Carreira

Ξ Deixe um comentário

Mensagem de um gestor de TI aos novos governantes do Brasil

publicado por Abner Biasotto

Senhores futuros novos eleitos, representantes de seus estados, de seu país, de seu povo… Independente se os senhores sabem o que terão que fazer como futuros deputados, senadores, governadores ou presidente, independente se já foram presos políticos ou não, se acham que “pior que está não fica”, se concordam com a atual gestão e acha que foi a melhor na história: “jamais vista”… não importa!! Lembrem-se de uma coisa: os senhores representam seu povo e, como membro deste e gestor de TI lhes peço encarecidamente: trabalhem de forma correta e deem foco no desenvolvimento de seu país. Façam com que sejamos competidores globais fortes e não, meras opções.

É fato que o Brasil está melhor posicionado no cenário global, em comparação há anos passados. É também fato que, durante a crise financeira global, conseguimos manejar nosso mercado interno (mesmo que à custas de empregos perdidos durante  a “marolinha” que virou tsunami) de forma a evitar maiores danos que, convenhamos, seria muito maior se essa crise ocorresse há 10, 15 anos. Deixo claro que não dou crédito a governo 1 ou governo 2, nem quero expor minha posição política, apenas fatos.

Muitas potências de primeiro mundo investem na nossa economia. Vemos diariamente uma enxurrada de dólares entrando em nossa roda econômica. Outro motivo para esses “incoming” dolares – estamos exportando serviços que, outrora realizados nos Estados Unidos, Europa, Japão e outros, passam agora a ser feitos da nossa amada terra tupiniquim. Nome de mercado: o famoso OUTSOURCING.

SIM, temos profisisonais qualificados… SIM, temos cada vez mais profissionais que falam inglês, espanhol… SIM, temos o fator geográfico a nosso favor: os time-zones mais próximos aos dos Estados Unidos… SIM, nossa inflação está em patamares relativamente estáveis.. SIM, temos incentivos fiscais que deduzem impostos diretos quando nos utilizamos de verba para treinamento, desenvolvimento e pesquisa. NÃO SE ILUDAM, meus caros futuros gestores… temos MUITO trabalho pela frente se quisermos crescer e sermos verdadeiros competidores no mercado mundial.

Concorremos com India, China, Argentina, Eslováquia, Republica Tcheca e outros. Países onde a burocracia para se exportar serviço é infinitamente menor. Países onde o custo dos profissionais é muito menor (podendo chegar a até 1/3 do que nós brasileiros custamos). Não me refiro ao valor de salário pago aos profissionais nesses países, mas sim ao custo total agregado no Brasil, onde a incidência de impostos e o “custo final” nos deixa próximos aos custos dos profissionais no Canadá, por exemplo.

Caros futuros governantes, se quisermos nos posicionar como um país atraente para investimentos em outsourcing, trabalhem para garantir uma melhor infraestrutura, impostos razoáveis e não exorbitantes 80% do custo do profissional, menor burocracia para abertura de novas empresas, para exportação de serviços. Quando o assunto é qualidade de prestação de serviço, as grandes potências se viram ao Brasil buscando nossos serviços. Porém, quando o fator custo é muito pesado nessa balança, estamos perdendo a oportunidade de gerar mais empregos, movimentar ainda mais nosso mercado interno.

Não pensem que “só” isso resolve o nosso problema (trabalhadores da área de TI que se orgulham de ser brasileiros e poder dizer que fornecem um serviço de extrema qualidade ao exterior, além de muitas outras famílias que se beneficiarão de terem profissionais de TI e “exportadores de serviço” como seus membros). A manutenção disso a longo prazo depende de educação continuada.

Claro que os senhores sabem disso, não é mesmo? Quem sou eu para dizer o que os senhores farão em seus novos cargos? Uma pena que muitos não sabem nem a que estão se candidatando…

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Abner Biasotto trabalha há 17 anos com TI. Atualmente é gerente de TI para clientes globais numa multinacional americana de telecomunicações. Estudante de MBA em Gestão Estratégica de TI na Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Administração de Empresas também pela FGV. Certificado ITIL v3, Six Sigma Green Belt (voltada a gestão de serviços), IT Service Management baseado na ISO/IEC 20000 e MOF 4.0 (Microsoft Operations Framework) e com forte conhecimento em segurança da informação baseada na ISO/IEC 27002. Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/abner-biasotto/0/953/31/

Abner Biasotto

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.