Marketing & Tecnologia

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O digital não é a salvação de tudo na sua empresa

publicado por Mateus Rosa

Figura - O digital não é a salvação de tudo na sua empresaHá algumas pessoas que garantem que não estamos em crise, estamos apenas vivenciando um processo de amadurecimento no mercado. Porém tenho acompanhado muitos profissionais de Marketing entre outros serem dispensados das empresas para diminuição de custos, empresas retraídas para novas contratações.

Visto este cenário o mercado tem ficado cada vez mais complexo para quem não se atentou ao digital, há muitas oportunidades para ser exploradas. Mas acontece que muitas marcas se atropelam e querem tirar o ”pé da lama” de forma rápida e com investimento baixo.

No digital também é preciso criar valor a um produto/serviço, superar os concorrentes e gerar resultados. Este sempre foi e sempre será o grande desafio para todas as corporações que querem estar competitivas, nesse contexto já está na frente quem tem competências suficientes para se destacar e superar os objetivos traçados. As formas de comercializar mudaram e o consumidor deixou de ser apenas alvo, transformando-se também em mídia e gerador de mídia.

Porém, como disse anteriormente, tenho encontrado muitos gestores ‘’achando’’ que o Marketing Digital é a salvação de tudo. Que é só contratar um Analista de Marketing Digital que ele irá conseguir decolar com suas vendas e superar um mês que não foi tão bom. Cuidado! Marketing Digital necessita de muito planejamento e profissionais técnicos para execução de cada estratégia.

Dentro deste contexto para uma boa ação no digital a comunicação precisa ser um ponto chave. Deixando de ser On ou Offline e passando a ser uma comunicação integrada. Aliás, já conversamos a respeito da CIM como uma estratégia potencializadora de resultados, você pode ler aqui.

Passamos da era da interatividade para a era das comunidades, o internauta deixou de acessar a internet em horários pré-definidos. E sim estar online o tempo todo.O surgimento de diversas marcas e a expansão de novos canais que potencializam a comunicação compõe um cenário extremamente competitivo, levando as empresas a utilizarem-se das ferramentas existentes para sua melhor atuação diante dos seus concorrentes. O mercado digital nos apresenta infinitas possibilidades para empreender e vêm revolucionando a sociedade, por meio das plataformas de tecnologias digitais de comunicação e informação. Afetando e modificado todas as dimensões da vida humana desde o trabalho, relacionamento, lazer e educação.

Porém o digital dificulta a inserção de marcas tradicionais neste ambiente quando não há uma boa estratégia de branding, principalmente para aquelas marcas que nunca utilizaram da Publicidade para se tornar conhecida, o digital hoje possibilita que todas as marcas sejam encontradas tradicionais ou não.

Dentro deste contexto uma marca digital forte é aquela que consegue está na mente do consumidor e que tenho o levado a uma experiência positiva. Criar uma estratégia concisa é primordial para que uma marca consiga se integrar e explorar os benefícios do meio Online. Por isso, se quiser ser uma marca competitiva no Digital crie estratégias trabalhe muito com mídia paga principalmente em todos canais e fortaleça a sua marca.

[Crédito da Imagem: Digital – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

1 Comment

  • Oi Mateus,

    Bom ponto de vista.

    Existem desafios no ambiente digital que as pessoas e empresas precisam levar em consideração.

    Não é apenas publicar uma imagem inspiradora que vai fazer com que a sua marca seja reconhecida ou fortalecida.

    Um conjunto de ações, baseados num objetivo claro e concreto, é o que possibilita um bom trabalho usando as ferramentas do marketing digital.

    As mídias tradicionais não podem seer esquecidas nem ignoradas. Existem vários fatores que precisam ser cosniderados para determinar uma estratégias mais próxima do que seria ideal, como o público, a região e outros.

    Abraços,

    Priscila

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