Conceitualmente a criatividade se associa à habilidade de assentar as idéias e o produto criativo básico que toda consciência humana no ato natural de utilizar sua faculdade volitiva para escolher entre as opções. Devemos assim enriquecer com novos elementos e fortalecer as idéias. E capacidade de criar e vontade de pensar independentemente das habilidades e conhecimentos que possuímos.
Para podermos melhorar a criatividade, devemos ter consciência da realidade na qual estamos trabalhando. A autonomia, a independência, a liberdade dependem do trabalho criativo de sua mente. E a sua auto-estima e valorização positiva que faz de si mesmo é independente do êxito ou fracasso de suas atividades. Devemos empregar sempre os três níveis de consciência (conceito, idéias e valores). A sobrevivência exige um constante desenvolvimento de sua mente, a constante criatividade. Alcançar uma meta exige fixar uma nova meta e um novo desafio, dirigir à superação de novas metas e novos desafios. A criatividade pode estagnar se sentirmos seguros ou alheios à mudanças.
Devemos trabalhar sempre com a nossa mente aberta, absolver os conceitos e as idéias. Outro falso conceito generalizado é que o êxito ou fracasso das atividades de uma pessoa indica sua eficácia. O êxito ou fracasso nem sempre dependem exclusivamente da autodeterminação. Soma-se uma série de circunstâncias externas, que, nem sempre, podem-se controlar. A consciência, além disso, não é infalível. Um homem pode equivocar-se sem perder por isso a eficácia essencial que lhe permite corrigir o erro e seguir adiante. Para isso a criatividade depende da vontade, esforço, melhoria na auto-estima e desejo de viver, enquanto que o fracasso da criatividade, está ligado na falta de vontade, falta de desejo de viver e falta de confiança em si mesmo. Portanto, busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você acha que a sua criatividade está estagnada, vá ao encontro de outros objetivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade e não se acomode. Pois a criatividade tem recursos, habilidades e destreza e faz a diferença no seu dia-a-dia no trabalho. Esta habilidade faz a diferença no nosso mundo de trabalho competitivo.
Bibliografia
O Poder da mente – Editora Seculo Futuro
Texto de MBA Americano