Carreira

Ξ 17 comentários

Trabalho em equipe: uma filosofia de vida

publicado por Priscila Stuani

Trabalho em equipe: uma filosofia de vidaVivemos em uma realidade onde a habilidade de se relacionar com as pessoas no trabalho está sendo levada mais a sério do que nunca. O conhecimento técnico é sem dúvidas de suma importância, mas além disso, o profissional de qualidade  precisa ter: técnica e habilidades interpessoais.

Em pouquíssimas profissões o trabalho é realizado individualmente, o que nos indica que as pessoas trabalham em grupo ou equipe. É comum confundirmos as duas coisas. Por isso te convido para participar dessa reflexão.

No trabalho em grupo, geralmente os líderes estão afastados das pessoas que fazem parte do grupo, não estabelecem um canal de comunicação adequada com elas, e para ajudar, são autoritários. Além disso, no grupo é comum ter diferença de valores entre os integrantes, e isso reflete negativamente no relacionamento entre eles. No grupo, é comum se deparar com um ambiente hostil e de concorrência, onde a crítica é sempre dada e recebida sem muito tato. Cada um para o seu lado.

Em contrapartida, no trabalho em equipe, os profissionais tem objetivos e papeis bem claros e possuem um conjunto de habilidades (criatividade, sinergia e capacidade de inovar, iniciativa, empatia, dentre outros) que facilitam o relacionamento a ser construído no dia-a-dia, fazendo com que elas  se complementem. O ambiente para os que trabalham em equipe, geralmente, é mais transparente, então elas ficam mais aptas a receber e fazer críticas construtivas.

Crítica destrutiva precisa ser combatida. Sabemos que ninguém gosta de ser questionado, confrontado ou criticado. Mas isso faz parte do crescimento profissional e precisamos estar dispostos a aprender com isso. Quando nos referimos ao trabalho em equipe, o líder é um membro como outro da equipe, portanto precisa dar e receber feedback.

Outro fator positivo do trabalho em equipe é que os profissionais trabalham unidos, sempre na busca do mesmo objetivo e ficam disponíveis para ajudar os outros colegas quando necessário.

Na prática, vemos isso claramente quando alguém termina o seu sprint e diz: ”Bom, já terminei minha atividade, agora vou ver as notícias…”. Esse comportamento refere-se a uma pessoa que trabalha em grupo. Já quem trabalha em equipe, tem uma atitude diferente: “Bom, já terminei meu trabalho, Fulana, precisa de ajuda em alguma coisa?”.

É importante deixar claro que não existe o mundo perfeito, onde todos são pro-ativos e sem entendem, mas a responsabilidade de tornar o ambiente de trabalho agradável é de cada um que faz parte do mesmo. Trabalhar em equipe é uma questão de treino diário. Para isso, pense a respeito:

  • Assuma seus erros.
  • Evite falar demais.
  • Seja objetivo.
  • Não apresente o problema apenas, proponha soluções.
  • Saiba ouvir.
  • Saiba falar.
  • Tente ver as coisas de modo mais otimista.
  • Um problema não é um problema: é uma oportunidade de inovar.

E para você,  qual a sua filosofia de vida: trabalhar em equipe ou em grupo?

  •  
    2
    Shares
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

mpulsionadora de negócios, instrutora no Alura Cursos Online, facilitadora do aprendizado emergente e uma social media completamente apaixonada pelo poder do bom conteúdo. Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, se tornou facilitadora do aprendizado, fazendo a interface entre o aluno e a teoria/prática. Focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais. Fazer parte de um projeto desafiador me motiva e me impulsiona a entregar o meu melhor.

Priscila Stuani

Comentários

17 Comments

  • Olá Priscila!

    Que bacana seu artigo! Parabéns, gosto muito do trabalho em equipe e dos resultados que os mesmos proporcionam!

    Abraço.

    • Olá Heron!!
      Obrigada pela visita. Sem sombra de dúvida, só temos a ganhar quando trabalhamos em equipe!!

      Abraços,

      Priscila

  • Excelente artigo, Priscila!
    Abraços,

    Glória

    • Obrigada pela visita e comentário Glória!

      Abraço,

      Priscila

  • Priscila,

    Parabéns pelo excelente artigo!! Você mais do que nunca tem grande domínio pratico do tema.

    Abraço e sucesso

  • Questão de perspectiva, quem é gestor não enxerga a outra vertente! Operacional tem situações que são sofriveis!

    • Situações sofríveis até certo momento. Depois quando o profissional se cansa, ele busca outro trabalho, mesmo sabendo que terá os mesmos desafios, talvez maiores inclusive, mas estão dispostos a tentarem.

    • Daí vem a necessidade do Gestor entrar em sintonia com sua equipe, é dele que tem que partir o entrosamento gerando então a motivação para o operacional. E a partir daí o bom e, então, motivado profissional vai transformar situações sofríveis em desafios.

  • Olá Priscila, parabéns pelo ótimo texto, o termo trabalho em grupo é empregado de forma errada, muitas vezes, na prática o que acontece é ‘uma concha de retalhos’ onde cada um faz sua parte e depois é tudo costurado, as vezes nem isso. Cada um se preocupa somente com o seu trabalho e demonstrar os seus resultados. Ajudar o outro é como ajudar um ‘concorrente’ na empresa. Imagina só! Você mais do que nunca tem grande domínio pratico do tema e abordou o tema de forma bem objetiva e clara. Abraços

    • Izabela,

      Você disse tudo e mais um pouco. No trabalho em grupo é comum o “Se der certo o mérito é meu, se der errado o mérito é nosso”.
      Fico feliz em contar com a sua visita, você foi mais que uma colega de trabalho para mim,é uma baita parceira!!

      Abraço

  • Priscila gostei muito do seu artigo, principalmente de dois itens para reflexão:
    – Assuma seus erros
    – Não apresente o problema, apenas proponha soluções.

    Este dois itens estão cada vez mais escassos nos profissionais, o que eu tenho visto é muita gente com muita desculpa e pouca ação!!

    • Olá Massayoki,

      Com certeza as pessoas estão se especializando em dar desculpa… Entendo que nem todos nós consigamos ter ideias geniais e criativas a cada problema, mas precisamos estar atentos e nos esforçar para isso. Tudo é questão de treino e esforço.

      Obrigada pela visita e comentário!

      Até a próxima 😉

  • Pri, excelente artigo e um assunto importantíssimo… trabalho em equipe é fundamental entre funcionários e líderes, sem distinção, pois é esta sinergia que tende a levar a empresa em frente e pra frente sempre !!!
    Bjo
    Bel

    • Bel!
      Com certeza, o líder tem um papel fundamental para ser um intermediador entre as pessoas, é o ponto de equilíbrio.

      Beijo e obrigada pela visita!

  • Muito bacana o texto, Priscila! É uma síntese de tudo o que é necessário para o trabalho em equipe. É engraçado, mas, por mais que as pessoas digam que são descoladas e desprovidas de ego, trabalhar em equipe sabendo falar e ouvir são as coisas mais difíceis de se encontrar por aí. Seu texto me deixou com uma vontade danada de escrever exatamente sobre este ponto. Congrats! Sucesso!

    • Marcelo,

      Fico feliz que tenha gostado.

      Esse tema de carreira, liderança e formas de trabalho me fascina.
      É um assunto inesgotável e não temos como fugir disso.
      Se escrever à respeito, não se esqueça de me indicar para leitura, por favor, tá?

      Abraços

      Priscila

  • Priscila bacana seu texto Esse assunto é de suma importância para os dias atuais, onde vemos colaboradores insatisfeitos, reclamando de tudo… e em contra partida não fazem nada para mudar a própria situação, não buscam mudanças, tem medo do novo, não busca o conhecimento teórico, não sai da sua zona de conforto, em fim, estagnou. Você fez uma ótima síntese sobre o assunto.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.