Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Livro de Receitas

publicado por Melissa Adimari

Livro de Receitas da TITecnologia é igual comida preferida, não existe a melhor, mas tem a que se adequa mais em um ambiente.

Posso fazer uma analogia, Oracle = massas, Microsoft = churrasco, IBM = frutos do mar, SAP = veganos. A aceitação vai depender de como é o seu funcionamento interno e do seu poder aquisitivo.

Para o seu projeto decolar, manter o percurso, e chegar ao seu objetivo, mesmo havendo turbulências, é necessário conhecer a empresa, como o que já existe, qual a verba disponível para investimento, e o capital intelectual. De nada adianta pedir uma lasanha em uma churrascaria, você corre o risco de não comê-la ao ponto.

Juntamente com esse conhecimento, posso escolher a melhor metodologia para o meu negócio. Eu particularmente adaptaria à realidade a metodologia aplicada, por exemplo, PMI, em minha opinião, sendo um método desenvolvido por norte americanos que são culturalmente diferentes de nós, econômica e politicamente, não adere ao nosso perfil “brasileiro”.

Enfim, quem gosta de café no Brasil, não gosta do café do Starbucks na maioria dos casos, então porque basear meu negócio 100% em metodologias sem conexão com o Brasil real? Aqui no Brasil foram desenvolvidos módulos no EBS – Oracle, exclusivos para nosso uso, como por exemplo, impostos, regras da receita federal da República Federativa do Brasil.

Não que essas metodologias sejam totalmente descartáveis, a SCRUM acho interessante por ter feedback constante, muitas vezes economizando no retrabalho e integrando melhor as equipes distintas.

Muitas vezes largar o livro de receitas é mais produtivo e saboroso, mas isso vai depender do feeling pessoal, do conhecimento, da habilidade de lidar com situações adversas, e as certificações serão apenas “honra ao mérito”.

As pessoas gostam de comer, porém um prato bem feito é o diferencial. Conheço lugares onde o valor é absurdo, o atendimento deixa muito a desejar e os pratos são sem vida. Digo isso porque se a intenção é apenas ganhar dinheiro, sem um envolvimento maior, tudo fica apático.

Trabalhar com integridade, respeito, transparência, anos de medicamentos serão economizados, funciona como se alimentar, se você come demais ou de maneira incorreta, você passa mal, engorda, adoece.

Um bom projeto de Business Intelligence, se faz com massa fresca, condimentos opcionais e especiais, dependendo de quem vai degusta-lo. PMI, SCRUM, Oracle, SAP, Microsoft vão refletir a estrutura da empresa, sua cultura, seu alicerce. Se caso alguém do time não sabe qual tempero quer, ou preferir o mais caro, mas sem ter saboreado, provocará aquilo que experimentamos quando vamos a um restaurante e o prato que pedimos vem errado, insosso ou muito temperado.

[Crédito da Imagem: Livro de Receitas – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou consultora Marketing B2B & BI, tenho conhecimento em várias ferramentas, como Oracle, Microsoft, Tableau. Cursei faculdade de Ciência da Computação e Marketing Estratégico, gosto de assuntos relacionados a tecnologia, psicologia, administração, estratégias. Defendo o empreendedorismo no Brasil, além de ações sociais voltadas ao meio ambiente, pois para crescer precisamos plantar, adubar, regar e assim colher frutos bons.

Melissa Adimari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.