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Gestores ND (Narcisismo Destrutivo) nas Empresas

publicado por Rodrigo Cardoso

Líderes e Gestores ND podem ser um problema grave nas empresas, uma vez que sua personalidade tem impacto direto com seus subordinados, gerentes e consequentemente nos resultados de sua unidade de negócio de responsabilidade.

Eles são responsáveis por afugentarem pessoas talentosas e comprometem a performance a longo prazo de sua empresa, dependendo do cargo que ocupa.

O termo narcisismo, bastante utilizado hoje em dia, originou-se da mitologia grega e basicamente descreve a pessoa que tem afeição, em excesso, a sua própria imagem e está relacionado com os sentimentos que temos por nós mesmos e a maneira como controlamos nossa auto-estima.

São pessoas arrogantes que buscam incessantemente o poder, riqueza e admiração e dificilmente identificados pela corporação, pois quando confrontados podem prejudicar as pessoas que fazem parte do seu time ou grupo e raramente recebem feedbacks negativos de suas atitudes. Costumam ser adulados por demonstrarem excesso de confiança, e consequentemente aparentam ser muito competentes e também são ambiciosos. Com isso, conseguem manter uma boa relação política, quase mestres nisso, e muitas vezes conseguindo subir hierarquicamente na empresa.

O Gestor ND incapacita a pessoa de trabalhar eficientemente em equipe, impossibilitando as pessoas de se desenvolverem, desencorajando-as a atingirem seus objetivos e desmotivando todo o grupo. Toma o crédito do trabalho dos colegas e subordinados e no final, somente os aduladores que estão sob seu controle possuem alguma chance de crescimento profissional.

A identificação destes funcionários pelas empresas torna-se um desafio, devido as características deste tipo de personalidade já citados acima. Algumas falhas nas práticas organizacionais, permitem que estes gestores consigam arrumar novos empregos mesmo após sérios problemas em seus trabalhos anteriores. O gestores ND costumam se sair muito bem entrevistas pois aparentam ter bastante segurança, auto-estima e competência.

As empresas que não dão valor ao que realmente importa, o desempenho objetivo e foca mais nas relações interpessoais favorecem o permanecimento de líderes com narcisismo destrutivo. Por isso, uma avaliação 360 graus é benéfica. Os funcionários que muitas vezes possuem receio ao dar feedback a estes tipos de líderes, terão a oportunidade de expor o gerente com este tipo de comportamento ao restante da corporação, deixando que o conflito seja do líder para com seus gerentes ou conselho da empresa.

Forçar o trabalho em equipe, também desfavorece o gestor ND e o expõe de maneira natural.

Funcionários ND são totalmente prejudiciais a uma empresa, contrastando com os objetivos da companhia podendo causar sérios prejuízos. A rápida identificação aliada a ferramenta de feedbacks e uma posição clara da liderança e conselho da empresa podem ajudar a reprimir este tipo de comportamento.

E você, durante ou após a leitura, já identificou alguém próximo a você com este comportamento?

Autor

Formado em Administração de Redes de Computadores pela Faculdade Veris IBTA em Campinas, Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV e estudante de MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios também pela FGV. Com 26 anos de idade e 8 anos de experiência na área de T.I, atualmente é Gerente de Operações em uma grande empresa de Telecom atendendo clientes com alcance global. Possui as certificações Cisco CCNA, ITIL v3 Foundation e Six Sigma Green Belt (voltada a Qualidade de Serviços) com forte experiência na área de Customer Service. Perfil Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/rodrigo-cardoso-itil-v3-six-sigma-green-belt/25/12b/b86

Rodrigo Cardoso

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