TI Corporativa

Ξ 1 comentário

Entenda mais sobre a importância do backup como serviço

publicado por Luís Montanari

Você já ouviu falar em BaaS — o Backup as a Service ou, em tradução livre, backup como serviço? Em linhas gerais, é uma alternativa que permite às médias e pequenas empresas terem a oportunidade de contar com um serviço de backup de ponta. Em vez de investir pesado em soluções de backup internas, o que demandaria um gasto em equipamentos, softwares e equipe, as empresas estão optando por terceirizar essa proteção.

Além de ser uma alternativa para empresas que não dispõem de orçamento para grandes investimentos em soluções de backup, o BaaS se apresenta como uma solução viável também para as corporações que não têm a capacidade física necessária para montar uma estrutura interna para esse gerenciamento.

Neste post, vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento do backup como serviço e conhecer suas principais vantagens. Confira!

Como funciona o backup como serviço?

O BaaS é oferecido como serviço por uma empresa especializada em serviços em nuvem. Nesse sentido, fica a cargo dessa empresa contratada toda a infraestrutura de softwares e hardwares que for necessária para o bom armazenamento e a segurança dos backups, além de um compromisso em manter a integridade dos dados.

A parte de gerenciamento dos backups é toda feita via web — upload dos arquivos, gerenciamento e toda a parte de restauração caso ocorra alguma inconformidade. Para isso, é necessário que a empresa escolhida ofereça ferramentas intuitivas, com layout de fácil entendimento e utilização.

Quais são as vantagens de utilizar esse modelo de serviço?

Backups mais seguros

Ao escolher um provedor de serviços com credibilidade e know-how, você trabalhará com uma plataforma que armazenará seus dados externamente, ou seja, fora do local de origem, seguindo um dos princípios de uma boa gestão de backups. As cópias de segurança serão alocadas em dispositivos com alto padrão de segurança, com proteção contra invasões e outros tipos de ataques.

Baixo custo

Sem dúvida, esse é um dos quesitos que mais fazem esse tipo de serviço ser buscado, visto que a empresa não necessita de grandes investimentos para aquisição, instalação e manutenção de dispositivos, a fim de realizar e gerir seus backups. Além disso, não precisa contratar uma equipe interna para isso, o que também gera uma boa economia em contratações e encargos trabalhistas.

Fácil recuperação de arquivos

Imprevistos não chegam com hora marcada, não é mesmo? Por isso, quando lidamos com dados corporativos, temos que pensar na possibilidade da perda “definitiva” deles, o que causaria um prejuízo enorme. Com o backup em nuvem e a contratação do backup gerenciado, torna-se possível ter mais agilidade no processo de recuperação dos documentos, diminuindo as perdas produtivas.

O procedimento poderá ser feito de forma automática, com o gestor, na maioria dos casos, tendo a oportunidade de escolher qual versão gostaria de recuperar. Isso acontece porque os backups em nuvem não mantêm somente a última versão dos arquivos, mas também guardam diferentes versões criadas ao longo de um determinado período de tempo.

O backup como serviço veio para dar uma opção mais acessível de serviço de armazenamento e recuperação de arquivos em nuvem. Dito isso, vale ressaltar que é muito importante que o gestor, na hora de fazer a escolha, seja muito criterioso e confie seus dados corporativos a uma empresa que seja realmente especialista nesse tipo de solução.

Gostou do post? Como sua empresa trabalha a questão de backup e recuperação? Diga para a gente nos comentários abaixo!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Líder dos times de Vendas e Marketing da ADDEE e pai de duas lindas meninas. Graduado em Comunicação Social e apaixonado por vendas, política, tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.