Tecnologia

Ξ 5 comentários

Não só a Web evoluiu para a v2.0. O mundo agora é colaborativo!

publicado por Leonardo Corrêa

O que o sistema operacional Linux, o hardware que chamamos de mouse e o site TI Especialistas têm em comum?

Todos são frutos de projetos onde a colaboração foi fundamental para o sucesso!

O modelo de colaboração já é bastante conhecido das empresas de tecnologia desde a criação dos primeiros computadores pessoais e periféricos. Sempre que um novo projeto de tecnologia entrava na fase de criação, empresas de diferentes ramos da TI eram convidadas a participar, trazendo importantes colaborações onde suas expertises eram destaque.

Pra quê tentar reinventar a roda se ela já foi criada por alguém? Melhor não seria convidar o inventor da roda para participar da criação do seu automóvel? Assim, empresas descobriram que convidar outras organizações de sucesso para integrar seus projetos poderia ser muito mais vantajoso!

Quando o termo “Web 2.0” foi criado em 2004, na verdade não se tratava de em algo que viria para substituir a internet existente, e sim de uma mudança na forma como ela seria encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, um ambiente de interação e participação que englobasse inúmeras linguagens e motivações. Aqueles que compreenderam essa “nova ordem” saíram na frente e já percebem o sucesso desse novo sistema.

Redes sociais, blogs, sites técnicos, sites especializados, enfim, a Web se tornou um grande banco de dados onde a colaboração é a chave para o sucesso! Essa colaboração pode ser espontânea, sem que para isso seja exigido algo em troca, ou como troca, o que antigamente era chamado de “escambo”.

O conhecimento empírico, que em sua natureza é construído pelo método de tentativa e erro e observação de fatos, hoje pode ser facilmente substituído por informações disponíveis na internet.

Graças a ela, hoje você não precisa fazer uma compra ruim ou contratar uma empresa despreparada para só depois descobrir que “se meteu em uma furada”. Procure sobre qualquer assunto na internet e encontrará informações que o ajudarão no seu dia-a-dia.

Um exemplo disso aconteceu comigo na semana passada! Queria comprar pneus novos para meu carro e resolvi fazer uma pesquisa na internet sobre um modelo de pneu de uma determinada marca. Após ler em alguns fóruns e blogs sobre as experiências que várias pessoas tiveram com aquele produto, reuni informações suficientes para me decidir por outro fabricante.

Isso é a Web 2.0! Se essas pessoas não tivessem um espaço para dividir o que sabem, publicar o que viveram, compartilhar o que descobriram, eu certamente teria comprado aqueles pneus.

Quer dicas de como passar na prova de certificação CAPM ou PMP? Acessa o Blog do Franciscon! Gosta de compartilhar conhecimentos técnicos de TI? Conheça os sites Linha de Código e TI Especialistas! Quer publicar sua insatisfação com uma empresa ou produto para que outras pessoas não passem pelo mesmo problema? Que tal o site Reclame Aqui!

Isso é Web 2.0, pura e cristalina. Informação valiosa de graça para você, escrita por pessoas diferentes, mas com o mesmo objetivo: promover o conhecimento abertamente.

As pessoas estão descobrindo que compartilhar vale tanto quanto reter. Quem colabora compartilhando conhecimentos e informações, seja pelo Youtube, blog ou qualquer outro canal, investe na vida de outras pessoas e na sua própria também.

Criei e mantenho um Google Groups que tem a finalidade de divulgar diariamente, vagas e processos seletivos da área de TI em Brasília.

Esse trabalho voluntário começou em dezembro de 2010 e hoje, com apenas 5 meses de existência, já contabiliza mais de 170 membros inscritos (entre eles profissionais de TI, estudantes e empresas de grande repercussão nacional),  e aproximadamente 40 depoimentos e agradecimentos recebidos.

Estudantes de TI que encontraram um estágio, estagiários que conseguiram o primeiro emprego, profissionais que se transferiram para outras oportunidades melhores, e inúmeros profissionais de RH agradecidos pela eficiente divulgação em massa que o grupo proporciona quando precisam preencher vagas em aberto.

Além da satisfação de ajudar pessoas, colaborar para que as empresas e profissionais tenham esse encontro me faz conhecer mais profundamente o universo que envolve a contratação de profissionais de TI, sem falar nas amizades, oportunidades e contatos que este trabalho voluntário me trouxe.

Hoje presto consultoria gratuita para muitas pessoas que me escrevem pedindo orientação sobre carreira, salário, currículo, tendência do mercado de TI e comportamento no ambiente profissional, embora eu seja um profissional da área técnica. Recentemente até recebi um convite para palestrar sobre um dos artigos que escrevi para o site TI Especialistas, o que me deixou bastante surpreso e contente.

Tá ok Leonardo, mas e a parte que diz:  “O mundo agora é colaborativo”?

Bom, você já deve ter ouvido alguém falar que a “vida imita a arte”, certo? Isso é a mais pura verdade! A internet é a mídia mais poderosa do mundo e essa tendência tem contagiado pessoas em todos os lugares, país e comunidades.

Trabalhos sociais, projetos de sustentabilidade, parcerias comerciais, cursos de formação profissional gratuitos, ONG’s, Associações, projetos culturais, projetos esportivos, tudo é possível por meio do modelo de colaboração!

O que antes era uma forte característica das comunidades de desenvolvimento de software livre, hoje se transforma na nova ordem mundial. Nunca se falou tanto em parceria comercial, social e profissional como nos tempos atuais. Pessoas de diferentes lugares, diferentes organizações, diferentes realidades sociais, trabalhando em colaboração por um objetivo comum.

Ao que me parece, não é somente os gigantes da tecnologia que imitam as tecnologias militares para criar novas tendências sociais. O mundo está imitando o modelo de colaboração da Web 2.0, promovendo assim grandes mudanças socioeconômicas.

Ainda há muito a se explorar! Muitas áreas ainda não utilizam todo o potencial da Web 2.0 para enriquecer os relacionamentos e compartilhar informações.

Pense nisso!

Sucesso para todos!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Analista de Processos de Negócio e Consultor em Análise e Reformulação de Currículos, graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com extensão em Formação de Consultores Organizacionais pela FGV. Pós-Graduando em Gestão de Processos de Negócio (BPM) integrado à Engenharia de Software, certificado ITIL Foundation, CobIT 4.1 Foundation.

Leonardo Corrêa

Comentários

5 Comments

  • Parabéns Leonardo. essa materia tá espetacular…

    • Olá Silvio,
      Que bom que tenha gostado!
      Um abraço,
      Leonardo

  • Muito boa abordagem, o Leonardo é um exemplo, as suas dicas estão me ajudando muito, continue neste propósito, te desejo muito sucesso.

    • Bom dia Jalles,

      Bom saber que de alguma forma tenho ajudado com os textos que escrevo!

      Grande abraço,
      Leonardo

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.