O cibercrime está no ar

-

Publicidade

Figura - O cibercrime está no arO brasileiro está cada vez mais conectado. Até junho de 2017, de acordo com a Anatel, o país já possuía mais de 240 milhões de linhas móveis em operação, um número surpreendente perto da população de 207 milhões de habitantes. Desses 207 milhões, em 2016, 57% já tinha no bolso um smartphone. Isso significa mais acessibilidade, mais informação e mais riscos.

A praticidade aumentou com os dados cada vez mais disponíveis em todo o lugar. No entanto, junto aos benefícios vieram também os potenciais problemas de segurança, como os ataques cibernéticos. Isso porquê os dados pessoais ainda são o alvo favorito dos cibercriminosos. Com essas informações em mãos, os cibercriminosos podem realizar transações comerciais e bancárias e até fazer crediários em nome da vítima.

Entretanto, não podemos esquecer também dos crimes ligados ao ódio, à discriminação e à calúnia, todos de alguma forma, buscando potencializar o medo, restrição do direito de ir e vir,  e o preconceito , que são uma ameaça às liberdades individuais.

O cibercrime afeta diretamente a vida do cidadão quando restringe o desenvolvimento econômico do país, pois inibe a relação de consumo. Tal restrição está baseada na insegurança gerada por fraudes, roubos de informações, falta de privacidade etc. Ao mesmo tempo, afeta também a credibilidade de empresas e instituições, que se tornam vulneráveis aos grandes ataques cibernéticos como os que ocorreram no último ano.

Mas algumas questões ainda fazem com que o aumento do cibercrime continue. Faltam leis que amparem vítimas. Regulamentos e procedimentos legais que servem não apenas coibir, mas também penalizar as ações ilegais dos cibercriminosos. Falta também disseminar o uso consciente dos smartphones e computadores. Obviamente, os riscos aumentam quando a pessoa acessa sites duvidosos, faz download de arquivos suspeitos em seu dispositivo ou computador ou quando cria e/ou compartilha senhas.

Dito isso, podemos abrir uma nova discussão. O fato é que essa insegurança e falta de consciência também vem da falta de iniciativa em discutirmos e conscientizar-nos sobre as nossas responsabilidades e riscos no ambiente online. O baixo esforço em programas de conscientização, seja pelas empresas e provedores de serviços ao cidadão, tem contribuído para que muitas pessoas sejam afetadas pela falta de conhecimento e clareza dos riscos associados ao uso das redes, pessoais ou corporativas.

É fundamental ampliarmos a nossa atuação nesta nova sociedade digital, seja na esfera pública ou privada. Temos, sim, responsabilidade, e precisamos nos orientar, nos educar e nos prevenir para buscarmos um ambiente mais seguro.

Ao se perceber vítima de um cibercrime ou ataque, por exemplo, procure registrar junto às autoridades competentes. Sempre busque coletar e guardar todas as evidências que possam contribuir para esclarecimento dos fatos apresentados e também como futura prova judicial. Este é um passo relevante para um avanço nas investigações e identificação do autor.

Cristiano Pimentahttp://www.cristianopimenta.com.br
Cristiano Pimenta, CISM - Certified Information Security Manager, MBA em Serviços de Telecomunicações - UFF/RJ, Pós-graduação em Gestão - Fundação Dom Cabral/MG, Master en Dirección de Recursos Humanos, Desarrollo Digital de Talento – IEP/Madri, Graduação em Tecnologia da Informação – UNISUL/SC.

Latest news

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.
Publicidade

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Must read

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you