Carreira

Ξ Deixe um comentário

Melhore a percepção de sua gerência divulgando sua filosofia de liderança

publicado por Wagner Renzi

Nesta minha nova caminhada como gerente de desenvolvimento e projetos, venho lendo muitos livros para poder me aprimorar cada vez mais neste cargo tão desafiador e de grande responsabilidade. Com base nessas leituras, montei os cinco pilares da minha liderança que vem dando ótimos resultados. Hoje escrevo este artigo para falar um pouco sobre um deles, conhecido como “modelar o estilo“.

Modelando o estilo

Antes de mais nada, para quem ficou curioso, aqui está a lista de todos os pilares da minha liderança: modelar o estilo, inspirar visão comum, questionar o processo, capacitar os outros para a ação e, por último, animar os corações. Quem leu o clássico “The Leadership Challenge” sabe muito bem do que estou falando.

Certo, agora gostaria que você fizesse uma reflexão: você consegue dizer seus valores como líder neste exato momento? Se sim, ótimo. Se por acaso não conseguir, você pode estar deixando de melhorar a percepção da sua liderança e nem sabe disso. Como você pode abordar as pessoas do seu time por determinada atitude (ou falta dela) se nem você sabe exatamente como elas deveriam se portar no dia-a-dia?

Modelar o estilo significa entender seus valores como líder e mostrá-los para sua equipe para que esses valores orientem as ações dela em seu cotidiano. Parece algo simples porém o impacto é impressionante quando a ação é bem executada. A percepção sobre a eficácia da sua liderança, segundo o livro “The Leadership Challenge”, pode aumentar em aproximadamente 40% se comparada à dos líderes que possuem uma filosofia de liderança considerada confusa. É sempre bom lembrar e refletir sobre quais atitudes você considera certa ou errada dentro da equipe pela qual você é responsável.

Reforçando, o objetivo principal da filosofia de liderança é nortear as ações do time. Desta forma, todas as ações que o time tomar dentro da gerência devem, obrigatoriamente, estar alinhadas com a FL.

Elaborando sua filosofia de liderança

Você pode construir a sua filosofia de liderança… sozinho, ora! Nada mais óbvio, correto? Não são as atitudes que o líder pensa ser correto dentro da área que ele é responsável? Sim, faz todo sentido! Mas veja bem, se a sua equipe for madura e sensata, é possível criar esta filosofia de forma colaborativa. Com isso a mensagem não é passada como “o que o líder acredita ser correto” mas sim “o que o nosso time acredita ser correto”.

Tudo o que é feito de forma colaborativa normalmente vem acompanhado de maior engajamento e aderência do time. E foi em equipe que decidi construir a FL da nossa gerência, pois tive a certeza que meu time possuía esses atributos.

Uma boa dinâmica para criar a sua FL, seja individualmente ou em equipe, é respondendo a seguinte pergunta:

Se a nossa gerência fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?

 

Como referência, coloquei abaixo a primeira versão da filosofia de liderança de nossa gerência:

Finalmente, fixando os valores …

Depois de divulgar essa lista presencialmente para todo o time, estamos reforçando esses valores com e-mails semanais. Eles contém histórias que ocorrem em nosso cotidiano relacionadas aos nossos valores: alguma reunião onde existiu uma parceria expressiva com um dos nossos clientes, alguma história em que a comunicação foi essencial para evitarmos problemas ou alguma melhoria significativa em um dos nossos processos, enfim, histórias que estão no contexto da nossa FL. Afinal, nada melhor do que histórias para envolver ainda mais a atenção do nosso time, correto?

Muitas dessas histórias são contadas por eles próprios, como o exemplo abaixo:

“Renzi, um exemplo de feedback positivo a respeito de nossos valores que estão sendo praticados e melhorados tem sido o (nome do colaborador removido). Desde a mudança para as novas Squads que venho notando uma melhoria no relacionamento com os demais membros do time, com maior participação (Trabalho em Equipe), ouvindo as opiniões (Respeito & Confiança) e buscando integrar outros membros da equipe em cenários que possam envolver projetos que ele está liderando tecnicamente (Comunicação e Parceria).”

Excepcional, não?

Espero que eu tenha conseguido passar a importância de ter uma filosofia de liderança definida, divulgada e colocada no dia-a-dia do seu time. Uma ação simples que traz resultados fantásticos. Que tal idealizar a sua?

Grande abraço,

Renzi

  •  
    9
    Shares
  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

I’m an IT specialist with 10 years’ experience in back-end and front-end web development, including 8 years as a Java programmer. I specialise in content management systems, customer relationship management, and comparison shopping systems. I’ve worked for Internet Group do Brasil (iG), and I’m currently working at Oi S/A, the largest telecommunications company in Brazil. I’m always interested in hearing from former colleagues, managers, or just interesting people, so feel free to contact me if you’d like to connect.

Wagner Renzi

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.