Exploraremos agora, um recurso que consegue ser, ao mesmo tempo, simples e espetacular: Minigráficos. Disponível desde o Microsoft Excel 2010, um minigráfico é um pequeno gráfico colocado em uma célula e que fornece uma representação visual de dados presentes na linha. Cada linha da tabela recebe um pequeno gráfico, o que ajuda, e muito, na interpretação de valores e tendências.
Iniciemos o exercício com a seguinte planilha:
Essa planilha representa a venda mensal, em unidades, de cada vendedor. Desejamos colocar na célula vazia, ao final de cada linha, um minigráfico de linha mostrando, visualmente, o desempenho de cada um, destacando o melhor e o pior mês de cada vendedor.
Inserindo Minigráficos na planilha Excel
Para inserirmos os minigráficos devemos, primeiramente, selecionar as células que serão utilizadas como origens de dados. Uma vez selecionadas todas as células desejadas, poderemos ver na parte inferior direita da seleção um objeto de “Análise Rápida“.
Clicando nele, o Excel exibirá algumas opções e, dentre elas, Minigráficos.
Cliquem em Minigráficos, selecionem “Gráfico de Linha“, e observem que, automaticamente, o Excel já analisou nossas informações e inseriu um gráfico inicial
Destacando o melhor e o pior momento de cada vendedor
Para destacarmos os pontos de melhor e pior desempenho de cada vendedor devemos selecionar qualquer um dos minigráficos e, em seguida, marcar “Ponto Alto” e “Ponto Baixo” no menu Design.
Em seguida, ainda no menu Design, devemos alterar a “Cor do Marcador”, “Ponto Alto”, para “Verde” apenas para melhorar a interpretação do gráfico.
O resultado final é uma tabela de acompanhamento de vendas muito mais eficiente do que a que tínhamos inicialmente.
Espero que gostem desse recurso e que a dica tenha sido útil.