Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Excel – Você sabe utilizar o recurso “minigráfico”?

publicado por Gilberto Gomes

Excel - Você sabe utilizar o recurso "minigráfico"?Exploraremos agora, um recurso que consegue ser, ao mesmo tempo, simples e espetacular: Minigráficos. Disponível desde o Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico colocado em uma célula e que fornece uma representação visual de dados presentes na linha. Cada linha da tabela recebe um pequeno gráfico, o que ajuda, e muito, na interpretação de valores e tendências.

Iniciemos o exercício com a seguinte planilha:

 Iniciemos o exercício com a seguinte planilha

Essa planilha representa a venda mensal, em unidades, de cada vendedor. Desejamos colocar na célula vazia, ao final de cada linha, um minigráfico de linha mostrando, visualmente, o desempenho de cada um, destacando o melhor e o pior mês de cada vendedor.

Inserindo Minigráficos na planilha Excel

Para inserirmos os minigráficos devemos, primeiramente, selecionar as células que serão utilizadas como origens de dados. Uma vez selecionadas todas as células desejadas, poderemos ver na parte inferior direita da seleção um objeto de “Análise Rápida“.

Inserindo Minigráficos na planilha Excel

Clicando nele, o Excel exibirá algumas opções e, dentre elas, Minigráficos.

Clicando nele, o Excel exibirá algumas opções e, dentre elas, Minigráficos.

Cliquem em Minigráficos, selecionem “Gráfico de Linha“, e observem que, automaticamente, o Excel já analisou nossas informações e inseriu um gráfico inicial

Cliquem em Minigráficos, selecionem "Gráfico de Linha", e observem que, automaticamente, o Excel já analisou nossas informações e inseriu um gráfico inicial

Destacando o melhor e o pior momento de cada vendedor

Para destacarmos os pontos de melhor e pior desempenho de cada vendedor devemos selecionar qualquer um dos minigráficos e, em seguida, marcar “Ponto Alto” e “Ponto Baixo” no menu Design.

Para destacarmos os pontos de melhor e pior desempenho de cada vendedor devemos selecionar qualquer um dos minigráficos e, em seguida, marcar "Ponto Alto" e "Ponto Baixo" no menu Design.

Em seguida, ainda no menu Design, devemos alterar a “Cor do Marcador”, “Ponto Alto”, para “Verde” apenas para melhorar a interpretação do gráfico.

Em seguida, ainda no menu Design, devemos alterar a "Cor do Marcador", "Ponto Alto", para "Verde" apenas para melhorar a interpretação do gráfico.

O resultado final é uma tabela de acompanhamento de vendas muito mais eficiente do que a que tínhamos inicialmente.

O resultado final é uma tabela de acompanhamento de vendas muito mais eficiente do que a que tínhamos inicialmente.

Espero que gostem desse recurso e que a dica tenha sido útil.

Para fazer o download do modelo utilizado, CLIQUE AQUI.
[Crédito da Imagem: Planilha – ShutterStock]
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Administrador de empresas e analista de sistemas, 25 anos de experiência em consultoria, treinamentos e palestras, Microsoft Certified Trainer ID# 11905, especialista em Office, atuando ativamente em consultorias de automação. Palestrante em mais de 50 eventos apresentados, demonstrando os produtos Office em Universidades (UFMG, FUMEC, Faculdade de Ciências Médicas) e em grandes empresas (Usiminas, Açominas, BEMGE, Itambé, AMBEV); Prefeituras e outros Órgãos Públicos. ( www.excelline.net )

Gilberto Gomes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.