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O Brasil é a bola da vez

publicado por Claudio Coelho

Clima tropical, país do futebol, forte agricultura, uma vastidão de belezas naturais e maior produtor de etanol do mundo. Essas são apenas algumas características positivas do Brasil, que há muito tempo deixou de ser um mero coadjuvante no contexto mundial para ser o foco da atenção de empresas, governos e pessoas em todo o globo.

O turismo já não é mais o único atrativo do país, e os números chamam a atenção: já somos a sétima maior economia do mundo e temos mais de 196 milhões de habitantes, dos quais 94,2 milhões são usuários da internet, segundo o Ibope Media, e 42 milhões compram no comércio eletrônico, de acordo com o relatório Webshoppers da e-bit.

Em 2012, 66,7 milhões de pedidos foram realizados no e-commerce, um valor 24,2% maior do que o registrado no ano anterior. Todos esses números, e muitos outros, devem ficar ainda mais expressivos com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que serão sediadas no país em 2014 e 2016, respectivamente.

Muito se fala sobre os problemas de infraestrutura e transporte que o Brasil terá que resolver para suportar a demanda dos eventos esportivos, mas as lojas virtuais também serão impactadas, e se não estiverem preparadas, irão perder a oportunidade do momento.

As operações virtuais necessitarão de investimentos nesse processo de preparação, como um bom plano de logística para enfrentar o trânsito, a alta demanda e a necessidade de entrega expressa, essencial frente à presença de tantos turistas nas cidades. E outros obstáculos deverão ser superados, como a barreira do idioma, a aceitação de cartões estrangeiros, as trocas e devoluções, dentre tantos outros procedimentos que precisarão ser otimizados.

Os eventos esportivos devem impulsionar, ainda, as vendas de produtos eletrônicos, principalmente de TVs, assim como ocorreu no campeonato de 2010, quando foram comercializadas 11,5 milhões de unidades de televisões.

O Brasil não tem só potencial, tem demonstrado crescimento efetivo, principalmente em relação ao mercado de internet. Nosso país é a bola da vez, as oportunidades são claras, mas somente quem estiver preparado poderá garantir números positivos para seus negócios.

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Autor

Cláudio Coelho foi presidente da APADi e é diretor-presidente da Skalebla, representante brasileira exclusiva da Kenshoo, líder mundial em Search Engine Market

Claudio Coelho

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