caber naquele modelo particularmente falando, pois só assim, conseguiremos a tão esperada equação custo/benefício e, quem sabe, a tão sonhada qualidade total ! Pois é meus amigos, ter paciência e escutar os menos “abastecidos” de conhecimento de TI é uma virtude para poucos e passar o conhecimento sem medo é ter a certeza que o que a gente aprende, ninguém tira e que ajudar ao próximo só nos faz ter um bem estar incalculável.

Viver sempre aprendendo de forma assustadora é uma das facetas que esta área de TI nos proporciona, é muito bom. No entanto, as vezes perigoso, logo não devemos acreditar em tudo que lemos ou escutamos na primeira vez, devemos buscar fontes alternativas que ratifiquem a referida informação. Eu diria sem medo, que a interação que busquei todos esses anos com o usuário final foi fator preponderante para boa parte do meu conhecimento. Olhar o problema de vários ângulos e definir o caminho correto é tarefa difícil que só com o tempo se aprende que você precisa de todos e que sozinho não vai a lugar algum. É verdade que tenho minhas preferência tecnológicas, mas prefiro sempre deixá-las de lado, quando estou a executar um trabalho para um grupo. Ouvir mais do que falar e observar os aspectos incessantemente são ações que deviam ser prerrogativas de um profissional de TI e não buscar o isolamento ou a distância, como já citei acima.

A TI, se assim posso falar, muda constantemente e você tem que ter a mentalidade de se adaptar às novas tendências, caso contrário, cairás na obsolescência. No entanto, independente das regras, volto a falar, o usuário final é e sempre será fator determinante e é para ele que você vai trabalhar. Então, acompanhe comigo: Se este usuário estiver bem familiarizado com a ferramenta, menos dúvidas aparecerão, menos chamados (Ordens de Serviço) ocorrerão e por que não dizer, menos máquinas quebrarão. No final, o seu chefe estará feliz com menos despesa e uma maior produção ! Pensem nisso e que DEUS nos dê paciência e sabedoria ! Um bom dia a todos!

[Crédito da Imagem: Tecnologia – ShutterStock]

Homero Mckinley
Engenheiro Assessor de Tecnologia da Informação Segundo Comando Aereo Regional

1 COMMENT

  1. Parabéns!!!
    Conseguiu interligar duas áreas extremamente separadas, como o governo do povo e o homem da máquina, a equipe de TI do usuário.
    A solução apresentada é perfeita! Serve, além da área de TI, como em todas as outras atividades da nossa vida!!

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you