Cloud Computing

Ξ 4 comentários

LMS como apoio aos negócios empresariais

publicado por Renato Nicodemos

Resumo: Este documento apresenta aspectos relativos à aplicabilidade de Sistemas de Gerenciamento de Conhecimento (Learning Management System – LMS) como apoio aos negócios, dinamizando o processo de treinamento de pessoal, otimizando tempo e qualificando departamentos organizacionais, contribuindo até mesmo para uma rápida mudança de estratégia empresarial.

 

Abstract: This paper presents aspects concerning the applicability of Knowledge Management Systems (Learning Management System – LMS) to support the business, streamlining the process of personnel training, and qualifying time optimizing organizational departments, even contributing to a rapid change in business

 

Palavras-chave: Negócios; Internet; Ambientes Virtuais.

1. Introdução

Atualmente, sistemas de aprendizagens que utilizam as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicações) são modernos o suficiente para incorporarem projetos educacionais com diversificados artefatos pedagógicos dentro uma ação educacional. Ao mencionarmos sistemas de gestão de conhecimento utilizando a Internet, o que nos faz lembrar é que esses sistemas estão e são melhores voltados ao apoio ao ensino. Este conceito já começa a ter mudanças no sentido de utilizar sistemas LMS para apoio aos negócios empresariais de vários ramos de atividade.

2. LMS – Learning Menagement System

Um Sistema de Gerenciamento de Conhecimento é voltado para atividades de ensino e aprendizagens ao longo de um curso que utiliza a modalidade de EaD – Educação a Distância. Seu potencial aplica-se ao gerenciamento do todos os instrumentos de aprendizagem, aliando os recursos da Web 2.0 tais como: fóruns, wikis, bloggers, agendas online, etc.

3. O LMS como apoio

Com a dinamicidade dos diversos processos organizacionais, as empresas procuram otimizar tempo e simplificar atividades que envolvam o deslocamento de colaboradores de seus respectivos ambientes de trabalho e de novos colaboradores que são recentemente contratados. Diante deste cenário, algumas organizações implementam soluções em EaD, utilizando-se de LMSs para treinar e aperfeiçoar a equipe de colaboradores dos mais variados setores.

Uma das formas mais interessantes e dinâmicas, utilizando-se de um LMS é a aplicabilidade de treinamentos voltados para o apoio às atividades diárias, garantindo-se produtividade. Existe ainda uma forma de disponibilizar um LMS e seus Ambientes Virtuais de Aprendizagens AVA, para o acesso de clientes, a fim de garantir uma aproximação do mesmo com a empresa. Não é comum mas algumas organizações  disponibilizam a sua plataforma de ensino para poder fechar parcerias e promover ações de ordem comercial.

4. Vantagens do LMS no negócio

De alguma forma, aproximar o seu cliente e proporcionar facilidades que possam garantir boas relações nos negócios é uma das vantagens de se utilizar LMSs nas organizações. Uma das observações é quanto a forma de utilização, ou seja, tratar negócios como negócios nesses ambientes uma vez em que os mesmos foram concebidos para atividades de ensino e não de negócios.

 

 

Referências

http://www.elearning-pt.com/lms2/index.php?option=com_content&task=view&id=12. Acesso em 16/05/2011.

http://www.webartigos.com/articles/39012/1/-Novos-ambientes-de-aprendizagem/pagina1.html. Acesso em 16/05/2011.

http://www.cibernarium.tamk.fi/havainnollistaminen_pr/didactic_environment.htm. Acesso em 16/05/2011.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Resumo: Professor Universitário durante 5 anos na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pananal - Uniderp, hoje Uniderp-Anhanguera, lotado na Coordenação dos Cursos de Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Matemática e Administração. Atualmente exerce a função de Tutor de TI no Portal Educação. Especializações: Especialista em Desenvolvimento de Aplicações para a World Wide Web. Analista de Suporte pela Audiochannel-SP. Educação a Distância (Portal Educação), ITILv3 (EasyNet), LMS-Moodle (Senac-MS), Windows Seven (Treinamento Oficial Microsoft), Fundamentos da Gestão de TI (FGV), Informática Aplicada (IBMEC-RJ), PHP (Milenium), Linux (Milenium).

Renato Nicodemos

Comentários

4 Comments

  • Parabéns pelo artigo Renato!
    A visão do LMS como apoio a negócios e não exclusivamente ao treinamento é muito importante e vem crescendo bastante, com iniciativas de empresas que usam esse como um canal de relacionamento!

  • Muito bom Renato! Estamos interessados em realizar uma parceria com seu blog. Se tiver interesse entre em contato!

    Abraço.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes