CarreiraO bom profissional de analytics

O bom profissional de analytics

-

Publicidade

Quando falamos em analytics, imaginamos soluções que transformam dados em conhecimento por meio de técnicas estatísticas para auxiliar a tomada de decisões táticas e estratégicas das empresas. Mas não se trata apenas de fazer análises estatísticas de dados, prática que não tem nada de novo. A inovação está na capacidade de integrar as enormes quantidades de informações geradas atualmente sobre nossas vidas e transformar esses dados em conhecimentos que ajudem a área de negócios a tomar decisões melhores.

A área de analytics é responsável por implementar programas de Gestão de Relacionamento de Clientes (CRM), os quais envolvem a criação de modelos preditivos para segmentar os consumidores de acordo com o perfil de comportamento (transacional, demográfico e interatividade na web), possibilitando desenvolver ações de marketing personalizadas para maximizar o retorno dessas ações.

Mas o que é preciso para atuar com essas ferramentas? Quais são os requisitos? Os grandes profissionais de analytics são aquilo que nos EUA se chama hoje de Cientistas de Dados (Data Scientists), que entendem de negócios (expertisesubstantiva) e sabem comunicar análises quantitativas eficientemente para um público leigo. Diferem de um profissional de marketing por fazerem análises quantitativas sofisticadas; e de um programador, por saberem programar modelos estatísticos que precisam ser comunicados para tomada de decisões estratégicas.

A inovação nessa área é muito grande. Por isso, é preciso estar constantemente atualizado para utilizar os melhores modelos, técnicas e ferramentas. E para atender a esse objetivo, é importantíssimo buscar profissionais ou empresas que saibam atuar com primor no assunto. Afinal, analytics é a chance de conhecer profundamente seu cliente, fidelizar, gerar engajamento e, consequentemente, maior retorno nas campanhas de marketing.

Manoel Galdino
Manoel Galdino é gerente de Analytics da Hyperativa, empresa especializada em soluções digitais de relacionamento.

Latest news

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.

Inteligência Artificial e Cibersegurança: Os Novos Desafios da Era Digital

%%excerpt%% Descubra os riscos da Inteligência Artificial na cibersegurança, como ataques adversariais, phishing 2.0 e deepfakes, além de desafios éticos e legais.

IA que gera vídeos: O Guia Definitivo das Melhores Ferramentas de 2025

Descubra os 10 melhores geradores de vídeo por IA de 2025. Veja comparações reais, preços, APIs e escolha a ferramenta ideal para seu projeto.
Publicidade

Construindo Times de Sucesso: Como Equilibrar Similaridade e Diversidade de Perfis

Descubra estratégias de liderança para formar times de sucesso. Aprenda quando optar por perfis semelhantes para estabilidade e quando escolher perfis diversos para impulsionar a inovação.

Inteligência Artificial na Guerra Moderna: A Nova Fronteira do Combate

Como a Inteligência Artificial na guerra moderna está decidindo batalhas? Entenda a tecnologia por trás dos ataques de Israel e Irã e as táticas de IA que mudaram o combate.

Must read

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you