Desenvolvimento

Ξ 2 comentários

Flat Design – De volta a palheta de 256 cores – Parte 1

publicado por Thiago Neves

Flat Design – A Afirmação da frase: “Menos é mais”

O que é flat design

Flat Design, ou design plano, é a nova tendência das interfaces digitais. Mais simples e minimalista, esse estilo é um dos assuntos mais discutidos atualmente, pois ele é totalmente o oposto das interfaces super realistas chamado de Skeumorphism.

O conceito do flat design tem como principais características a redução de efeitos e tudo que possa poluir e causar interferência visual. Com isso, temos elementos visuais mais minimalistas, com o uso de cores chapadas e bons contrastes, e sem a utilização de recursos como sombras e gradientes.

Sim, o pensamento de quem estudou e tenta ser contra essa tendência é: “Estudei todos os efeitos do CSS para terminar com tudo chapado?” ou “Para fazer assim era melhor nem ter evoluído em meus estudos”. Mas a verdade é que para chegar nesse conceito é preciso muita técnica, personalidade e criatividade.

Arquitetura padronizada e Usuários Maduros

Em 1996, sim este que vos escreve trabalha com internet e interface desde a era discada em 36 kbps, era impressionante o uso do skeumorfismo (truques visuais, ou uso de detalhes e ornamentações para fazer uma coisa parecer com a outra) para chamar atenção dos objetos na tela e criarem a sensação de uso de algo real e funcional. Isso era inclusive aliado a técnica e criatividade de um designer. Se antes era necessário fazer uma seta piscar para chamar atenção do usuário, hoje basta colocar o objeto certo na posição certa, se um site de venda de móveis tinha que ter o formato de uma casa para simular, hoje basta ter boas fotos e informações pertinentes.

Exemplo: Um menu móvel com sombreado profundo, degradê e botões com som era mais legal e chamativo e realista, o que melhorava a usabilidade. Hoje todo usuário busca o menu lateral esquerdo ou superior que se destaque o mínimo do fundo.

Isso acontece pelo fato dos desenvolvedores compreenderem e aplicarem um padrão de arquitetura para os seus projetos, deixando um ponto comum para a utilização do usuário que por sua vez se acostumaram com certas regras e informações, criou-se uma cultura de uso da internet.

Exemplo de Skeumorfismo

Exemplo de Skeumorfismo

O Flat é de fato um conceito que agrega mais valores ao conteúdo e melhora a experiência obtida. Através dessa técnica fica muito mais fácil alcançar o sucesso de um site:  reduzir as distrações e deixar o conteúdo mais evidente, o que é muito importante nos dias atuais.
Não duvide nada que daqui a alguns anos teremos mais alguma evolução. Esse conceito é “a última moda”, mas não será a moda para sempre.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Desde 1999 eu trabalho com projetos de mídia interativa. Com experiência em desenvolvimento de produtos digitais, planejamento estratégico, marketing digital, gerenciamento e desenvolvimento front-end , e-commerce e sistemas nas mais diversas tecnologias e projetos que envolveram integração de sistemas, tecnologia mobile e comunicação digital.

Thiago Neves

Comentários

2 Comments

  • Excelente artigo

    • Obrigado. aguarde que em breve tem a parte 2, com mais detalhes técnicos.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.