Tecnologia

Ξ 1 comentário

John Underkoffler aponta para o futuro da IU (Interface do Usuário)

publicado por Estefânio Williams Silva

Conselheiro de ciência do Minority Report e inventor John Underkoffler demontra o g-speak – a versão do mundo real da surpreendente do filme, tai chi-encontra-ciberespaço interface de computador. É assim que os computadores de amanhã serão controlados?

Assim, a interface que se tornou um ícone do Minority Report foi uma dessas tecnologias apontadas (outra exemplos incluem as embalagens de sucrilhos falantes provavelmente usando tela flexíveis como os FOLEDS ou filmes caseiros 3D sem a necessidade de óculos especiais, isso para nos limitarmos ao campo das interfaces).

Pois John Underkoffler, o consultor que imaginou a tela interativa usada pela área de TI da polícia do futuro, continuou as pesquisas da tecnologia exibida nos cinemas em 2002 e apresentou  no TED a interface denominada g-speak Spatial Operating Environment. Assim, ele espera apontar para o futuro das interfaces de usuário e mostrar ser possível implementar aquela forma de interação nos dias de hoje.Nela Underkoffler manipula dados e imagens deslocando-se nos três eixos e com movimentos tão discretos como o mover dos pulsos, mas com grande agilidade e mobilidade no transporte e organização das informações e esquemas apresentados em grandes monitores em widescreen.

É uma tecnologia pensada para manipulação de informações quando a velocidade é crítica. Isso nos lembra o quão difícil é garantir a confiabilidade em aplicações desse tipo.O bom uso de uma interface dessa passa também por treinar bem o usuário, que precisa acumular horas de voo com o equipamento sob pena de ser emperrado pelo aparelho, obtendo um efeito inverso, Essas pequenas falhas só valorizam a excelente apresentação de John. Como um maestro regendo uma orquestra, seus movimentos de “arrastar e soltar”, “zoom” e “slideshow” lembram muito os utilizados na atualidade com as tecnologias touchscreen. No filme o personagem utiliza uma espécie de luva, com pontos azuis (spots) na ponta dos dedos. Sobre a tela um sensor capta o movimento dos spots fazendo a “leitura” da ação.

Já me preocupa é quando que eles implementarão os Precogs do filme srsrsrsrrrrrrr!.

SEGUE O LINK COM O VÍDEO DE

John Underkoffler
http://www.ted.com/talks/john_underkoffler_drive_3d_data_with_a_gesture.html

(clique em “view subtitles” para selecionar legendas em PT-BR)

Outras tecnologias do Minority Report

Dois exemplos de tecnologias que parecem ter sido retiradas do Minority Report:

  • Space Time (pesquisa 3D)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Bem sou Técnico Eletrônica-com enfâse em Automação Industrial(IFPE/EX-CEFETPE),Estudante de Tecnologia da Informação e Comunicação -*TIC,um entusiasta da tecnologia como um todo. Algumas Atividades/Projetos que desenvolvi ao longo da minha inicial carreira: desenvolvimento de integração de sistemas de automação industrial, envolvendo CLPS, IHMS e sistemas supervisórios. Start-up e assistência técnica de sistemas automatizados. Elaboração e análise de documentação técnica.Conhecimentos em NR-10, CLP e sistema supervisório.Atuar com Leitura e Interpretação de Desenhos, Sistema de Medidas, Mecânica Geral, Eletrônica Geral,com Malhas de Controle, Válvulas, Controladores, Instrumentos de Medição, Conversão de Medidas, Calibração e Aferição de Instrumentos e etc........... *GESTÃO DA INFORMAÇÃO-UFPE

Estefânio Williams Silva

Comentários

1 Comment

  • I am curious what Robby will do with this =D

    -Regards
    Prince

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.