Segurança da Informação

Ξ 2 comentários

Mas afinal o que são esses tais Antivírus e Firewall?

publicado por Jefferson Souza Macedo

Figura - Mas afinal o que são esses tais Antivírus e Firewall?Certamente, em algum momento de sua vida como usuário de tecnologia você já deve ter lido alguma matéria, artigo, entrevista ou mesmo deve ter recebido a recomendação de alguém próximo para utilizar um Antivírus e um Firewall em seu computador, pois desta forma você estaria seguro para trabalhar com seus arquivos pessoais e navegar na Internet.

Mas será que realmente sabemos o que são e como funcionam essas ferramentas?

O Antivírus é um software que faz varreduras e identifica programas, arquivos, scripts, entre outros executáveis e códigos suspeitos instalados ou prestes a serem instalados que possam causar algum dano ou comprometer a segurança de um dispositivo eletrônico.

O software reconhece uma ameaça com base em padrões já conhecidos chamados de assinaturas, por isso a importância de manter o Antivírus atualizado. Essas assinaturas são mantidas pelo fabricante da ferramenta com base em testes e pesquisas diárias das técnicas mais atuais e utilizadas por indivíduos que visam comprometer sistemas computacionais de alguma forma.

O Firewall também é conhecido como filtro de pacote e de forma mais prática ele representará uma barreira entre seu dispositivo e/ou rede e o mundo externo (Internet). A ferramenta atua monitorando o tráfego e tentativas de conexões de entrada e/ou saída em uma rede, autorizando ou bloqueando o acesso de acordo com regras previamente criadas.

Será que agora que sabemos o que é como funcionam essas ferramentas estamos 100% seguros em nossas atividades no computador? Não.

Em uma recente entrevista durante a LinuxCon 2015 em Seattle, nos Estados Unidos, Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, disse que a segurança nunca será perfeita, pois diariamente novos softwares são produzidos e com eles surgem bugs (falhas) que podem ou não demorar a serem corrigidos e são explorados por indivíduos mal intencionados.

Em resumo, o uso de ferramentas de Antivírus e Firewall é recomendado para dificultar a ação de um criminoso, dano e contaminação de seus dispositivos eletrônicos, pois tais indivíduos mal intencionados não almejam gastar horas para invadir um sistema qualquer, logo, procuram atuar fazendo ataques e contaminações em massa, assim vitimando aqueles que estão desatualizados e que não possuem mecanismos de defesa habilitados.

[Crédito da Imagem: Segurança da Informação – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Bacharel em Sistemas de Informação e Técnologo em Gestão de Recursos Humanos. Pós-graduando em Computação Forense e com experiência de dez anos na área administrativa e de tecnologia da informação na indústria de produtos domésticos e automotiva. Possui as certificações CCSA (Check Point Security Administrator), ISFS (ISO/IEC 27002), COBIT 4.1 Foundation e ITIL V3 Foundation. Atua na recuperação de serviços de infraestrutura de TI (foco em redes de dados, segurança da informação e telecomunicações) para unidades de negócios no Brasil e América Latina, bem como participa de projetos utilizando metodologia baseada nas diretrizes do PMI/PMBOK. Membro da Comissão de Estudo de Técnicas de Segurança (ABNT CE 21.000.27). >>> print "https://br.linkedin.com/in/jeffersonsouzamacedo"

Jefferson Souza Macedo

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.