Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

A grande colmeia da internet mundial

publicado por Werique Franca

Figura - A grande colmeia da internet mundialSUPER (2013), o que começou por ser um meio eletrônico de transmissão de informação – de computador doméstico a computador doméstico – transformou-se num escoadouro omnipresente e infinitamente multifacetado da expressão e de energias humanas.

Todo esse poder de informações acumuladas ao longo desses últimos anos, não só possibilita usufruir de todas as facilidades que novas ferramentas propõem no nosso dia-a-dia. Hoje podemos chamar um taxi pelo smartphone, pagar contas, reservar hotéis, restaurantes, eventos e etc.

É fato que tudo que estamos fazendo agora, seja no nosso Smartphone, notebook ou qualquer outro dispositivo com acesso a internet não só traz comodidades e facilidades, estamos sendo estudados, como uma grande cadeia universal de experimentos tecnológicos, que á cada segundo torna-se maior e mais complexa.

No contexto histórico da evolução humana jamais produzimos tanta informação, parece que estamos sendo conduzidos por uma onda gigantesca de conhecimento e poder. Em todos os níveis sociais o acesso à informação estar cada vez mais acessível e novas formas de interações são desenvolvidas para que no futuro próximo vivamos em um planeta 100% conectado.

É fácil pensar que no futuro sejamos como uma grande colmeia de abelhas, alimentando nossa grande rainha INTERNET. Como operárias estéreas conectadas 24 horas, ajudando mesmo sem entender a crescer esse reinado global. Todos os dias surgem novas larvas para compor a força de trabalho da informação e diferentemente das verdadeiras abelhas, no final, nenhuma larva será escolhida como nova rainha, pois a INTERNET não divide seu trono com ninguém.

Um bom exemplo que marca a construção dessa colmeia é a internet das coisas (do inglês, Internet of Things) que visa conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como parelhos eletrodomésticos, eletro-portáteis, máquinas industriais, meios de transporte, etc.), permitindo que o mundo físico e digital se torne um só. Será muito comum ouvir falar em internet das coisas nas organizações e dentro da sua casa, não se engane querendo ou não já estamos participando desse processo, talvez você só não tenho percebido!

Fontes: 

* A nova era digital – São Paulo. Disponível em: http://www.superinteressante.pt/index.php/seccoes/livros/2769-a-nova-eradigital/ Acesso em 13 mar. 2017.

* Internet das CoisasSão Paulo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_coisas/ Acesso em 13 mar. 2017.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Pós-Graduado em Engenharia de Software pela Universidade Nove de Julho, superior em Analise e Desenvolvimento de Sistema pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Mais de 04 anos de experiência como analista de sistema, desenvolvimento em VB.NET, banco de dados SQL Server e MySQL, apaixonado por tecnologia e novas soluções de negócios no século XXI.

Werique Franca

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes