Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Facebook será o futuro da Web?

publicado por George Matias de Oliveira

A rede social criada por Mark Zuckerberg chega a 596 milhões de internautas e ultrapassa o Google em audiência. Um gigante ecossistema avaliado em US$ 50 Bilhões.

A frase de Mark Zuckerberg: “Queremos mudar o futuro da internet” em 2004 na sua criação já não parece ser exagero para a rede social que mais cresce no mundo. Cutucar amigos, compartilhar fotos ou postar recados estão longe de serem as únicas de uma série de atividades centralizadas pelo fenômeno Facebook.

Este crescimento teve sua atenção ainda mais despertada entre janeiro e novembro de 2010, quando pela primeira vez sua audiência passou a do Google nos Estados Unidos. Apesar de mais popular o Google leva o internauta a outros sites, enquanto o Facebook mantém o internauta preso a sua página.

No futuro sonhado por Zuckerberg, os usuários da rede social vão conduzir discussões e tomar decisões de consumo baseadas nas recomendações de seus amigos e contatos. A intenção do Facebook é reconfigurar a web, transformando os hábitos de navegação de boa parte dos internautas. A exemplo desta disseminação é o uso do botão Curtir, que se espalhou por portais de noticia, blogs, sites de compra e outros por todo o mundo.

Uma das desvantagens das redes sociais é não saber o que seus usuários fazem além dos seus muros. O Facebook muda isso também com o Facebook Connect, que permite ao usuário fazer de seu nome e senha, uma espécie de R.G. digital para navegar em outras páginas da web.
As empresas também já começam a perceber a importância de estarem no Facebook. Cada vez mais estão acelerando a criação de suas fan pages. No Brasil uma das mais populares é a da Nike Futebol, que já foi curtida por mais de 235000 pessoas.
Quantos contatos, amigos, seguidores, quantos estão curtindo? Estas passam a ser novas métricas que estão fazendo parte do dia a dia das pessoas e das empresas. Com certeza as redes sociais para o segmento corporativo permitem uma comunicação mais profunda com o seu consumidor, possibilitando a reação quase instantânea da experiência que ele esta tendo no contato com um determinado produto ou serviço.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com mais de 15 anos de atuação em Projetos de Tecnologia da Informação nos negócios de Software e Consultoria Empresarial. Foi Coordenador da ACIB Jovem, Diretor de Tecnologia da Informação do CEJESC e Presidente do Conselho Fiscal do P.M.I. de Santa Catarina. Atualmente é Diretor de Operações da G.M.O., parceira autorizada TOTVS - Ponto de Venda TOTVS em Blumenau - S.C.

George Matias de Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.